A entrada no tempo em “Primavera tardia” de Ozu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Inês
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13698
Resumo: Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico – especialização em Dramaturgia e Realização.
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spelling A entrada no tempo em “Primavera tardia” de OzuFamíliaYasujirō OzuTradiçãoSetsuko HaraTempoFamilyTraditionTimeDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico – especialização em Dramaturgia e Realização.Em Primavera Tardia, a personagem de Noriko, representada por Setsuko Hara, está em idade de casar, mas continua a viver com o pai. O processo de separação dos dois é a essência do filme. Esta premissa foi sendo repetida pelo autor com pequenas variações, atingindo o seu expoente máximo na obra de 1949. Esta investigação pretende inquirir como é que Yasujirō Ozu consegue uma representação tão tangível de uma mulher entre tempos, e como o realizador encontra figuração para a forma como é que ela muda ao longo da narrativa. Na conclusão, a dissertação procura definir os recursos cinematográficos do cineasta que melhor se articulam com o projeto em desenvolvimento da mestranda, que pretende abordar os afetos e as violências de estar, simultaneamente, juntos e separados no tempo.ABSTRACT - In Late Spring, Noriko’s character, played by Setsuko Hara, is tardily coming of age to get married, but she continues to live with her father. Their process of separation is the essence of the film. This premise was repeated by the author with small variations, attaining is greatest expression in the 1949 oeuvre. This investigation intends to inquire to how Yasujirō Ozu succeeds in depicting such a tangible portrayal of a woman in between times, and to how the director materializes the way she changes along the narrative. In the conclusion, the dissertation seeks to determine the director’s filmmaking resources that best articulate with the developing project of the student, which focuses on how to address the affections and violence of being, simultaneously, together and apart in time.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaSapinho, JoaquimRCIPLRodrigues, Maria Inês2021-09-09T12:25:15Z2021-07-262021-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13698TID:202763153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:35.750325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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