A resolução de problemas e a criatividade em matemática : um estudo em contexto de educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1411 |
Resumo: | O presente estudo, integrado na área da Educação Matemática, dá especial relevância à Resolução de Problemas como tarefas promotoras do conhecimento matemático das crianças. O seu principal objetivo é analisar e compreender, em contexto natural, a reação e o desempenho das crianças da educação pré-escolar na resolução de problemas matemáticos e as suas relações no desenvolvimento da criatividade. No âmbito desta problemática, foram enunciadas as seguintes questões orientadoras: (1) Que reações revelam as crianças perante a resolução de problemas matemáticos?; (2) Que representações utilizam as crianças na resolução das tarefas propostas?; (3) Como se poderá caracterizar a relação entre o desempenho das crianças na resolução das tarefas propostas e a criatividade? Para a concretização deste estudo foi desenvolvida uma Intervenção Didática que incidiu numa abordagem matemática centrada na Resolução de Problemas para a qual se escolheram seis tarefas que constituem a base deste estudo. Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, baseada em dois estudos de caso. A recolha de dados realizou-se no contexto de um grupo de onze crianças privilegiando-se a observação participante, a entrevista, os documentos variados e gravações áudio e vídeo. A investigadora assumia também o papel de educadora destas crianças, tendo sido a principal fonte de recolha de dados A análise de dados permitiu verificar que as crianças se mostraram sempre entusiasmadas, motivadas e envolvidas. A variedade de respostas configuradas em diferentes representações permitiu concluir que as crianças pensam de modo diversificado e por isso tomam decisões e fazem escolhas também elas diversificadas. As tarefas potenciaram processos variados e criativos de resolução com o recurso a várias representações, as quais se manifestaram como um poderoso instrumento de comunicação das ideias matemáticas das crianças e do seu pensamento criativo. |
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O presente estudo, integrado na área da Educação Matemática, dá especial relevância à Resolução de Problemas como tarefas promotoras do conhecimento matemático das crianças. O seu principal objetivo é analisar e compreender, em contexto natural, a reação e o desempenho das crianças da educação pré-escolar na resolução de problemas matemáticos e as suas relações no desenvolvimento da criatividade. No âmbito desta problemática, foram enunciadas as seguintes questões orientadoras: (1) Que reações revelam as crianças perante a resolução de problemas matemáticos?; (2) Que representações utilizam as crianças na resolução das tarefas propostas?; (3) Como se poderá caracterizar a relação entre o desempenho das crianças na resolução das tarefas propostas e a criatividade? Para a concretização deste estudo foi desenvolvida uma Intervenção Didática que incidiu numa abordagem matemática centrada na Resolução de Problemas para a qual se escolheram seis tarefas que constituem a base deste estudo. Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, baseada em dois estudos de caso. A recolha de dados realizou-se no contexto de um grupo de onze crianças privilegiando-se a observação participante, a entrevista, os documentos variados e gravações áudio e vídeo. A investigadora assumia também o papel de educadora destas crianças, tendo sido a principal fonte de recolha de dados A análise de dados permitiu verificar que as crianças se mostraram sempre entusiasmadas, motivadas e envolvidas. A variedade de respostas configuradas em diferentes representações permitiu concluir que as crianças pensam de modo diversificado e por isso tomam decisões e fazem escolhas também elas diversificadas. As tarefas potenciaram processos variados e criativos de resolução com o recurso a várias representações, as quais se manifestaram como um poderoso instrumento de comunicação das ideias matemáticas das crianças e do seu pensamento criativo. |
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