Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11985 |
Resumo: | Este relatório é um documento descritivo e reflexivo da actividade desenvolvida durante a PES no ano lectivo 2010/2011. Apresentam-se vivências realizadas, objectivos definidos, metas alcançadas, opções tomadas, dificuldades sentidas, estratégias de superação e reflexões daí emergentes. Seguindo um modelo reflexivo da formação de professores, visando o desenvolvimento profissional e pessoal, a reflexão foi essencial para a melhoria da minha prática pedagógica. A PES, prevendo a entrada no contexto real de ensino, foi desenvolvida na Escola Secundária André de Gouveia, com turmas do 7º e 10º ano de escolaridade. O relatório surge estruturado em várias partes, onde a componente científica está presente, como suporte em toda a reflexão. Considero que a PES se afigurou como uma grande experiência de formação, onde foi possível colocar à prova e desenvolver as minhas competências profissionais, pessoais e sociais, permitindo o conhecimento de novos modelos de planeamento, tornando-me mais eficaz enquanto agente do processo ensino-aprendizagem; ### ABSTRACT: This report is a descriptive and reflective document of the work developed throughout the PES program in the 2010/2011 school year. Experiences, objectives, achievements and choices made, as well as the difficulties encountered and the coping strategies and reflections derived from the work are described. Following a reflective model of teacher training, with the goal of professional and personal development, reflection was an essential instrument for self-improvement of teaching performance and/or practice. As a stepping-stone for the actual context of teaching, PES was developed in André de Gouveia High School with 7th and 10th grade classes. Based on the work developed, the report is organized into various parts, with the scientific analysis as the support web throughout the reflection. The PES program was an efficient training tool, providing the means to develop and test professional, personal and social skills, including the knowledge of new planning models, leading, ultimately, to greater teaching-learning competencies. |
id |
RCAP_75ed6edcfbf25fd53e6d481fdcfb8e11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11985 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundárioEstágioEnsinoReflexãoProfessorEducação físicaEnsino-aprendizagemInternshipTeachingReflectionTeacherPhysical educationTeaching-learningEste relatório é um documento descritivo e reflexivo da actividade desenvolvida durante a PES no ano lectivo 2010/2011. Apresentam-se vivências realizadas, objectivos definidos, metas alcançadas, opções tomadas, dificuldades sentidas, estratégias de superação e reflexões daí emergentes. Seguindo um modelo reflexivo da formação de professores, visando o desenvolvimento profissional e pessoal, a reflexão foi essencial para a melhoria da minha prática pedagógica. A PES, prevendo a entrada no contexto real de ensino, foi desenvolvida na Escola Secundária André de Gouveia, com turmas do 7º e 10º ano de escolaridade. O relatório surge estruturado em várias partes, onde a componente científica está presente, como suporte em toda a reflexão. Considero que a PES se afigurou como uma grande experiência de formação, onde foi possível colocar à prova e desenvolver as minhas competências profissionais, pessoais e sociais, permitindo o conhecimento de novos modelos de planeamento, tornando-me mais eficaz enquanto agente do processo ensino-aprendizagem; ### ABSTRACT: This report is a descriptive and reflective document of the work developed throughout the PES program in the 2010/2011 school year. Experiences, objectives, achievements and choices made, as well as the difficulties encountered and the coping strategies and reflections derived from the work are described. Following a reflective model of teacher training, with the goal of professional and personal development, reflection was an essential instrument for self-improvement of teaching performance and/or practice. As a stepping-stone for the actual context of teaching, PES was developed in André de Gouveia High School with 7th and 10th grade classes. Based on the work developed, the report is organized into various parts, with the scientific analysis as the support web throughout the reflection. The PES program was an efficient training tool, providing the means to develop and test professional, personal and social skills, including the knowledge of new planning models, leading, ultimately, to greater teaching-learning competencies.Universidade de Évora2014-12-19T16:51:50Z2014-12-192011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11985http://hdl.handle.net/10174/11985porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Mira, Maria de Jesus Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.568825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário Mira, Maria de Jesus Fialho Estágio Ensino Reflexão Professor Educação física Ensino-aprendizagem Internship Teaching Reflection Teacher Physical education Teaching-learning |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária André de Gouveia: ensino de educação física nos ensinos básico e secundário |
author |
Mira, Maria de Jesus Fialho |
author_facet |
Mira, Maria de Jesus Fialho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mira, Maria de Jesus Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Ensino Reflexão Professor Educação física Ensino-aprendizagem Internship Teaching Reflection Teacher Physical education Teaching-learning |
topic |
Estágio Ensino Reflexão Professor Educação física Ensino-aprendizagem Internship Teaching Reflection Teacher Physical education Teaching-learning |
description |
Este relatório é um documento descritivo e reflexivo da actividade desenvolvida durante a PES no ano lectivo 2010/2011. Apresentam-se vivências realizadas, objectivos definidos, metas alcançadas, opções tomadas, dificuldades sentidas, estratégias de superação e reflexões daí emergentes. Seguindo um modelo reflexivo da formação de professores, visando o desenvolvimento profissional e pessoal, a reflexão foi essencial para a melhoria da minha prática pedagógica. A PES, prevendo a entrada no contexto real de ensino, foi desenvolvida na Escola Secundária André de Gouveia, com turmas do 7º e 10º ano de escolaridade. O relatório surge estruturado em várias partes, onde a componente científica está presente, como suporte em toda a reflexão. Considero que a PES se afigurou como uma grande experiência de formação, onde foi possível colocar à prova e desenvolver as minhas competências profissionais, pessoais e sociais, permitindo o conhecimento de novos modelos de planeamento, tornando-me mais eficaz enquanto agente do processo ensino-aprendizagem; ### ABSTRACT: This report is a descriptive and reflective document of the work developed throughout the PES program in the 2010/2011 school year. Experiences, objectives, achievements and choices made, as well as the difficulties encountered and the coping strategies and reflections derived from the work are described. Following a reflective model of teacher training, with the goal of professional and personal development, reflection was an essential instrument for self-improvement of teaching performance and/or practice. As a stepping-stone for the actual context of teaching, PES was developed in André de Gouveia High School with 7th and 10th grade classes. Based on the work developed, the report is organized into various parts, with the scientific analysis as the support web throughout the reflection. The PES program was an efficient training tool, providing the means to develop and test professional, personal and social skills, including the knowledge of new planning models, leading, ultimately, to greater teaching-learning competencies. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-12-19T16:51:50Z 2014-12-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11985 http://hdl.handle.net/10174/11985 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540148891648 |