A relação escola família e os recursos do meio numa instituição liceal, em Empada, Quínara, Guiné-Bissau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dabó, Horácio Aladje Braima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47133
Resumo: Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_56eb81c25b116739e8f893019fe3d51b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação escola família e os recursos do meio numa instituição liceal, em Empada, Quínara, Guiné-BissauFamília e escolaComunicaçãoEstratégias de ensinoTrabalhos de projeto de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020A complexidade da educação e o seu processo, sobretudo “Relação Escola-Família e os Recursos do Meio” numa instituição liceal no sector de Empada-Guiné-Bissau, exigiu a intervenção de todos. O presente “ Projeto de Mestrado” insere-se no âmbito do curso conducente ao grau de “Mestre em Educação, na área de Supervisão e Orientação da Prática Profissional” do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, implementado pela FEC na Guiné-Bissau em colaboração com Universidade Católica da Guiné-Bissau. O trabalho tem por objectivos: conhecer, analisar e compreender a relação que existe entre Escola-Família e valorizar os recursos do meio no processo do ensino e aprendizagem. A metodologia usada contemplou recolha de dados com recurso a pesquisa documental e bibliográfica, a análise de documentos, fichas estruturadas para a orientar a coleta de dados relativos à instituição escolar, ao espaço educativo e aos professores, assim como entrevistas semiestruturadas a quatro participantes, o Diretor (S-B), um professor (S-C), um aluno (S-D) e um pai encarregado de educação (S-E). Os dados foram tratados através de procedimentos de estatística descritiva e as entrevistas, após a sua transcrição, foram objeto de análise de conteúdo. Ao longo da análise e interpretação dos dados constatámos pontos em comum dos entrevistados. A natureza da escola, capacidade organizativa, influenciou a qualidade da relação e da dinâmica entre Escola e a Família. Os dados evidenciam vontade crescente da colaboração entre instituições nas atividades escolares e extraescolares, como demostram heterogeneidade social e cultural da comunidade educativa e a dinâmica dos agentes educativos, que garantiram um clima favorável.The complexity of education and its process, especially “School-Family Relations and Middle Resources” in a high school institution in the Empada-Guinea-Bissau sector, required everyone to intervene. The present "Master's Project" is part of the course leading to the degree of "Master in Education, in the area of Supervision and Guidance of Professional Practice" from the Education Institute of the University of Lisbon, implemented by FEC in Guinea-Bissau in collaboration with Catholic University of Guinea-Bissau. The work has as objectives: to know, analyze and understand the relationship that exists between School-Family and to value the resources of the environment in the process of teaching and learning. The methodology used included data collection using documentary and bibliographic research, document analysis, structured forms to guide the collection of data related to the school institution, the educational space and teachers, as well as semi-structured interviews with four participants, the Principal (SB), a teacher (SC), a student (SD) and a parent in charge of education (SE). The data were treated using descriptive statistics procedures and the interviews, after their transcription, were subject to content analysis. Throughout the analysis and interpretation of the data, we found common points of the interviewees. The nature of the school, its organizational capacity, influenced the quality of the relationship and dynamics between School and the Family. The data show an increasing desire for collaboration between institutions in school and out-of-school activities, as shown by the social and cultural heterogeneity of the educational community, the dynamics of the educational agents ensured a favorable climate.Mogarro, Maria João, 1959-Repositório da Universidade de LisboaDabó, Horácio Aladje Braima2021-03-29T14:40:59Z20202020-07-152020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47133TID:202668720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:13.260324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação escola família e os recursos do meio numa instituição liceal, em Empada, Quínara, Guiné-Bissau
title A relação escola família e os recursos do meio numa instituição liceal, em Empada, Quínara, Guiné-Bissau
spellingShingle A relação escola família e os recursos do meio numa instituição liceal, em Empada, Quínara, Guiné-Bissau
Dabó, Horácio Aladje Braima
Família e escola
Comunicação
Estratégias de ensino
Trabalhos de projeto de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A relação escola família e os recursos do meio numa instituição liceal, em Empada, Quínara, Guiné-Bissau
title_full A relação escola família e os recursos do meio numa instituição liceal, em Empada, Quínara, Guiné-Bissau
title_fullStr A relação escola família e os recursos do meio numa instituição liceal, em Empada, Quínara, Guiné-Bissau
title_full_unstemmed A relação escola família e os recursos do meio numa instituição liceal, em Empada, Quínara, Guiné-Bissau
title_sort A relação escola família e os recursos do meio numa instituição liceal, em Empada, Quínara, Guiné-Bissau
author Dabó, Horácio Aladje Braima
author_facet Dabó, Horácio Aladje Braima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mogarro, Maria João, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dabó, Horácio Aladje Braima
dc.subject.por.fl_str_mv Família e escola
Comunicação
Estratégias de ensino
Trabalhos de projeto de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Família e escola
Comunicação
Estratégias de ensino
Trabalhos de projeto de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-07-15
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-29T14:40:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47133
TID:202668720
url http://hdl.handle.net/10451/47133
identifier_str_mv TID:202668720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134538214932480