Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mira, Maria de Jesus Fialho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11985
Resumo: Este relatório é um documento descritivo e reflexivo da actividade desenvolvida durante a PES no ano lectivo 2010/2011. Apresentam-se vivências realizadas, objectivos definidos, metas alcançadas, opções tomadas, dificuldades sentidas, estratégias de superação e reflexões daí emergentes. Seguindo um modelo reflexivo da formação de professores, visando o desenvolvimento profissional e pessoal, a reflexão foi essencial para a melhoria da minha prática pedagógica. A PES, prevendo a entrada no contexto real de ensino, foi desenvolvida na Escola Secundária André de Gouveia, com turmas do 7º e 10º ano de escolaridade. O relatório surge estruturado em várias partes, onde a componente científica está presente, como suporte em toda a reflexão. Considero que a PES se afigurou como uma grande experiência de formação, onde foi possível colocar à prova e desenvolver as minhas competências profissionais, pessoais e sociais, permitindo o conhecimento de novos modelos de planeamento, tornando-me mais eficaz enquanto agente do processo ensino-aprendizagem; ### ABSTRACT: This report is a descriptive and reflective document of the work developed throughout the PES program in the 2010/2011 school year. Experiences, objectives, achievements and choices made, as well as the difficulties encountered and the coping strategies and reflections derived from the work are described. Following a reflective model of teacher training, with the goal of professional and personal development, reflection was an essential instrument for self-improvement of teaching performance and/or practice. As a stepping-stone for the actual context of teaching, PES was developed in André de Gouveia High School with 7th and 10th grade classes. Based on the work developed, the report is organized into various parts, with the scientific analysis as the support web throughout the reflection. The PES program was an efficient training tool, providing the means to develop and test professional, personal and social skills, including the knowledge of new planning models, leading, ultimately, to greater teaching-learning competencies.
id RCAP_75ed6edcfbf25fd53e6d481fdcfb8e11
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11985
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundárioEstágioEnsinoReflexãoProfessorEducação físicaEnsino-aprendizagemInternshipTeachingReflectionTeacherPhysical educationTeaching-learningEste relatório é um documento descritivo e reflexivo da actividade desenvolvida durante a PES no ano lectivo 2010/2011. Apresentam-se vivências realizadas, objectivos definidos, metas alcançadas, opções tomadas, dificuldades sentidas, estratégias de superação e reflexões daí emergentes. Seguindo um modelo reflexivo da formação de professores, visando o desenvolvimento profissional e pessoal, a reflexão foi essencial para a melhoria da minha prática pedagógica. A PES, prevendo a entrada no contexto real de ensino, foi desenvolvida na Escola Secundária André de Gouveia, com turmas do 7º e 10º ano de escolaridade. O relatório surge estruturado em várias partes, onde a componente científica está presente, como suporte em toda a reflexão. Considero que a PES se afigurou como uma grande experiência de formação, onde foi possível colocar à prova e desenvolver as minhas competências profissionais, pessoais e sociais, permitindo o conhecimento de novos modelos de planeamento, tornando-me mais eficaz enquanto agente do processo ensino-aprendizagem; ### ABSTRACT: This report is a descriptive and reflective document of the work developed throughout the PES program in the 2010/2011 school year. Experiences, objectives, achievements and choices made, as well as the difficulties encountered and the coping strategies and reflections derived from the work are described. Following a reflective model of teacher training, with the goal of professional and personal development, reflection was an essential instrument for self-improvement of teaching performance and/or practice. As a stepping-stone for the actual context of teaching, PES was developed in André de Gouveia High School with 7th and 10th grade classes. Based on the work developed, the report is organized into various parts, with the scientific analysis as the support web throughout the reflection. The PES program was an efficient training tool, providing the means to develop and test professional, personal and social skills, including the knowledge of new planning models, leading, ultimately, to greater teaching-learning competencies.Universidade de Évora2014-12-19T16:51:50Z2014-12-192011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11985http://hdl.handle.net/10174/11985porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Mira, Maria de Jesus Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.568825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
Mira, Maria de Jesus Fialho
Estágio
Ensino
Reflexão
Professor
Educação física
Ensino-aprendizagem
Internship
Teaching
Reflection
Teacher
Physical education
Teaching-learning
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
author Mira, Maria de Jesus Fialho
author_facet Mira, Maria de Jesus Fialho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mira, Maria de Jesus Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Ensino
Reflexão
Professor
Educação física
Ensino-aprendizagem
Internship
Teaching
Reflection
Teacher
Physical education
Teaching-learning
topic Estágio
Ensino
Reflexão
Professor
Educação física
Ensino-aprendizagem
Internship
Teaching
Reflection
Teacher
Physical education
Teaching-learning
description Este relatório é um documento descritivo e reflexivo da actividade desenvolvida durante a PES no ano lectivo 2010/2011. Apresentam-se vivências realizadas, objectivos definidos, metas alcançadas, opções tomadas, dificuldades sentidas, estratégias de superação e reflexões daí emergentes. Seguindo um modelo reflexivo da formação de professores, visando o desenvolvimento profissional e pessoal, a reflexão foi essencial para a melhoria da minha prática pedagógica. A PES, prevendo a entrada no contexto real de ensino, foi desenvolvida na Escola Secundária André de Gouveia, com turmas do 7º e 10º ano de escolaridade. O relatório surge estruturado em várias partes, onde a componente científica está presente, como suporte em toda a reflexão. Considero que a PES se afigurou como uma grande experiência de formação, onde foi possível colocar à prova e desenvolver as minhas competências profissionais, pessoais e sociais, permitindo o conhecimento de novos modelos de planeamento, tornando-me mais eficaz enquanto agente do processo ensino-aprendizagem; ### ABSTRACT: This report is a descriptive and reflective document of the work developed throughout the PES program in the 2010/2011 school year. Experiences, objectives, achievements and choices made, as well as the difficulties encountered and the coping strategies and reflections derived from the work are described. Following a reflective model of teacher training, with the goal of professional and personal development, reflection was an essential instrument for self-improvement of teaching performance and/or practice. As a stepping-stone for the actual context of teaching, PES was developed in André de Gouveia High School with 7th and 10th grade classes. Based on the work developed, the report is organized into various parts, with the scientific analysis as the support web throughout the reflection. The PES program was an efficient training tool, providing the means to develop and test professional, personal and social skills, including the knowledge of new planning models, leading, ultimately, to greater teaching-learning competencies.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-12-19T16:51:50Z
2014-12-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11985
http://hdl.handle.net/10174/11985
url http://hdl.handle.net/10174/11985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540148891648