Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38190 |
Resumo: | O Mouse Tracking permite aos web developers e responsáveis de marketing observarem o comportamento atual dos seus utilizadores ao navegarem numa plataforma web, isto é, a movimentação do rato, cliques e scroll. Este instrumento têm o propósito de analisar de forma qualitativa os dados, permitindo ao responsável de Marketing conhecer o comportamento e as decisões/ações do consumidor durante a sua experiência de navegação num website. Assim, esta investigação, ainda a decorrer, pretende observar as ações levadas a cabo pelos consumidores especificamente num ambiente de E-Commerce, recorrendo a uma ferramenta específica que permite realizar esta medição. A partir dos resultados, pretendem-se sugerir procedimentos que permitam ao utilizador desfrutar de uma melhor experiência web. Importa referir que estas ferramentas de Mouse Tracking assumem um papel importante na criação de novos Layouts e na construção de páginas, apoiando a tomada de uma decisão perante a elaboração de testes A/B, bem como no apoio à escolha do posicionamento de calls to action, texto, imagens e outros Widgets. Desta forma, o Mouse Tracking produz informação necessária para atingir o objetivo esperado de um website E-Commerce, ou seja, a maximização de conversões/vendas, tornando-se um instrumento preponderante para uma estratégia de marketing digital. |
id |
RCAP_4862297f9e485c1142c24496f0c05fba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38190 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literaturaMouse trackingMarketingE-CommerceQualidade webO Mouse Tracking permite aos web developers e responsáveis de marketing observarem o comportamento atual dos seus utilizadores ao navegarem numa plataforma web, isto é, a movimentação do rato, cliques e scroll. Este instrumento têm o propósito de analisar de forma qualitativa os dados, permitindo ao responsável de Marketing conhecer o comportamento e as decisões/ações do consumidor durante a sua experiência de navegação num website. Assim, esta investigação, ainda a decorrer, pretende observar as ações levadas a cabo pelos consumidores especificamente num ambiente de E-Commerce, recorrendo a uma ferramenta específica que permite realizar esta medição. A partir dos resultados, pretendem-se sugerir procedimentos que permitam ao utilizador desfrutar de uma melhor experiência web. Importa referir que estas ferramentas de Mouse Tracking assumem um papel importante na criação de novos Layouts e na construção de páginas, apoiando a tomada de uma decisão perante a elaboração de testes A/B, bem como no apoio à escolha do posicionamento de calls to action, texto, imagens e outros Widgets. Desta forma, o Mouse Tracking produz informação necessária para atingir o objetivo esperado de um website E-Commerce, ou seja, a maximização de conversões/vendas, tornando-se um instrumento preponderante para uma estratégia de marketing digital.UA Editora2023-06-22T10:37:36Z2021-03-19T00:00:00Z2021-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38190por2184-910210.34624/iciemc.v0i1.24097Duarte, José VazEstima, AnaRocha, Anabelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:35Zoai:ria.ua.pt:10773/38190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:42.832337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura |
title |
Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura |
spellingShingle |
Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura Duarte, José Vaz Mouse tracking Marketing E-Commerce Qualidade web |
title_short |
Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura |
title_full |
Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura |
title_fullStr |
Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura |
title_sort |
Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura |
author |
Duarte, José Vaz |
author_facet |
Duarte, José Vaz Estima, Ana Rocha, Anabela |
author_role |
author |
author2 |
Estima, Ana Rocha, Anabela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, José Vaz Estima, Ana Rocha, Anabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mouse tracking Marketing E-Commerce Qualidade web |
topic |
Mouse tracking Marketing E-Commerce Qualidade web |
description |
O Mouse Tracking permite aos web developers e responsáveis de marketing observarem o comportamento atual dos seus utilizadores ao navegarem numa plataforma web, isto é, a movimentação do rato, cliques e scroll. Este instrumento têm o propósito de analisar de forma qualitativa os dados, permitindo ao responsável de Marketing conhecer o comportamento e as decisões/ações do consumidor durante a sua experiência de navegação num website. Assim, esta investigação, ainda a decorrer, pretende observar as ações levadas a cabo pelos consumidores especificamente num ambiente de E-Commerce, recorrendo a uma ferramenta específica que permite realizar esta medição. A partir dos resultados, pretendem-se sugerir procedimentos que permitam ao utilizador desfrutar de uma melhor experiência web. Importa referir que estas ferramentas de Mouse Tracking assumem um papel importante na criação de novos Layouts e na construção de páginas, apoiando a tomada de uma decisão perante a elaboração de testes A/B, bem como no apoio à escolha do posicionamento de calls to action, texto, imagens e outros Widgets. Desta forma, o Mouse Tracking produz informação necessária para atingir o objetivo esperado de um website E-Commerce, ou seja, a maximização de conversões/vendas, tornando-se um instrumento preponderante para uma estratégia de marketing digital. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-19T00:00:00Z 2021-03-19 2023-06-22T10:37:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38190 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-9102 10.34624/iciemc.v0i1.24097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137739056087040 |