Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Graça Filipa Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/31804
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_47d50702e6e7d1a5f191a8b078c95258
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/31804
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionaisAtençãoCriançasConcentraçãoREHACOGFunções ExecutivasDeterminantes da AtençãoDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraNas últimas décadas, várias pesquisas na área da Psicologia têm analisado informações sobre diferentes fenómenos relacionados com o constructo da atenção. Sob esta perspetiva, a atenção pode ser classificada tendo como base a capacidade do sujeito centrar-se num estímulo importante, suprimindo de forma deliberada estímulos distratores num determinado tempo (Baños & Belloch, 1995; Zillmer & Spiers, 1998) bem como a capacidade em distribuir a atenção entre diferentes estímulos ao mesmo tempo (Wagner, 2003). Com o objetivo de verificar os ganhos, ao nível da atenção, face à aplicação de alguns módulos de atenção do programa de intervenção REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press), foi realizado um estudo descritivo e exploratório com 37 crianças e adolescentes, do sexo feminino e do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos, com fragilidades atencionais. A amostra foi dividida e analisada em função de ciclos de escolaridade (1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo). Trata-se de um estudo de pré-teste e pós-teste, com os testes da barragem de 2/3 sinais (Toulouse-Pieron, 1920) e a Versão Reduzida do Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: IA (Amaral, J. Rodrigues do, 1966) após a aplicação de algumas tarefas dos módulos de atenção do programa de intervenção REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press) Os resultados obtidos revelam algumas diferenças no que diz respeito aos resultados da avaliação pré-teste e pós-teste, relativamente à aplicação do programa de intervenção, nos diferentes ciclos de estudo, e sugerem relações positivas e estatisticamente significativas entre as variáveis de estudo.In the last decades, several studies in the field of Psychology have examined information on different occurrences related to the attention construct. On this perspective, attention can be classified based on the subject's ability to focus on a major stimulus, deliberately suppressing distractor stimuli in a given time (Baños & Belloch, 1995; Zillmer & Spiers, 1998) as well as the ability to distribute the attention between several stimuli at the same time (Wagner, 2003). In order to verify the achievements related to attention, due to the application of some attention modules of REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press) intervention program, we performed a descriptive and exploratory study with 37 children and adolescents, female and male, with attentional weaknesses, aged between 7 and 17 years. The sample was divided and analysed in terms of courses of studies (elementary and middle school). It is a pre-testing study, applying some attention module tasks from the REHACOG (Figueira, A. P., & Paixão, R., in press) intervention program and subsequently post-testing study, in which the evaluation relapses on the test results of Toulouse- Pieron’s 2/3 signals concentration test (1920) and the reduced version of the Matrix Scale: IA (Amaral, J. Rodrigues, 1966). The results uncover some differences regarding pre-testing evaluation results and post-testing, for the implementation of the intervention program in different courses of studies and suggest positive and statistically significant relationships between the variables.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31804http://hdl.handle.net/10316/31804TID:201446626porRocha, Graça Filipa Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:20.241617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais
title Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais
spellingShingle Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais
Rocha, Graça Filipa Marques
Atenção
Crianças
Concentração
REHACOG
Funções Executivas
Determinantes da Atenção
title_short Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais
title_full Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais
title_fullStr Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais
title_full_unstemmed Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais
title_sort Níveis de atenção-concentração pela aplicação do programa REHACOG:estudo descritivo e exploratório com crianças e adolescentes com fragilidades atencionais
author Rocha, Graça Filipa Marques
author_facet Rocha, Graça Filipa Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Graça Filipa Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Crianças
Concentração
REHACOG
Funções Executivas
Determinantes da Atenção
topic Atenção
Crianças
Concentração
REHACOG
Funções Executivas
Determinantes da Atenção
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/31804
http://hdl.handle.net/10316/31804
TID:201446626
url http://hdl.handle.net/10316/31804
identifier_str_mv TID:201446626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133773419249664