Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Décio Jorge
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8055
Resumo: O relatório de estágio tem como objetivo apresentar e descrever a atividade docente desenvolvida durante este ano letivo e refletir sobre as aprendizagens que envolvem o contexto escolar. Este período de estágio constitui um momento crítico na formação de professores. Carateriza-se por ser um período inseguranças e incertezas, em que o professor estagiário tem de adquirir rapidamente um certo equilíbrio pessoal e conhecimento profissional (Jardim e Onofre, 2009). Para uma leitura clara e fluída, optei por estruturar o relatório de forma cronológica, à medida em que era necessário encontrar soluções para estruturar o processo ensino-aprendizagem. Numa primeira parte de carácter descritivo, apresento o contexto escolar onde estive inserido, nomeadamente, a Escola, o Departamento de Educação Física e a Turma, de forma a estar preparado para adequar as decisões pedagógicas a serem tomadas ao longo do ano. A segunda e terceira parte, consiste em descrever todo o trabalho desenvolvido com a turma, refletindo sobre os aspetos mais relevantes e as dificuldades sentidas, quer na organização e gestão de todo o ensino, como as estratégias e soluções encontradas para ultrapassar essas dificuldades. A observação de aulas do meu orientador e de outros professores, revelou-se também essencial na minha aprendizagem e evolução como docente. A quarta parte deste relatório, foca-se na minha intervenção junto da comunidade escolar, enfatizando o meu contributo no desenvolvimento da formação dos professores através da ação de informação. Na quinta parte, descrevo as restantes atividades que fui desenvolvendo e cooperando durante o ano letivo. Por fim, apresento uma breve reflexão sobre as principais aprendizagens e aspetos a melhorar durante a minha atividade como professor.
id RCAP_47c1436aa06b22c039024013ce006738
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8055
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaEducação físicaEnsino/aprendizagemDocenteContexto (escolar)O relatório de estágio tem como objetivo apresentar e descrever a atividade docente desenvolvida durante este ano letivo e refletir sobre as aprendizagens que envolvem o contexto escolar. Este período de estágio constitui um momento crítico na formação de professores. Carateriza-se por ser um período inseguranças e incertezas, em que o professor estagiário tem de adquirir rapidamente um certo equilíbrio pessoal e conhecimento profissional (Jardim e Onofre, 2009). Para uma leitura clara e fluída, optei por estruturar o relatório de forma cronológica, à medida em que era necessário encontrar soluções para estruturar o processo ensino-aprendizagem. Numa primeira parte de carácter descritivo, apresento o contexto escolar onde estive inserido, nomeadamente, a Escola, o Departamento de Educação Física e a Turma, de forma a estar preparado para adequar as decisões pedagógicas a serem tomadas ao longo do ano. A segunda e terceira parte, consiste em descrever todo o trabalho desenvolvido com a turma, refletindo sobre os aspetos mais relevantes e as dificuldades sentidas, quer na organização e gestão de todo o ensino, como as estratégias e soluções encontradas para ultrapassar essas dificuldades. A observação de aulas do meu orientador e de outros professores, revelou-se também essencial na minha aprendizagem e evolução como docente. A quarta parte deste relatório, foca-se na minha intervenção junto da comunidade escolar, enfatizando o meu contributo no desenvolvimento da formação dos professores através da ação de informação. Na quinta parte, descrevo as restantes atividades que fui desenvolvendo e cooperando durante o ano letivo. Por fim, apresento uma breve reflexão sobre as principais aprendizagens e aspetos a melhorar durante a minha atividade como professor.The internship report has as objective, to introduce and describe the teaching activity developed during this school year and reflect about the learnings which involve the school context. This period of internship is a critical moment in teacher training. It is characterized by being a period of insecurities and uncertainties, where the trainee teacher has to acquire, fast. a certain personal balance and professional knowledge (Jardim e Onofre, 2009). For a first clear and fluid reading, I choose to structure the report chronologically, while it was necessary to find solutions to structure the process of teaching-learning. In a first part, of descriptive character, I present the school context where I will be inserted, namely, the School, the Department of Physical Education and the Class, as a form of being prepared to adequate the pedagogical decisions that had to be taken during the year. The second and third part, consists in describing the whole work developed with the class, reflecting about the most relevant aspects and the difficulties felt, either in organization and management of the whole teaching, either in strategies and solutions found to overcome those difficulties. The observation of my advisor’s classrooms, and other teachers, was also an essential part in my learning and evolution as a teacher. The fourth part of this report is focused on my intervention next to the school community, emphasizing my contribution in the development of teachers education through the action of information. In the fifth part, I describe the remaining activities that I developed e cooperated during the school year. Lastly, I present a brief reflection about the principal learnings and aspects to improve during my future activity as a teacher2017-09-18T10:28:42Z2017-09-18T00:00:00Z2017-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8055TID:202031616porFialho, Décio Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:13.683010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Fialho, Décio Jorge
Educação física
Ensino/aprendizagem
Docente
Contexto (escolar)
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Fialho, Décio Jorge
author_facet Fialho, Décio Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Décio Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino/aprendizagem
Docente
Contexto (escolar)
topic Educação física
Ensino/aprendizagem
Docente
Contexto (escolar)
description O relatório de estágio tem como objetivo apresentar e descrever a atividade docente desenvolvida durante este ano letivo e refletir sobre as aprendizagens que envolvem o contexto escolar. Este período de estágio constitui um momento crítico na formação de professores. Carateriza-se por ser um período inseguranças e incertezas, em que o professor estagiário tem de adquirir rapidamente um certo equilíbrio pessoal e conhecimento profissional (Jardim e Onofre, 2009). Para uma leitura clara e fluída, optei por estruturar o relatório de forma cronológica, à medida em que era necessário encontrar soluções para estruturar o processo ensino-aprendizagem. Numa primeira parte de carácter descritivo, apresento o contexto escolar onde estive inserido, nomeadamente, a Escola, o Departamento de Educação Física e a Turma, de forma a estar preparado para adequar as decisões pedagógicas a serem tomadas ao longo do ano. A segunda e terceira parte, consiste em descrever todo o trabalho desenvolvido com a turma, refletindo sobre os aspetos mais relevantes e as dificuldades sentidas, quer na organização e gestão de todo o ensino, como as estratégias e soluções encontradas para ultrapassar essas dificuldades. A observação de aulas do meu orientador e de outros professores, revelou-se também essencial na minha aprendizagem e evolução como docente. A quarta parte deste relatório, foca-se na minha intervenção junto da comunidade escolar, enfatizando o meu contributo no desenvolvimento da formação dos professores através da ação de informação. Na quinta parte, descrevo as restantes atividades que fui desenvolvendo e cooperando durante o ano letivo. Por fim, apresento uma breve reflexão sobre as principais aprendizagens e aspetos a melhorar durante a minha atividade como professor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-18T10:28:42Z
2017-09-18T00:00:00Z
2017-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8055
TID:202031616
url http://hdl.handle.net/10348/8055
identifier_str_mv TID:202031616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137150086676480