A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mestre, Célia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Hélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7082
Resumo: Neste artigo apresenta-se um estudo inserido numa investigação mais ampla de implementação de uma experiência de ensino em que se pretende desenvolver o pensamento algébrico de alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade. O objectivo deste artigo é analisar como a exploração de estratégias de cálculo a partir de expressões numéricas particulares pode contribuir para a mobilização da capacidade de generalização matemática e para a sua expressão em linguagem natural, e ainda para a iniciação à simbolização. Este artigo baseia-se na concepção de pensamento algébrico enquanto “processo em que os alunos generalizam ideias matemáticas a partir de um conjunto de exemplos particulares, estabelecem essa generalização através do discurso da argumentação e expressam-na gradualmente de uma forma simbólica apropriada à sua idade” (Blanton & Kaput, 2005, p. 413), e centra-se na importância do carácter potencialmente algébrico da aritmética (Carpenter, Levi, Franke & Zeringue, 2005). Este estudo tem ainda como referência a concepção de pensamento quase-variável defendida por Fujii (2003), cujo desenvolvimento se apoia na exploração de expressões numéricas particulares para a construção da generalização matemática. A recolha de dados incide sobre a realização de três tarefas matemáticas em aula, tendo sido realizada a análise documental das resoluções escritas dos alunos e registado em vídeo os momentos de discussão colectiva com a turma. Os resultados evidenciam que os alunos conseguem generalizar relações numéricas, a partir da estrutura subjacente às estratégias de cálculo propostas, expressando essa generalização em linguagem natural e iniciando um percurso em direcção à linguagem simbólica. Este estudo mostra a importância de explorar o carácter potencialmente algébrico da aritmética, desde os primeiros anos.
id RCAP_6b1f8773207c3bc344db24512fb85ecb
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7082
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º anoEarly algebraPensamento algébricoGeneralizaçãoSimbolizaçãoPensamento quase-variávelNeste artigo apresenta-se um estudo inserido numa investigação mais ampla de implementação de uma experiência de ensino em que se pretende desenvolver o pensamento algébrico de alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade. O objectivo deste artigo é analisar como a exploração de estratégias de cálculo a partir de expressões numéricas particulares pode contribuir para a mobilização da capacidade de generalização matemática e para a sua expressão em linguagem natural, e ainda para a iniciação à simbolização. Este artigo baseia-se na concepção de pensamento algébrico enquanto “processo em que os alunos generalizam ideias matemáticas a partir de um conjunto de exemplos particulares, estabelecem essa generalização através do discurso da argumentação e expressam-na gradualmente de uma forma simbólica apropriada à sua idade” (Blanton & Kaput, 2005, p. 413), e centra-se na importância do carácter potencialmente algébrico da aritmética (Carpenter, Levi, Franke & Zeringue, 2005). Este estudo tem ainda como referência a concepção de pensamento quase-variável defendida por Fujii (2003), cujo desenvolvimento se apoia na exploração de expressões numéricas particulares para a construção da generalização matemática. A recolha de dados incide sobre a realização de três tarefas matemáticas em aula, tendo sido realizada a análise documental das resoluções escritas dos alunos e registado em vídeo os momentos de discussão colectiva com a turma. Os resultados evidenciam que os alunos conseguem generalizar relações numéricas, a partir da estrutura subjacente às estratégias de cálculo propostas, expressando essa generalização em linguagem natural e iniciando um percurso em direcção à linguagem simbólica. Este estudo mostra a importância de explorar o carácter potencialmente algébrico da aritmética, desde os primeiros anos.FCT - Fundação para a Ciência e TecnologiaRepositório da Universidade de LisboaMestre, CéliaOliveira, Hélia2012-10-22T14:28:13Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7082porInteracções, n. 20, pp. 9-36 (2012)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:51.626063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º ano
title A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º ano
spellingShingle A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º ano
Mestre, Célia
Early algebra
Pensamento algébrico
Generalização
Simbolização
Pensamento quase-variável
title_short A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º ano
title_full A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º ano
title_fullStr A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º ano
title_full_unstemmed A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º ano
title_sort A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4.º ano
author Mestre, Célia
author_facet Mestre, Célia
Oliveira, Hélia
author_role author
author2 Oliveira, Hélia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mestre, Célia
Oliveira, Hélia
dc.subject.por.fl_str_mv Early algebra
Pensamento algébrico
Generalização
Simbolização
Pensamento quase-variável
topic Early algebra
Pensamento algébrico
Generalização
Simbolização
Pensamento quase-variável
description Neste artigo apresenta-se um estudo inserido numa investigação mais ampla de implementação de uma experiência de ensino em que se pretende desenvolver o pensamento algébrico de alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade. O objectivo deste artigo é analisar como a exploração de estratégias de cálculo a partir de expressões numéricas particulares pode contribuir para a mobilização da capacidade de generalização matemática e para a sua expressão em linguagem natural, e ainda para a iniciação à simbolização. Este artigo baseia-se na concepção de pensamento algébrico enquanto “processo em que os alunos generalizam ideias matemáticas a partir de um conjunto de exemplos particulares, estabelecem essa generalização através do discurso da argumentação e expressam-na gradualmente de uma forma simbólica apropriada à sua idade” (Blanton & Kaput, 2005, p. 413), e centra-se na importância do carácter potencialmente algébrico da aritmética (Carpenter, Levi, Franke & Zeringue, 2005). Este estudo tem ainda como referência a concepção de pensamento quase-variável defendida por Fujii (2003), cujo desenvolvimento se apoia na exploração de expressões numéricas particulares para a construção da generalização matemática. A recolha de dados incide sobre a realização de três tarefas matemáticas em aula, tendo sido realizada a análise documental das resoluções escritas dos alunos e registado em vídeo os momentos de discussão colectiva com a turma. Os resultados evidenciam que os alunos conseguem generalizar relações numéricas, a partir da estrutura subjacente às estratégias de cálculo propostas, expressando essa generalização em linguagem natural e iniciando um percurso em direcção à linguagem simbólica. Este estudo mostra a importância de explorar o carácter potencialmente algébrico da aritmética, desde os primeiros anos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-22T14:28:13Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7082
url http://hdl.handle.net/10451/7082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Interacções, n. 20, pp. 9-36 (2012)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134209138229248