O impacto do employer branding no momento do recrutamento e da retenção de recursos humanos no Exército Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sinval, João Pedro Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19882
Resumo: Atualmente, a escassez de recursos humanos, é um dos principais constrangimentos das Forças Armadas, e em particular do Exército Português. Assim, esta investigação teve como objetivo entender de que forma é percionado o Employer Branding ou a marca de empregador do Exército Português, no momento da atração e da retenção dos seus recursos humanos. Pretendeu-se compreender quais as dimensões mais valorizadas pelos indivíduos no momento em que se candidataram à Instituição Militar, bem como, no momento em que já se encontram integrados na Instituição. Este estudo transversal, teve por base um total de 377 respostas de militares que integram o Exército Português. O estudo assenta num questionário estruturado devidamente desenvolvido para o efeito. Teve por base escalas utilizadas na investigação sobre a temática do Employer Branding, que foram adaptadas ao contexto militar. Globalmente, os resultados obtidos suportam as hipóteses de que o valor global percecionado do Employer Branding é mais elevado no momento da atração na Instituição do que no momento da retenção dos seus recursos humanos. As diferentes dimensões do Employer Branding apresentam valores mais elevados, e estatisticamente significativos, no momento da atração, com a exceção dos valores do trabalho que são mais elevados no momento da retenção. Assim, ficou demonstrado que existe um desajustamento entre o valor da marca de empregador do Exército Português entre o momento da atração e da retenção dos seus recursos humanos, podendo ser este um dos motivos que leva à não captação, e à perda de capital humano por parte da Instituição Militar.
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