Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8644 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar emerge a realização deste relatório que, de forma descritiva e reflexiva, aborda a ação educativa praticada pela mestranda na valência de creche e pré-escolar. A prática pedagógica deve estar sustentada em pressupostos teóricos que fundamentam e orientam a ação de um Profissional da Educação e, assim sendo, o trabalho desenvolvido foi apoiado por um quadro referencial teórico e legal, que ajudou a amplificar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento da criança, partindo de uma perspetiva socioconstrutivista. Ao longo da ação educativa foram tidos em conta os processo educativos tais como a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão e estratégias formativas como o trabalho em equipa e as narrativas reflexivas individuais. Neste relatório encontra-se uma breve descrição das Instituições onde a mestranda realizou a sua intervenção pedagógica, bem como dos grupos de crianças nelas envolvidos, explanando a importância que um educador de infância assume para ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Está, ainda, presente a coconstrução de saberes profissionais através de uma atitude profissional reflexiva e indagadora onde são apontadas as suas aprendizagens e dificuldades. Em suma, pretende-se desenvolver as competências profissionais potenciando a evolução como pessoa e como futura profissional em educação de infância. |
id |
RCAP_47cd2a3ffd9b5d8c1b13a162c60732ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8644 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioCriançaeducação de infânciaDesenvolvimento profissionalInvestigação-açãoChildrenChildhood educationProfissional developmentResearch actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar emerge a realização deste relatório que, de forma descritiva e reflexiva, aborda a ação educativa praticada pela mestranda na valência de creche e pré-escolar. A prática pedagógica deve estar sustentada em pressupostos teóricos que fundamentam e orientam a ação de um Profissional da Educação e, assim sendo, o trabalho desenvolvido foi apoiado por um quadro referencial teórico e legal, que ajudou a amplificar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento da criança, partindo de uma perspetiva socioconstrutivista. Ao longo da ação educativa foram tidos em conta os processo educativos tais como a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão e estratégias formativas como o trabalho em equipa e as narrativas reflexivas individuais. Neste relatório encontra-se uma breve descrição das Instituições onde a mestranda realizou a sua intervenção pedagógica, bem como dos grupos de crianças nelas envolvidos, explanando a importância que um educador de infância assume para ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Está, ainda, presente a coconstrução de saberes profissionais através de uma atitude profissional reflexiva e indagadora onde são apontadas as suas aprendizagens e dificuldades. Em suma, pretende-se desenvolver as competências profissionais potenciando a evolução como pessoa e como futura profissional em educação de infância.This report emerges under the Master on Preschool Education which descriptively and reflexively addresses the preschool educational activity practiced by a Masters student in nursery and pre-school education. The teaching practice must be supported by theoretical assumptions that underlie and guide the action of a teacher and, therefore, the present work was supported by a theoretical and legal framework, which helped amplify the process of learning and child development taking into consideration a socioconstructivist perspective. Throughout the educational activity the steps in the educational process, such as observation, planning, action, evaluation and reflection and training strategies like teamwork and the individual reflective narratives were taken into account. In this report there is a brief description of the institutions where the Masters student held her pedagogical intervention as well as the group of children involved. In it she explains the importance that an early childhood educator assumes meeting the needs and interests of children. It is also present the co-construction of professional knowledge through a reflective and questioner professional attitude where the Masters students’ apprenticeships and difficulties are indicated. In short, we intend to develop professional skills boosting the evolution as a person and as a future professional in childhood education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Marisa Freitas de2016-11-08T18:32:14Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8644TID:201613794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:27.239807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Oliveira, Marisa Freitas de Criança educação de infância Desenvolvimento profissional Investigação-ação Children Childhood education Profissional development Research action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Oliveira, Marisa Freitas de |
author_facet |
Oliveira, Marisa Freitas de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Sara de Barros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marisa Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança educação de infância Desenvolvimento profissional Investigação-ação Children Childhood education Profissional development Research action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Criança educação de infância Desenvolvimento profissional Investigação-ação Children Childhood education Profissional development Research action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar emerge a realização deste relatório que, de forma descritiva e reflexiva, aborda a ação educativa praticada pela mestranda na valência de creche e pré-escolar. A prática pedagógica deve estar sustentada em pressupostos teóricos que fundamentam e orientam a ação de um Profissional da Educação e, assim sendo, o trabalho desenvolvido foi apoiado por um quadro referencial teórico e legal, que ajudou a amplificar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento da criança, partindo de uma perspetiva socioconstrutivista. Ao longo da ação educativa foram tidos em conta os processo educativos tais como a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão e estratégias formativas como o trabalho em equipa e as narrativas reflexivas individuais. Neste relatório encontra-se uma breve descrição das Instituições onde a mestranda realizou a sua intervenção pedagógica, bem como dos grupos de crianças nelas envolvidos, explanando a importância que um educador de infância assume para ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Está, ainda, presente a coconstrução de saberes profissionais através de uma atitude profissional reflexiva e indagadora onde são apontadas as suas aprendizagens e dificuldades. Em suma, pretende-se desenvolver as competências profissionais potenciando a evolução como pessoa e como futura profissional em educação de infância. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-11-08T18:32:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8644 TID:201613794 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8644 |
identifier_str_mv |
TID:201613794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131390806065152 |