Representações matemáticas e suas funções na generalização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Infante, Maria da Luz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Canavarro, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17119
Resumo: O foco deste artigo é o uso das representações matemáticas pelos alunos com vista à identificação e expressão de generalizações no contexto da exploração de tarefas com carácter algébrico. Procuramos responder a duas questões concretas: i) Como representam os alunos as suas ideias algébricas relativas à procura e à expressão de generalizações? ii) Que funções assumem as diferentes representações que adotam? Apresentamos um estudo de caso de uma turma de 6.º ano de escolaridade realizado no quadro de uma experiência de ensino envolvendo uma sequência de doze tarefas, que apelavam à generalização, eram contextualizadas na realidade, e foram exploradas no contexto de uma cultura de aula onde se valorizou a comunicação matemática. Os alunos revelaram ser capazes de usar todas as representações simbólicas mas com predominância distintas e funções diferentes. Assim, concluímos que os alunos recorrem com muita eficácia a tabelas quando se trata de representar e organizar dados relativos a variáveis de modo a procurar identificar relações entre as mesmas. Por sua vez, para expressarem generalizações encontradas, recorreram quase sempre a expressões algébricas compostas por símbolos numéricos, sinais e letras, complementadas com a palavra em linguagem natural. Sublinha-se ainda que a maior parte das vezes, a expressão geral em linguagem formal foi obtida por paralelismo, depurada através de análise da estrutura das expressões numéricas usadas no estudo de casos particulares, salientando-se assim a importância do estabelecimento de pontes entre a Aritmética e a Álgebra.
id RCAP_413ede56278a98f5a11d98abd5128647
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações matemáticas e suas funções na generalização.pensamento algébricorepresentaçõesgeneralizaçãoletra como símbolotabelasO foco deste artigo é o uso das representações matemáticas pelos alunos com vista à identificação e expressão de generalizações no contexto da exploração de tarefas com carácter algébrico. Procuramos responder a duas questões concretas: i) Como representam os alunos as suas ideias algébricas relativas à procura e à expressão de generalizações? ii) Que funções assumem as diferentes representações que adotam? Apresentamos um estudo de caso de uma turma de 6.º ano de escolaridade realizado no quadro de uma experiência de ensino envolvendo uma sequência de doze tarefas, que apelavam à generalização, eram contextualizadas na realidade, e foram exploradas no contexto de uma cultura de aula onde se valorizou a comunicação matemática. Os alunos revelaram ser capazes de usar todas as representações simbólicas mas com predominância distintas e funções diferentes. Assim, concluímos que os alunos recorrem com muita eficácia a tabelas quando se trata de representar e organizar dados relativos a variáveis de modo a procurar identificar relações entre as mesmas. Por sua vez, para expressarem generalizações encontradas, recorreram quase sempre a expressões algébricas compostas por símbolos numéricos, sinais e letras, complementadas com a palavra em linguagem natural. Sublinha-se ainda que a maior parte das vezes, a expressão geral em linguagem formal foi obtida por paralelismo, depurada através de análise da estrutura das expressões numéricas usadas no estudo de casos particulares, salientando-se assim a importância do estabelecimento de pontes entre a Aritmética e a Álgebra.Associação de Professores de Matemática2016-01-29T16:17:59Z2016-01-292015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17119http://hdl.handle.net/10174/17119porInfante, M., Canavarro, A. P. (2015). Representações matemáticas e suas funções na generalização. in A. P. Canavarro, L. Santos, C. Nunes, H. Jacinto (Orgs.), Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM 2015 (pp.137-156). Évora: APM.ndapc@uevora.ptAtas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM 2015229Infante, Maria da LuzCanavarro, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:23.644284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações matemáticas e suas funções na generalização.
title Representações matemáticas e suas funções na generalização.
spellingShingle Representações matemáticas e suas funções na generalização.
Infante, Maria da Luz
pensamento algébrico
representações
generalização
letra como símbolo
tabelas
title_short Representações matemáticas e suas funções na generalização.
title_full Representações matemáticas e suas funções na generalização.
title_fullStr Representações matemáticas e suas funções na generalização.
title_full_unstemmed Representações matemáticas e suas funções na generalização.
title_sort Representações matemáticas e suas funções na generalização.
author Infante, Maria da Luz
author_facet Infante, Maria da Luz
Canavarro, Ana Paula
author_role author
author2 Canavarro, Ana Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Infante, Maria da Luz
Canavarro, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv pensamento algébrico
representações
generalização
letra como símbolo
tabelas
topic pensamento algébrico
representações
generalização
letra como símbolo
tabelas
description O foco deste artigo é o uso das representações matemáticas pelos alunos com vista à identificação e expressão de generalizações no contexto da exploração de tarefas com carácter algébrico. Procuramos responder a duas questões concretas: i) Como representam os alunos as suas ideias algébricas relativas à procura e à expressão de generalizações? ii) Que funções assumem as diferentes representações que adotam? Apresentamos um estudo de caso de uma turma de 6.º ano de escolaridade realizado no quadro de uma experiência de ensino envolvendo uma sequência de doze tarefas, que apelavam à generalização, eram contextualizadas na realidade, e foram exploradas no contexto de uma cultura de aula onde se valorizou a comunicação matemática. Os alunos revelaram ser capazes de usar todas as representações simbólicas mas com predominância distintas e funções diferentes. Assim, concluímos que os alunos recorrem com muita eficácia a tabelas quando se trata de representar e organizar dados relativos a variáveis de modo a procurar identificar relações entre as mesmas. Por sua vez, para expressarem generalizações encontradas, recorreram quase sempre a expressões algébricas compostas por símbolos numéricos, sinais e letras, complementadas com a palavra em linguagem natural. Sublinha-se ainda que a maior parte das vezes, a expressão geral em linguagem formal foi obtida por paralelismo, depurada através de análise da estrutura das expressões numéricas usadas no estudo de casos particulares, salientando-se assim a importância do estabelecimento de pontes entre a Aritmética e a Álgebra.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-29T16:17:59Z
2016-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17119
http://hdl.handle.net/10174/17119
url http://hdl.handle.net/10174/17119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Infante, M., Canavarro, A. P. (2015). Representações matemáticas e suas funções na generalização. in A. P. Canavarro, L. Santos, C. Nunes, H. Jacinto (Orgs.), Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM 2015 (pp.137-156). Évora: APM.
nd
apc@uevora.pt
Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM 2015
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136576447447040