Teorias explicativas do insucesso educativo e estratégias de intervenção - Uma análise empírica
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3427 |
Resumo: | De forma a promover a igualdade de oportunidades democratizou-se o acesso ao ensino, e como consequência ó insucesso escolar atingiu níveis preocupantes. Neste contexto, o nosso objectivo foi procurar averiguar as principais explicações apontadas pelos professores para este fenómeno e estratégias de intervenção. Através de um inquérito a professores, foi possível ordenar as causas e as estratégias de intervenção adoptadas para o combater. Os resultados obtidos na explicação deste problema, puseram em evidência teorias de cariz essencialmente individualista centradas no handicap socïocultural do aluno. No que concerne às estratégias promoloras de eficácia adoptadas pelos professores; estas deixam de estar predominantemente centradas no aluno, para se centrarem na pratica sócio-institucional e biogenética. Se bem que os professores defendam que vale a pena lutar contra o insucesso educativo utilizando estratégias sistémicas para recuperar os alunos, estas são ainda pouco utilizadas por eles. |
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Teorias explicativas do insucesso educativo e estratégias de intervenção - Uma análise empíricaEnsinoPedagogiaInvestigação em Ciências da EducaçãoInsucesso educativoDe forma a promover a igualdade de oportunidades democratizou-se o acesso ao ensino, e como consequência ó insucesso escolar atingiu níveis preocupantes. Neste contexto, o nosso objectivo foi procurar averiguar as principais explicações apontadas pelos professores para este fenómeno e estratégias de intervenção. Através de um inquérito a professores, foi possível ordenar as causas e as estratégias de intervenção adoptadas para o combater. Os resultados obtidos na explicação deste problema, puseram em evidência teorias de cariz essencialmente individualista centradas no handicap socïocultural do aluno. No que concerne às estratégias promoloras de eficácia adoptadas pelos professores; estas deixam de estar predominantemente centradas no aluno, para se centrarem na pratica sócio-institucional e biogenética. Se bem que os professores defendam que vale a pena lutar contra o insucesso educativo utilizando estratégias sistémicas para recuperar os alunos, estas são ainda pouco utilizadas por eles.Instituto Politécnico da Guarda2016-11-28T16:58:23Z2016-11-282007-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/3427http://hdl.handle.net/10314/3427por1646-8848Pinto, SussanaTomé, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:56:55Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:42:43.400509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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