Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Rita Anão Aurélio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12544
Resumo: Este documento, intitulado “ Relatório da Prática de Ensino Supervisionada relativo ao ano letivo 2013/2014 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora”, foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob orientação do Professor Doutor Paulo Costa. Tem como principais objectivos: apresentar e reflectir sobre os documentos que norteiam o trabalho docente e apresentar e reflectir sobre a prática lectiva realizada na Escola Secundária André de Gouveia, no ano lectivo 2013/2014. O relatório divide-se em cinco capítulos: A – Preparação científica, pedagógica e didáctica; B – Caracterização do Contexto Escolar onde decorreu a Prática Lectiva; C – Planificação e condução de aulas e Análise da prática de ensino; D – Participação na escola; E – Desenvolvimento Profissional; ABSTRACT: This document entitled "Report of Supervised Teaching Practice for the school year 2013/2014 in André de Gouveia Secondary School in Evora" was held under the Master of Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in Primary and Secondary Education, under the supervision of the University teacher Professor Paulo Costa. Its main objectives are: to present and reflect on the documents that guide the teaching work and present and reflect on teaching practices held at André de Gouveia Secondary School in the academic year 2013/2014. The report is divided into five chapters: A - Scientific, pedagogical and didactic preparation; B - Characterization of School Context ensued classroom practice; C - Planning and conducting classes and analysis of teaching practice; D - Participation in school; E - Professional Development.
id RCAP_b7c0db03dc9454390cdff52a54e3b3c8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de GouveiaProfessorPrática de ensinoDesenvolvimento profissionalAlunoEnsino-aprendizagemTeacherTeaching practiceProfessional developmentStudentTeaching and learningEste documento, intitulado “ Relatório da Prática de Ensino Supervisionada relativo ao ano letivo 2013/2014 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora”, foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob orientação do Professor Doutor Paulo Costa. Tem como principais objectivos: apresentar e reflectir sobre os documentos que norteiam o trabalho docente e apresentar e reflectir sobre a prática lectiva realizada na Escola Secundária André de Gouveia, no ano lectivo 2013/2014. O relatório divide-se em cinco capítulos: A – Preparação científica, pedagógica e didáctica; B – Caracterização do Contexto Escolar onde decorreu a Prática Lectiva; C – Planificação e condução de aulas e Análise da prática de ensino; D – Participação na escola; E – Desenvolvimento Profissional; ABSTRACT: This document entitled "Report of Supervised Teaching Practice for the school year 2013/2014 in André de Gouveia Secondary School in Evora" was held under the Master of Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in Primary and Secondary Education, under the supervision of the University teacher Professor Paulo Costa. Its main objectives are: to present and reflect on the documents that guide the teaching work and present and reflect on teaching practices held at André de Gouveia Secondary School in the academic year 2013/2014. The report is divided into five chapters: A - Scientific, pedagogical and didactic preparation; B - Characterization of School Context ensued classroom practice; C - Planning and conducting classes and analysis of teaching practice; D - Participation in school; E - Professional Development.Universidade de Évora2015-01-27T18:12:30Z2015-01-272014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12544http://hdl.handle.net/10174/12544TID:201244209porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoaritinhaurelio@sapo.pt672Ramos, Ana Rita Anão Aurélioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:58.906702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
Ramos, Ana Rita Anão Aurélio
Professor
Prática de ensino
Desenvolvimento profissional
Aluno
Ensino-aprendizagem
Teacher
Teaching practice
Professional development
Student
Teaching and learning
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada na área da especialização do mestrado em ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário, realizado na Escola Secundária André de Gouveia
author Ramos, Ana Rita Anão Aurélio
author_facet Ramos, Ana Rita Anão Aurélio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ana Rita Anão Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Prática de ensino
Desenvolvimento profissional
Aluno
Ensino-aprendizagem
Teacher
Teaching practice
Professional development
Student
Teaching and learning
topic Professor
Prática de ensino
Desenvolvimento profissional
Aluno
Ensino-aprendizagem
Teacher
Teaching practice
Professional development
Student
Teaching and learning
description Este documento, intitulado “ Relatório da Prática de Ensino Supervisionada relativo ao ano letivo 2013/2014 na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora”, foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob orientação do Professor Doutor Paulo Costa. Tem como principais objectivos: apresentar e reflectir sobre os documentos que norteiam o trabalho docente e apresentar e reflectir sobre a prática lectiva realizada na Escola Secundária André de Gouveia, no ano lectivo 2013/2014. O relatório divide-se em cinco capítulos: A – Preparação científica, pedagógica e didáctica; B – Caracterização do Contexto Escolar onde decorreu a Prática Lectiva; C – Planificação e condução de aulas e Análise da prática de ensino; D – Participação na escola; E – Desenvolvimento Profissional; ABSTRACT: This document entitled "Report of Supervised Teaching Practice for the school year 2013/2014 in André de Gouveia Secondary School in Evora" was held under the Master of Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in Primary and Secondary Education, under the supervision of the University teacher Professor Paulo Costa. Its main objectives are: to present and reflect on the documents that guide the teaching work and present and reflect on teaching practices held at André de Gouveia Secondary School in the academic year 2013/2014. The report is divided into five chapters: A - Scientific, pedagogical and didactic preparation; B - Characterization of School Context ensued classroom practice; C - Planning and conducting classes and analysis of teaching practice; D - Participation in school; E - Professional Development.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-27T18:12:30Z
2015-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12544
http://hdl.handle.net/10174/12544
TID:201244209
url http://hdl.handle.net/10174/12544
identifier_str_mv TID:201244209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
aritinhaurelio@sapo.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136544782548992