Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, José Vaz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Estima, Ana, Rocha, Anabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38190
Resumo: O Mouse Tracking permite aos web developers e responsáveis de marketing observarem o comportamento atual dos seus utilizadores ao navegarem numa plataforma web, isto é, a movimentação do rato, cliques e scroll. Este instrumento têm o propósito de analisar de forma qualitativa os dados, permitindo ao responsável de Marketing conhecer o comportamento e as decisões/ações do consumidor durante a sua experiência de navegação num website. Assim, esta investigação, ainda a decorrer, pretende observar as ações levadas a cabo pelos consumidores especificamente num ambiente de E-Commerce, recorrendo a uma ferramenta específica que permite realizar esta medição. A partir dos resultados, pretendem-se sugerir procedimentos que permitam ao utilizador desfrutar de uma melhor experiência web. Importa referir que estas ferramentas de Mouse Tracking assumem um papel importante na criação de novos Layouts e na construção de páginas, apoiando a tomada de uma decisão perante a elaboração de testes A/B, bem como no apoio à escolha do posicionamento de calls to action, texto, imagens e outros Widgets. Desta forma, o Mouse Tracking produz informação necessária para atingir o objetivo esperado de um website E-Commerce, ou seja, a maximização de conversões/vendas, tornando-se um instrumento preponderante para uma estratégia de marketing digital.
id RCAP_4862297f9e485c1142c24496f0c05fba
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38190
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literaturaMouse trackingMarketingE-CommerceQualidade webO Mouse Tracking permite aos web developers e responsáveis de marketing observarem o comportamento atual dos seus utilizadores ao navegarem numa plataforma web, isto é, a movimentação do rato, cliques e scroll. Este instrumento têm o propósito de analisar de forma qualitativa os dados, permitindo ao responsável de Marketing conhecer o comportamento e as decisões/ações do consumidor durante a sua experiência de navegação num website. Assim, esta investigação, ainda a decorrer, pretende observar as ações levadas a cabo pelos consumidores especificamente num ambiente de E-Commerce, recorrendo a uma ferramenta específica que permite realizar esta medição. A partir dos resultados, pretendem-se sugerir procedimentos que permitam ao utilizador desfrutar de uma melhor experiência web. Importa referir que estas ferramentas de Mouse Tracking assumem um papel importante na criação de novos Layouts e na construção de páginas, apoiando a tomada de uma decisão perante a elaboração de testes A/B, bem como no apoio à escolha do posicionamento de calls to action, texto, imagens e outros Widgets. Desta forma, o Mouse Tracking produz informação necessária para atingir o objetivo esperado de um website E-Commerce, ou seja, a maximização de conversões/vendas, tornando-se um instrumento preponderante para uma estratégia de marketing digital.UA Editora2023-06-22T10:37:36Z2021-03-19T00:00:00Z2021-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38190por2184-910210.34624/iciemc.v0i1.24097Duarte, José VazEstima, AnaRocha, Anabelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:35Zoai:ria.ua.pt:10773/38190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:42.832337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura
title Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura
spellingShingle Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura
Duarte, José Vaz
Mouse tracking
Marketing
E-Commerce
Qualidade web
title_short Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura
title_full Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura
title_fullStr Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura
title_sort Tecnologia de mouse tracking e e-Commerce: uma revisão de literatura
author Duarte, José Vaz
author_facet Duarte, José Vaz
Estima, Ana
Rocha, Anabela
author_role author
author2 Estima, Ana
Rocha, Anabela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, José Vaz
Estima, Ana
Rocha, Anabela
dc.subject.por.fl_str_mv Mouse tracking
Marketing
E-Commerce
Qualidade web
topic Mouse tracking
Marketing
E-Commerce
Qualidade web
description O Mouse Tracking permite aos web developers e responsáveis de marketing observarem o comportamento atual dos seus utilizadores ao navegarem numa plataforma web, isto é, a movimentação do rato, cliques e scroll. Este instrumento têm o propósito de analisar de forma qualitativa os dados, permitindo ao responsável de Marketing conhecer o comportamento e as decisões/ações do consumidor durante a sua experiência de navegação num website. Assim, esta investigação, ainda a decorrer, pretende observar as ações levadas a cabo pelos consumidores especificamente num ambiente de E-Commerce, recorrendo a uma ferramenta específica que permite realizar esta medição. A partir dos resultados, pretendem-se sugerir procedimentos que permitam ao utilizador desfrutar de uma melhor experiência web. Importa referir que estas ferramentas de Mouse Tracking assumem um papel importante na criação de novos Layouts e na construção de páginas, apoiando a tomada de uma decisão perante a elaboração de testes A/B, bem como no apoio à escolha do posicionamento de calls to action, texto, imagens e outros Widgets. Desta forma, o Mouse Tracking produz informação necessária para atingir o objetivo esperado de um website E-Commerce, ou seja, a maximização de conversões/vendas, tornando-se um instrumento preponderante para uma estratégia de marketing digital.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-19T00:00:00Z
2021-03-19
2023-06-22T10:37:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38190
url http://hdl.handle.net/10773/38190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-9102
10.34624/iciemc.v0i1.24097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137739056087040