Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rui Jorge Castro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8911
Resumo: Este documento refere-se ao estágio realizado no ano letivo 2017/2018, na Escola secundário Morgado Mateus, e visa pormenorizar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano enquanto professor estagiário. Enquanto estagiário, contava com a colaboração e orientação do professor cooperante José Pires, que me atribuiu do inicio ao final do ano uma das suas turmas para eu poder realizar o meu estágio, assim, neste relatório é possível observar todos os passos realizados para a preparação e lecionação das aulas. Para além da componente letiva, serão abordadas também todas as componentes não letivas, como o planeamento das atividades extra curriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como todas as dificuldades encontradas e as respetivas soluções. No final do documento fica percetível a importância que estagio pedagógico tem para a nossa formação enquanto professores, pois só neste momento podemos colocar em prática todo o conhecimento que fomos absorvendo ao longo da nossa vida académica.
id RCAP_d3f2f6d97c25f4be4df756cbda8481fa
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaEducação físicaestágio pedagógicoensino-aprendizagemEste documento refere-se ao estágio realizado no ano letivo 2017/2018, na Escola secundário Morgado Mateus, e visa pormenorizar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano enquanto professor estagiário. Enquanto estagiário, contava com a colaboração e orientação do professor cooperante José Pires, que me atribuiu do inicio ao final do ano uma das suas turmas para eu poder realizar o meu estágio, assim, neste relatório é possível observar todos os passos realizados para a preparação e lecionação das aulas. Para além da componente letiva, serão abordadas também todas as componentes não letivas, como o planeamento das atividades extra curriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como todas as dificuldades encontradas e as respetivas soluções. No final do documento fica percetível a importância que estagio pedagógico tem para a nossa formação enquanto professores, pois só neste momento podemos colocar em prática todo o conhecimento que fomos absorvendo ao longo da nossa vida académica.This document refers to the internship held in the 2017/2018 school year at Morgado Mateus High School and aims to detail all the work developed during the year as a trainee teacher. As a trainee, I had the collaboration and guidance of the cooperating teacher José Pires, who assigned me from the beginning of the year to one of his classes so that I could complete my internship, so in this report it is possible to observe all the steps taken for the preparation and lecture classes. In addition to the learner component, all the non-learner components, such as extracurricular activities planning, class balances, classroom observations, as well as all the difficulties encountered and their solutions will be addressed. At the end of the document, it becomes clear how important is the pedagogical stage for our training as teachers, because only at this moment can we put into practice all the knowledge that we have been absorbing throughout our academic life.2018-11-22T15:02:20Z2018-09-20T00:00:00Z2018-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8911porPereira, Rui Jorge Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:33:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:55.302466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Pereira, Rui Jorge Castro
Educação física
estágio pedagógico
ensino-aprendizagem
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Pereira, Rui Jorge Castro
author_facet Pereira, Rui Jorge Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rui Jorge Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
estágio pedagógico
ensino-aprendizagem
topic Educação física
estágio pedagógico
ensino-aprendizagem
description Este documento refere-se ao estágio realizado no ano letivo 2017/2018, na Escola secundário Morgado Mateus, e visa pormenorizar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano enquanto professor estagiário. Enquanto estagiário, contava com a colaboração e orientação do professor cooperante José Pires, que me atribuiu do inicio ao final do ano uma das suas turmas para eu poder realizar o meu estágio, assim, neste relatório é possível observar todos os passos realizados para a preparação e lecionação das aulas. Para além da componente letiva, serão abordadas também todas as componentes não letivas, como o planeamento das atividades extra curriculares, balanços de aula, observações de aula, bem como todas as dificuldades encontradas e as respetivas soluções. No final do documento fica percetível a importância que estagio pedagógico tem para a nossa formação enquanto professores, pois só neste momento podemos colocar em prática todo o conhecimento que fomos absorvendo ao longo da nossa vida académica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22T15:02:20Z
2018-09-20T00:00:00Z
2018-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8911
url http://hdl.handle.net/10348/8911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137093158436864