A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7082 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se um estudo inserido numa investigação mais ampla de implementação de uma experiência de ensino em que se pretende desenvolver o pensamento algébrico de alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade. O objectivo deste artigo é analisar como a exploração de estratégias de cálculo a partir de expressões numéricas particulares pode contribuir para a mobilização da capacidade de generalização matemática e para a sua expressão em linguagem natural, e ainda para a iniciação à simbolização. Este artigo baseia-se na concepção de pensamento algébrico enquanto “processo em que os alunos generalizam ideias matemáticas a partir de um conjunto de exemplos particulares, estabelecem essa generalização através do discurso da argumentação e expressam-na gradualmente de uma forma simbólica apropriada à sua idade” (Blanton & Kaput, 2005, p. 413), e centra-se na importância do carácter potencialmente algébrico da aritmética (Carpenter, Levi, Franke & Zeringue, 2005). Este estudo tem ainda como referência a concepção de pensamento quase-variável defendida por Fujii (2003), cujo desenvolvimento se apoia na exploração de expressões numéricas particulares para a construção da generalização matemática. A recolha de dados incide sobre a realização de três tarefas matemáticas em aula, tendo sido realizada a análise documental das resoluções escritas dos alunos e registado em vídeo os momentos de discussão colectiva com a turma. Os resultados evidenciam que os alunos conseguem generalizar relações numéricas, a partir da estrutura subjacente às estratégias de cálculo propostas, expressando essa generalização em linguagem natural e iniciando um percurso em direcção à linguagem simbólica. Este estudo mostra a importância de explorar o carácter potencialmente algébrico da aritmética, desde os primeiros anos. |
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A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º anoEarly algebraPensamento algébricoGeneralizaçãoSimbolizaçãoPensamento quase-variávelNeste artigo apresenta-se um estudo inserido numa investigação mais ampla de implementação de uma experiência de ensino em que se pretende desenvolver o pensamento algébrico de alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade. O objectivo deste artigo é analisar como a exploração de estratégias de cálculo a partir de expressões numéricas particulares pode contribuir para a mobilização da capacidade de generalização matemática e para a sua expressão em linguagem natural, e ainda para a iniciação à simbolização. Este artigo baseia-se na concepção de pensamento algébrico enquanto “processo em que os alunos generalizam ideias matemáticas a partir de um conjunto de exemplos particulares, estabelecem essa generalização através do discurso da argumentação e expressam-na gradualmente de uma forma simbólica apropriada à sua idade” (Blanton & Kaput, 2005, p. 413), e centra-se na importância do carácter potencialmente algébrico da aritmética (Carpenter, Levi, Franke & Zeringue, 2005). Este estudo tem ainda como referência a concepção de pensamento quase-variável defendida por Fujii (2003), cujo desenvolvimento se apoia na exploração de expressões numéricas particulares para a construção da generalização matemática. A recolha de dados incide sobre a realização de três tarefas matemáticas em aula, tendo sido realizada a análise documental das resoluções escritas dos alunos e registado em vídeo os momentos de discussão colectiva com a turma. Os resultados evidenciam que os alunos conseguem generalizar relações numéricas, a partir da estrutura subjacente às estratégias de cálculo propostas, expressando essa generalização em linguagem natural e iniciando um percurso em direcção à linguagem simbólica. Este estudo mostra a importância de explorar o carácter potencialmente algébrico da aritmética, desde os primeiros anos.FCT - Fundação para a Ciência e TecnologiaRepositório da Universidade de LisboaMestre, CéliaOliveira, Hélia2012-10-22T14:28:13Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7082porInteracções, n. 20, pp. 9-36 (2012)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:51.626063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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