Employer branding : um estudo de caso da Volvo Cars Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Leonor Santos Silva de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27498
Resumo: Mestrado Bolonha em Gestão de Recursos Humanos
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spelling Employer branding : um estudo de caso da Volvo Cars PortugalEmployer BrandingAtraçãoRetençãoEngagementSatisfação e Cultura OrganizacionalAttractionRetentionSatisfaction and Organizational CultureMestrado Bolonha em Gestão de Recursos HumanosReconhecendo que o talento é cada vez mais escasso e que os recursos humanos são o recurso mais valioso de uma organização, então torna-se urgente estudar alternativas reconhecidas pela literatura, para que tal importância seja atribuída aos colaboradores de uma organização. O Employer Branding é identificado como uma dessas estratégias das quais as empresas podem e devem fazer uso, já que tal fenómeno se apresenta como uma estratégia organizacional valiosa para colmatar problemas enfrentados pelas empresas nos dias de hoje, associados à atração de talento, ao engagement e à retenção dos colaboradores (John & Raj, 2020). Identificada a importância da investigação, procurou-se explorar o fenómeno numa organização específica – a Volvo Cars Portugal - por aquilo que são os três grandes pilares de atividade da organização: as Pessoas, a Sustentabilidade e a Segurança. A literatura demonstrou-nos que o Employer Branding (EB) é um processo duplo – criado e projetado internamente (para atuais) e externamente (para potenciais) colaboradores. A criação de tal processo reflete-se no modelo conceptual do EB, modelo esse que está diretamente relacionado com aquilo que é a identidade e a cultura organizacional. Internamente, trabalha-se no sentido de conquistar a lealdade dos colaboradores para aumentar a sua produtividade. Externamente, criam-se associações à marca, por forma a impactar uma imagem nos colaboradores e, consequentemente, para atrair novos talentos. Através do método de pesquisa do estudo de caso, recolheu-se informações sobre o fenómeno em questão, realizando entrevistas tanto à Volvo como aos seus colaboradores. O objetivo foi garantir os requisitos necessários para se proceder à triangulação dos dados que iriam sustentar as conclusões do estudo e, posteriormente, responder à grande questão: como e porque é que a Volvo desenvolve uma estratégia de EB? Recorrendo-se a proposições de investigação e tendo em conta o modelo conceptual do EB, realizou-se uma análise crítica sobre a informação recolhida, à luz de toda a literatura revista. Descobriu-se que a Volvo desenvolve uma estratégia de EB para conseguir reter colaboradores, garantindo, simultaneamente, o seu engagement e a sua satisfação profissional.Acknowledging that talent is more and more scarce, and that Human Resource is identified as an asset, it is urgent to study the alternatives recognized by literature so that importance is given to the collaborators within an organization. Employer branding is identified as one of those strategies which companies should and must be using. This is because such phenomenon is presented as a key organizational tactic to help with the issues associated with talent attraction, engagement, and employers’ retention that companies are facing nowadays (John & Raj, 2020). Once the importance of the investigation was identified, this phenomenon was proposed to be explored within a specific organization - Volvo Cars Portugal - because of its three main pillars of activity: People, Sustainability and Security. The literature showed us that EB is a double process - created and developed internally (for current) and externally (for potential) collaborators. Such process creation reflects on the EB conceptual model, which is directly related with what is the organizational identity and culture. Internally, work is made to win the collaborators’ loyalty and subsequently to increase their productivity. Externally, connections are made to the brand, so that there is an impact on the collaborators’ image, and consequently to attract new talents. Through a research method of a case study, information about this phenomenon was collected, and interviews to Volvo and its collaborators were made. The main goal was to guarantee that all the requirements needed were gathered to proceed with the data crossing that would support the study conclusions, and posteriorly answer the big question: how and why does Volvo develop an EB strategy? Based on research propositions and considering the EB conceptual model, a critical analysis to all the information collected was made, in the light of all the reviewed literature. It was made clear that Volvo adopts an EB strategy, not only to keep their employees but also to ensure their engagement and professional satisfaction.Instituto Superior de Economia e GestãoCosta, Ricardo Fortes daRepositório da Universidade de LisboaAraújo, Leonor Santos Silva de Sousa2023-09-22T00:30:23Z2023-012023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27498porAraújo, Leonor Santos Silva de Sousa (2023). “Employer branding : um estudo de caso da Volvo Cars Portugal”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-24T01:31:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:21.022848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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