O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/35772 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_979cdfd4460010b91a79fd6b0388446f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/35772 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas EspeciaisLinguagem figurativaREHACOGDificuldades de aprendizagemIntervenção neuropsicológicaDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA linguagem é o principal instrumento de comunicação do Ser Humano, enquanto via de interação com os outros e consigo mesmo. É por meio de representações verbais, acústicas e visuais, que a aquisição da linguagem se torna fundamental no estabelecimento de contacto, com familiares/cuidadores, desde os seus primeiros anos de vida. Segundo Sim-Sim (1998), a linguagem é vista como a janela do conhecimento humano, permitindo vivências e aprendizagens individuais e sociais. Esta investigação tem como principal objetivo contribuir para a adaptação da versão portuguesa do programa REHACOG (Figueira & Paixão, in press), através da aplicação do módulo de Linguagem Figurativa. Este programa assume-se como um programa de intervenção neuropsicológica, e surge da adaptação do REHACOP (Ojeda et al., 2012). Atualmente, o REHACOG (Figueira & Paixão, in press) está a ser aplicado noutros contextos e populações. Foi realizado um estudo descritivo e exploratório com 20 indivíduos, do sexo masculino e feminino, comparando-se alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais e alunos que frequentam turmas regulares, sem dificuldades de aprendizagem ou défices cognitivos denunciados. Os resultados do presente estudo revelam que as crianças com Necessidades Educativas Especiais obtêm resultados inferiores, em comparação com os alunos de turmas regulares, nos 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário.Language is the main communication tool of the human being as a means of interaction with others and with himself. It is through verbal, acoustic and visual representations that the acquisition of language, becomes fundamental in establishing contact with family/caregivers, from its early years. According to Sim-Sim (1998) language is seen as the window of human knowledge, allowing experiences and individual and social learning. This research contributed to the adaptation portuguese version of the program REHACOG (Figueira & Paixão, in press), to the application figurative language module. Program is assumed as a neuropsychological intervention program, and comes from the adaptation of REHACOP (Ojeda et al., 2012). Presently, REHACOG (Figueira & Paixão, in press) is to be applied in other contexts and populations. A descriptive and exploratory study with 20 subjects, male and female, referenced to students with special needs and students who attend regular classes without learning difficulties or cognitive deficits. The results of this study demonstrated that children´s special educational needs found below, as compared to their peers in regular classes, in different courses of studies.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/35772http://hdl.handle.net/10316/35772porFerreira, Tiago André Saraivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:55.588130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais |
title |
O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais |
spellingShingle |
O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais Ferreira, Tiago André Saraiva Linguagem figurativa REHACOG Dificuldades de aprendizagem Intervenção neuropsicológica |
title_short |
O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais |
title_full |
O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais |
title_fullStr |
O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais |
title_full_unstemmed |
O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais |
title_sort |
O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais |
author |
Ferreira, Tiago André Saraiva |
author_facet |
Ferreira, Tiago André Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Tiago André Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem figurativa REHACOG Dificuldades de aprendizagem Intervenção neuropsicológica |
topic |
Linguagem figurativa REHACOG Dificuldades de aprendizagem Intervenção neuropsicológica |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/35772 http://hdl.handle.net/10316/35772 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/35772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133769212362752 |