Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12017 |
Resumo: | O foco deste artigo são as estratégias usadas pelos alunos para lidar com tarefas de proporcionalidade direta, no contexto da exploração de tarefas com carácter algébrico que apelam, inicialmente, ao estudo de casos particulares e, posteriormente, à generalização. Procuramos responder à seguinte questão: Que estratégias usam os alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta? Apresentamos um estudo de caso de uma turma de 6.º ano de escolaridade, realizado no quadro de uma experiência de ensino, envolvendo uma sequência de doze tarefas que apelavam à generalização, estavam ancoradas na realidade próxima dos alunos e que foram exploradas no contexto de uma cultura de aula onde se valorizou a comunicação matemática. Concluímos que na resolução das tarefas de proporcionalidade direta, no estudo de casos particulares, os alunos usaram de forma mista estratégias multiplicativas, escalares e funcionais, e estratégias aditivas de construção, denominadas vulgarmente por building-up. Contudo, na busca da generalização, verificou-se o abandono das estratégias aditivas e a adoção generalizada de estratégias multiplicativas inerentes à relação de proporcionalidade direta. |
id |
RCAP_48727c03529c44ae84f4bb7a4e0716ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12017 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade diretaPensamento algébricoGeneralizaçãoEstratégiasProporcionalidade diretaO foco deste artigo são as estratégias usadas pelos alunos para lidar com tarefas de proporcionalidade direta, no contexto da exploração de tarefas com carácter algébrico que apelam, inicialmente, ao estudo de casos particulares e, posteriormente, à generalização. Procuramos responder à seguinte questão: Que estratégias usam os alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta? Apresentamos um estudo de caso de uma turma de 6.º ano de escolaridade, realizado no quadro de uma experiência de ensino, envolvendo uma sequência de doze tarefas que apelavam à generalização, estavam ancoradas na realidade próxima dos alunos e que foram exploradas no contexto de uma cultura de aula onde se valorizou a comunicação matemática. Concluímos que na resolução das tarefas de proporcionalidade direta, no estudo de casos particulares, os alunos usaram de forma mista estratégias multiplicativas, escalares e funcionais, e estratégias aditivas de construção, denominadas vulgarmente por building-up. Contudo, na busca da generalização, verificou-se o abandono das estratégias aditivas e a adoção generalizada de estratégias multiplicativas inerentes à relação de proporcionalidade direta.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLInfante, Maria da Luz Côco ValenteCanavarro, A. P.2020-07-07T11:24:28Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12017porInfante, M., Canavarro, A. P. (2017) Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (237-252) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-8912-00-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:06Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:11.342595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta |
title |
Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta |
spellingShingle |
Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta Infante, Maria da Luz Côco Valente Pensamento algébrico Generalização Estratégias Proporcionalidade direta |
title_short |
Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta |
title_full |
Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta |
title_fullStr |
Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta |
title_full_unstemmed |
Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta |
title_sort |
Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta |
author |
Infante, Maria da Luz Côco Valente |
author_facet |
Infante, Maria da Luz Côco Valente Canavarro, A. P. |
author_role |
author |
author2 |
Canavarro, A. P. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Infante, Maria da Luz Côco Valente Canavarro, A. P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento algébrico Generalização Estratégias Proporcionalidade direta |
topic |
Pensamento algébrico Generalização Estratégias Proporcionalidade direta |
description |
O foco deste artigo são as estratégias usadas pelos alunos para lidar com tarefas de proporcionalidade direta, no contexto da exploração de tarefas com carácter algébrico que apelam, inicialmente, ao estudo de casos particulares e, posteriormente, à generalização. Procuramos responder à seguinte questão: Que estratégias usam os alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta? Apresentamos um estudo de caso de uma turma de 6.º ano de escolaridade, realizado no quadro de uma experiência de ensino, envolvendo uma sequência de doze tarefas que apelavam à generalização, estavam ancoradas na realidade próxima dos alunos e que foram exploradas no contexto de uma cultura de aula onde se valorizou a comunicação matemática. Concluímos que na resolução das tarefas de proporcionalidade direta, no estudo de casos particulares, os alunos usaram de forma mista estratégias multiplicativas, escalares e funcionais, e estratégias aditivas de construção, denominadas vulgarmente por building-up. Contudo, na busca da generalização, verificou-se o abandono das estratégias aditivas e a adoção generalizada de estratégias multiplicativas inerentes à relação de proporcionalidade direta. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-07-07T11:24:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12017 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Infante, M., Canavarro, A. P. (2017) Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (237-252) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais 978-989-8912-00-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133470172119040 |