Relação escola-família e recursos do meio : um estudo de caso numa escola do ensino básico numa zona rural da Guiné-Bissau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47146 |
Resumo: | Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
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Relação escola-família e recursos do meio : um estudo de caso numa escola do ensino básico numa zona rural da Guiné-BissauFamília e escolaEnvolvimento dos paisEstudo de casoTrabalhos de projeto de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020A presente investigação de natureza interpretativa e descritiva incidiu sobre a relação escola-família e recursos do meio e organizou-se em função dos seguintes objetivos: a) Conhecer como a escola se relaciona com a família na Guiné-Bissau e como estas instituições aproveitam os recursos do meio para fins educativos; b) Compreender a relação escola-família e a sua influência na aprendizagem dos alunos; c) Identificar fatores de constrangimento versus fatores facilitadores das práticas de envolvimento dos encarregados de educação, a partir de uma escola do 1º e 2º ciclo do ensino básico. Participaram na investigação os representantes da escola, os professores, os alunos e representantes dos pais e encarregados de educação. Os dados foram coletados por diversificados processos complementares, incluindo as entrevistas semiestruturadas, observação, fichas de caracterização, fotos e análise de documentos. Nas entrevistas realizadas com o gestor escolar, professor, pai encarregado de educação e os alunos abordaram-se as questões expostas nos respetivos guiões acerca da apreciação de cada entrevistado sobre o tema do presente estudo como: as práticas organizacionais da escola e a sua relação com a família, as características e o contexto do ambiente escolar, a participação da família e suas implicações no processo, os aspetos da igualdade das oportunidades entre os géneros e das necessidades educativas. O estudo oferece um retrato dos padrões de um estabelecimento escolar estruturalmente mal concebido e geograficamente mal localizado, com falta de recursos humanos, materiais e mobiliários, a organização escolar deficitária e sem estratégias de envolvimento da comunidade na vida escolar e que acima de tudo, ainda não está institucionalizada quer a nível das políticas do Ministério da Educação Nacional, quer a nível local. Nas conceções dos inqueridos é notável a importância que atribuem à participação dos encarregados de educação para o desenvolvimento escolar dos alunos. Embora as práticas de colaboração entre escola e família sejam quase inexistentes, identificaram-se práticas colaborativas incipientes entre estas duas instituições.This research, of an interpretative and descriptive nature, focused on the school-family relationship and environment resources and was organized according to the following objectives: a) To know how the school relates to the family and how these institutions take advantage of the resources of the environment to educational purposes; b) Understand the school-family relationship and its influence on students' learning; c) Identify factors of constraint versus factors that facilitate the practices of involvement of parents in the school life of a 1st and 2nd cycle school of basic education. The participants is this study was school representatives, teachers, students and parents. The data were collected through a variety of complementary processes, including semistructured interviews, observation, characterization sheets, photos and document analysis. In the interviews carried out with the school manager, a teacher, a parent and the three students, the issues exposed in the respective guidelines were addressed regarding the appreciation of each interviewee on the subject of the present study, such as: the school's organizational practices and its relationship with the family, the characteristics and context of the school environment, the participation of the family and its implications in the process, aspects of equal opportunities between genders and students with specific educational needs. The study offers a portrait of the patterns of a school structure that is structurally poorly designed and geographically poorly located, with a lack of human, material and furniture resources, a deficient school organization and without strategies for community involvement in school life and, above all, still it is not institutionalized either at the level of the policies of the Ministry of National Education or at the local level. In the respondents 'conceptions, the importance they attach to the participation of those responsible for education for the students' school development is remarkable. Although collaborative practices between school and family are almost non-existent, incipient collaborative practices have been identified between these two institutions.Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Herculano da2021-03-29T17:14:44Z20202020-07-152020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47146TID:202668738porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:13.778874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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