Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/31804 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_47d50702e6e7d1a5f191a8b078c95258 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/31804 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionaisAtençãoCriançasConcentraçãoREHACOGFunções ExecutivasDeterminantes da AtençãoDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraNas últimas décadas, várias pesquisas na área da Psicologia têm analisado informações sobre diferentes fenómenos relacionados com o constructo da atenção. Sob esta perspetiva, a atenção pode ser classificada tendo como base a capacidade do sujeito centrar-se num estímulo importante, suprimindo de forma deliberada estímulos distratores num determinado tempo (Baños & Belloch, 1995; Zillmer & Spiers, 1998) bem como a capacidade em distribuir a atenção entre diferentes estímulos ao mesmo tempo (Wagner, 2003). Com o objetivo de verificar os ganhos, ao nível da atenção, face à aplicação de alguns módulos de atenção do programa de intervenção REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press), foi realizado um estudo descritivo e exploratório com 37 crianças e adolescentes, do sexo feminino e do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos, com fragilidades atencionais. A amostra foi dividida e analisada em função de ciclos de escolaridade (1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo). Trata-se de um estudo de pré-teste e pós-teste, com os testes da barragem de 2/3 sinais (Toulouse-Pieron, 1920) e a Versão Reduzida do Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: IA (Amaral, J. Rodrigues do, 1966) após a aplicação de algumas tarefas dos módulos de atenção do programa de intervenção REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press) Os resultados obtidos revelam algumas diferenças no que diz respeito aos resultados da avaliação pré-teste e pós-teste, relativamente à aplicação do programa de intervenção, nos diferentes ciclos de estudo, e sugerem relações positivas e estatisticamente significativas entre as variáveis de estudo.In the last decades, several studies in the field of Psychology have examined information on different occurrences related to the attention construct. On this perspective, attention can be classified based on the subject's ability to focus on a major stimulus, deliberately suppressing distractor stimuli in a given time (Baños & Belloch, 1995; Zillmer & Spiers, 1998) as well as the ability to distribute the attention between several stimuli at the same time (Wagner, 2003). In order to verify the achievements related to attention, due to the application of some attention modules of REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press) intervention program, we performed a descriptive and exploratory study with 37 children and adolescents, female and male, with attentional weaknesses, aged between 7 and 17 years. The sample was divided and analysed in terms of courses of studies (elementary and middle school). It is a pre-testing study, applying some attention module tasks from the REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press) intervention program and subsequently post-testing study, in which the evaluation relapses on the test results of Toulouse- Pieron’s 2/3 signals concentration test (1920) and the reduced version of the Matrix Scale: IA (Amaral, J. Rodrigues, 1966). The results uncover some differences regarding pre-testing evaluation results and post-testing, for the implementation of the intervention program in different courses of studies and suggest positive and statistically significant relationships between the variables.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31804http://hdl.handle.net/10316/31804TID:201446626porRocha, Graça Filipa Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:20.241617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais |
title |
Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais |
spellingShingle |
Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais Rocha, Graça Filipa Marques Atenção Crianças Concentração REHACOG Funções Executivas Determinantes da Atenção |
title_short |
Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais |
title_full |
Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais |
title_fullStr |
Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais |
title_full_unstemmed |
Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais |
title_sort |
Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais |
author |
Rocha, Graça Filipa Marques |
author_facet |
Rocha, Graça Filipa Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Graça Filipa Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Crianças Concentração REHACOG Funções Executivas Determinantes da Atenção |
topic |
Atenção Crianças Concentração REHACOG Funções Executivas Determinantes da Atenção |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/31804 http://hdl.handle.net/10316/31804 TID:201446626 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/31804 |
identifier_str_mv |
TID:201446626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133773419249664 |