A integração em grupos no second life e o processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1425 |
Resumo: | O Second Life (SL) é um ambiente único da Internet que permite aos indivíduos ter uma representação física 3D (avatar), conhecer grupos de outros avatares online, partilhar objectos digitais e interagir através de comunicação síncrona e assíncrona. As possibilidades educacionais do SL são intermináveis e os interesses na pesquisa e avaliação estão a crescer exponencialmente. Ao entrar pela primeira vez no Second Life a sensação é de alguma solidão, mas rapidamente somos convidados a participar em diferentes grupos sociais, ou por pessoas que já conhecemos como amigos, professores, entre outros, ou por indivíduos que rapidamente passamos a conhecer. A princípio não damos grande importância a este factor por nos parecer natural, mas, aos poucos, vamos sentindo necessidade de integrar novos grupos ou porque novos amigos nos convidam a participar ou porque temos interesses em comum com outros indivíduos e somos nós que nos propomos a fazê-lo. Assim, nasce este projecto que visa perceber o porquê da necessidade dos indivíduos pertencerem a comunidades para promover a integração social e o sucesso de aprendizagens e vivências em SL. Integrarão o estudo indivíduos ligados à educação e que participem em grupos e comunidades cuja finalidade, de alguma maneira, é o ensino/aprendizagem. Assim, foi elaborado e distribuído um questionário online por pessoas/avatares interessados em participar no estudo, procedeu-se à análise estatística descritiva dos dados de onde foram retirados os resultados e conclusões do estudo. Este veio confirmar a importância da integração em grupos para o sucesso das aprendizagens e para o desenvolvimento pessoal dos indivíduos. Esta necessidade é sentida, sobretudo, quando os indivíduos frequentam o Second Life por motivos educativos ou profissionais. As razões que levam os indivíduos a criar ou integrar grupos estão essencialmente relacionadas com a colaboração entre os diferentes indivíduos e a necessidade do desenvolvimento do sentido de comunidade. ABSTRACT: Second Life (SL) is a unique environment of the Internet that allows individuals to have a physical representation of 3D (avatar), meet other avatars, groups online, and share digital objects interact through synchronous and asynchronous communication. The educational possibilities of SL are endless and interests in research and evaluation are growing exponentially. Entering the first time in Second Life it feels like some solitude, but soon we are invited to participate in different social groups, by people we already know like friends, teachers, and others, or by individuals who we quickly come to know. At first we do not give much importance to this factor because it seems to be natural, but gradually, we feel we need to integrate new groups because new friends invite us to participate or because we have common interests with other individuals so we self propose join it. As a result was born this project to see why the need of individuals belonging to communities to promote social integration and success of learning and experiences in SL. Will not be discussed any individual, only those that are linked to education and participate in groups and communities whose purpose, in some way, is the teaching and learning. Thus, it was developed and distributed an online questionnaire for people / avatars to participate in the study that was conducted over the descriptive statistical analysis of data from which were taken from the results and conclusions of the study. This confirms the importance of integration in groups to the success of learning and personal development of individuals. This need is felt, especially when individuals attend the Second Life for educational or professional. The reasons that lead individuals to create or join groups are mainly related to collaboration between different individuals and the need to develop a sense of community. |
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