Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Pedro Manuel Ramos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12974
Resumo: Este relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia nas disciplinas de Português e Espanhol. É organizado em cinco capítulos. No primeiro, Preparação científica, pedagógica e didática, fala-se dos documentos orientadores do ensino da língua materna e de espanhol. Faz-se um resumo alargado das orientações dadas pelo Ministério da Educação e Ciência ao nível de enquadramento legal; no segundo capítulo, Planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens, descrevem-se e analisam-se todas as atividades realizadas pelos estagiários no âmbito da sua prática durante o ano letivo 2013/2014; no terceiro capítulo, Análise da Prática de Ensino, faz-se um breve balanço das atividades desenvolvidas, tendo em conta as atividades descritas no capítulo anterior e os comentários feitos ao longo do mesmo; no capítulo quatro, Participação na escola, fala-se das atividades curriculares e extracurriculares em que os estagiários participaram, assim como as que eles próprios promoveram, descrevendo-as e refletindo sobre elas; finalmente, no quinto capítulo, abordam-se questões relativas ao desenvolvimento profissional, abordando alguns aspetos da profissão docente e perspetivando o futuro desenvolvimento profissional do estagiário; Report of the Supervised Teaching Practice in the area of expertise of the Master in Portuguese teaching in basic teaching and high school teaching and Spanish teaching in basic teaching and high school teaching, written by the student Pedro Manuel Ramos Moreira in André de Gouveia High School. Abstract: This report results from the Supervised Teaching Practice at the André de Gouveia High School in the subjects of Portuguese and Spanish. It’s organized into five chapters. In the first chapter, scientific, pedagogical and didactic preparation, there is an analysis the guiding documents of the teaching of Portuguese and Spanish. It is a summary of the legal guidelines given by the Ministry of Education and Science; the second chapter, Planning and conducting classes and assessment of learning, describes and analyzes all activities performed by the trainees in their practice during the school year 2013/2014; the third chapter, Analysis of Teaching Practice, makes a brief assessment of the activities, taking into account the activities described in the previous chapter and the comments made; chapter four, Participation in school, describes the curricular and extracurricular activities in which the trainees participated , as well as those that they have promoted themselves, describing them and reflecting on them; finally, in the fifth chapter, there are considerations about professional development, discussing some issues about the teaching profession and prospects for future professional development.
id RCAP_47faf61f72c41d2cb6144657930044c1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12974
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de GouveiaFormação inicial de professoresPrática de ensino supervisionadaEnsino do portuguêsEnsino de espanholAprendizagemTeachers initial trainingSupervised teaching practicePortuguese teachingSpanish teachingLearningEste relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia nas disciplinas de Português e Espanhol. É organizado em cinco capítulos. No primeiro, Preparação científica, pedagógica e didática, fala-se dos documentos orientadores do ensino da língua materna e de espanhol. Faz-se um resumo alargado das orientações dadas pelo Ministério da Educação e Ciência ao nível de enquadramento legal; no segundo capítulo, Planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens, descrevem-se e analisam-se todas as atividades realizadas pelos estagiários no âmbito da sua prática durante o ano letivo 2013/2014; no terceiro capítulo, Análise da Prática de Ensino, faz-se um breve balanço das atividades desenvolvidas, tendo em conta as atividades descritas no capítulo anterior e os comentários feitos ao longo do mesmo; no capítulo quatro, Participação na escola, fala-se das atividades curriculares e extracurriculares em que os estagiários participaram, assim como as que eles próprios promoveram, descrevendo-as e refletindo sobre elas; finalmente, no quinto capítulo, abordam-se questões relativas ao desenvolvimento profissional, abordando alguns aspetos da profissão docente e perspetivando o futuro desenvolvimento profissional do estagiário; Report of the Supervised Teaching Practice in the area of expertise of the Master in Portuguese teaching in basic teaching and high school teaching and Spanish teaching in basic teaching and high school teaching, written by the student Pedro Manuel Ramos Moreira in André de Gouveia High School. Abstract: This report results from the Supervised Teaching Practice at the André de Gouveia High School in the subjects of Portuguese and Spanish. It’s organized into five chapters. In the first chapter, scientific, pedagogical and didactic preparation, there is an analysis the guiding documents of the teaching of Portuguese and Spanish. It is a summary of the legal guidelines given by the Ministry of Education and Science; the second chapter, Planning and conducting classes and assessment of learning, describes and analyzes all activities performed by the trainees in their practice during the school year 2013/2014; the third chapter, Analysis of Teaching Practice, makes a brief assessment of the activities, taking into account the activities described in the previous chapter and the comments made; chapter four, Participation in school, describes the curricular and extracurricular activities in which the trainees participated , as well as those that they have promoted themselves, describing them and reflecting on them; finally, in the fifth chapter, there are considerations about professional development, discussing some issues about the teaching profession and prospects for future professional development.Universidade de Évora2015-02-25T17:23:09Z2015-02-252014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12974http://hdl.handle.net/10174/12974TID:201243970porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomorenho27@hotmail.com672Moreira, Pedro Manuel Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:57.297295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
Moreira, Pedro Manuel Ramos
Formação inicial de professores
Prática de ensino supervisionada
Ensino do português
Ensino de espanhol
Aprendizagem
Teachers initial training
Supervised teaching practice
Portuguese teaching
Spanish teaching
Learning
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
author Moreira, Pedro Manuel Ramos
author_facet Moreira, Pedro Manuel Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Pedro Manuel Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Prática de ensino supervisionada
Ensino do português
Ensino de espanhol
Aprendizagem
Teachers initial training
Supervised teaching practice
Portuguese teaching
Spanish teaching
Learning
topic Formação inicial de professores
Prática de ensino supervisionada
Ensino do português
Ensino de espanhol
Aprendizagem
Teachers initial training
Supervised teaching practice
Portuguese teaching
Spanish teaching
Learning
description Este relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária André de Gouveia nas disciplinas de Português e Espanhol. É organizado em cinco capítulos. No primeiro, Preparação científica, pedagógica e didática, fala-se dos documentos orientadores do ensino da língua materna e de espanhol. Faz-se um resumo alargado das orientações dadas pelo Ministério da Educação e Ciência ao nível de enquadramento legal; no segundo capítulo, Planificação e condução de aulas e avaliação de aprendizagens, descrevem-se e analisam-se todas as atividades realizadas pelos estagiários no âmbito da sua prática durante o ano letivo 2013/2014; no terceiro capítulo, Análise da Prática de Ensino, faz-se um breve balanço das atividades desenvolvidas, tendo em conta as atividades descritas no capítulo anterior e os comentários feitos ao longo do mesmo; no capítulo quatro, Participação na escola, fala-se das atividades curriculares e extracurriculares em que os estagiários participaram, assim como as que eles próprios promoveram, descrevendo-as e refletindo sobre elas; finalmente, no quinto capítulo, abordam-se questões relativas ao desenvolvimento profissional, abordando alguns aspetos da profissão docente e perspetivando o futuro desenvolvimento profissional do estagiário; Report of the Supervised Teaching Practice in the area of expertise of the Master in Portuguese teaching in basic teaching and high school teaching and Spanish teaching in basic teaching and high school teaching, written by the student Pedro Manuel Ramos Moreira in André de Gouveia High School. Abstract: This report results from the Supervised Teaching Practice at the André de Gouveia High School in the subjects of Portuguese and Spanish. It’s organized into five chapters. In the first chapter, scientific, pedagogical and didactic preparation, there is an analysis the guiding documents of the teaching of Portuguese and Spanish. It is a summary of the legal guidelines given by the Ministry of Education and Science; the second chapter, Planning and conducting classes and assessment of learning, describes and analyzes all activities performed by the trainees in their practice during the school year 2013/2014; the third chapter, Analysis of Teaching Practice, makes a brief assessment of the activities, taking into account the activities described in the previous chapter and the comments made; chapter four, Participation in school, describes the curricular and extracurricular activities in which the trainees participated , as well as those that they have promoted themselves, describing them and reflecting on them; finally, in the fifth chapter, there are considerations about professional development, discussing some issues about the teaching profession and prospects for future professional development.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-25T17:23:09Z
2015-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12974
http://hdl.handle.net/10174/12974
TID:201243970
url http://hdl.handle.net/10174/12974
identifier_str_mv TID:201243970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
morenho27@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136544731168768