Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marisa Freitas de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8644
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar emerge a realização deste relatório que, de forma descritiva e reflexiva, aborda a ação educativa praticada pela mestranda na valência de creche e pré-escolar. A prática pedagógica deve estar sustentada em pressupostos teóricos que fundamentam e orientam a ação de um Profissional da Educação e, assim sendo, o trabalho desenvolvido foi apoiado por um quadro referencial teórico e legal, que ajudou a amplificar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento da criança, partindo de uma perspetiva socioconstrutivista. Ao longo da ação educativa foram tidos em conta os processo educativos tais como a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão e estratégias formativas como o trabalho em equipa e as narrativas reflexivas individuais. Neste relatório encontra-se uma breve descrição das Instituições onde a mestranda realizou a sua intervenção pedagógica, bem como dos grupos de crianças nelas envolvidos, explanando a importância que um educador de infância assume para ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Está, ainda, presente a coconstrução de saberes profissionais através de uma atitude profissional reflexiva e indagadora onde são apontadas as suas aprendizagens e dificuldades. Em suma, pretende-se desenvolver as competências profissionais potenciando a evolução como pessoa e como futura profissional em educação de infância.
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