A problemática do insucesso escolar: a Educação Física como estratégia de combate ao insucesso e abandono escolar: uma abordagem teórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2237 |
Resumo: | O insucesso escolar é nos nossos dias um fenómeno social, este deixou de ser encarado como uma característica individual, do ponto de vista do aluno, passando a ser cada vez mais considerado como um fenómeno com implicações socias e económicas. Apesar de ser um problema que acompanha todo o processo de ensino, desde o primeiro ciclo até ao ensino superior, o seu enfoque está nos resultados a nível da escolaridade obrigatória, sendo a avaliação do processo educativo centrada em resultados palpáveis (aquisição de competências e conhecimentos que preparam o indivíduo para o mundo do trabalho) e não tanto na experiência de vida. Contudo, definir insucesso escolar apresenta-se uma tarefa complexa, visto que além deste conceito encerrar uma multiplicidade de entendimentos, o seu estudo apresenta uma enorme polissemia, notória nas tentativas efectuadas pelas diferentes áreas disciplinares para a sua compreensão e definição. Para Fernandes (1991), a definição oficial do insucesso escolar, advém do regime anual de passagem/reprovação dos alunos, inerente à estrutura de avaliação característica do sistema de ensino. Este estudo procura dar a conhecer a realidade portuguesa relativamente àquilo que é o insucesso e abandono escolar, mas essencialmente procura perceber as causas que levam os jovens a afastarem-se do percurso escolar antes de concluída a escolaridade mínima obrigatória, em detrimento do ingresso precoce no mercado de trabalho, bem como possíveis medidas de combate, destacando o papel da disciplina de educação física. |
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