CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2135 |
Resumo: | Segundo uma visão em que os materiais têxteis são tomados como meio de contar histórias, pretendeu-se explorar quais as qualidades expressivas da fibra de feltro na transposição de um guião narrativo para a performance de personagens fictícias, cujas emoções e pensamentos são exteriorizadas através da sua linguagem corporal. Foi desenvolvida a etapa de pré-produção de uma curta-metragem em stop-motion, instigada pela curiosidade em explorar a linguagem estética e o potencial técnico desta matéria-prima pouco convencional, quando utilizada na construção de marionetas protagonistas de uma obra de cinema de animação. O envolvimento no contexto prático inerente à área de investigação permitiu acompanhar na primeira pessoa todo o processo de materialização da narrativa, tornando possível conhecer as limitações e potencialidades associadas a este material, assim como desenvolver estratégias que assegurassem a adaptação do artefacto têxtil às necessidades da animação. O estímulo à adoção de políticas de sustentabilidade durante o processo de criação e produção artística paralelamente a um reconhecimento do valor de património cultural histórico conduziu a uma transformação da perspetiva da sociedade contemporânea relativamente ao valor do objeto têxtil. Atualmente, inúmeros artistas entusiastas têm sido aliciados pela sua extrema capacidade de personalização e versatilidade, e neste sentido têm procurado adaptar o seu contexto de produção conforme os cânones modernos integrando-o em novas disciplinas. É neste seguimento que surge o mote do trabalho de investigação, na medida em que se procura particularizar este fenómeno de forma a ser desenvolvido um estudo mais objetivo relativamente às razões que propiciaram uma interseção entre o setor têxtil e o cinema de animação. |
id |
RCAP_4873a574858c30a0b13e2fa303b64e66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2135 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTIONAnimação Stop-MotionMarionetasArte TêxtilFeltragemPerformanceSegundo uma visão em que os materiais têxteis são tomados como meio de contar histórias, pretendeu-se explorar quais as qualidades expressivas da fibra de feltro na transposição de um guião narrativo para a performance de personagens fictícias, cujas emoções e pensamentos são exteriorizadas através da sua linguagem corporal. Foi desenvolvida a etapa de pré-produção de uma curta-metragem em stop-motion, instigada pela curiosidade em explorar a linguagem estética e o potencial técnico desta matéria-prima pouco convencional, quando utilizada na construção de marionetas protagonistas de uma obra de cinema de animação. O envolvimento no contexto prático inerente à área de investigação permitiu acompanhar na primeira pessoa todo o processo de materialização da narrativa, tornando possível conhecer as limitações e potencialidades associadas a este material, assim como desenvolver estratégias que assegurassem a adaptação do artefacto têxtil às necessidades da animação. O estímulo à adoção de políticas de sustentabilidade durante o processo de criação e produção artística paralelamente a um reconhecimento do valor de património cultural histórico conduziu a uma transformação da perspetiva da sociedade contemporânea relativamente ao valor do objeto têxtil. Atualmente, inúmeros artistas entusiastas têm sido aliciados pela sua extrema capacidade de personalização e versatilidade, e neste sentido têm procurado adaptar o seu contexto de produção conforme os cânones modernos integrando-o em novas disciplinas. É neste seguimento que surge o mote do trabalho de investigação, na medida em que se procura particularizar este fenómeno de forma a ser desenvolvido um estudo mais objetivo relativamente às razões que propiciaram uma interseção entre o setor têxtil e o cinema de animação.2021-04-16T17:01:59Z2021-04-16T17:01:59Z2021-04-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2135oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2135porhttp://hdl.handle.net/11110/2135202697967Batista, Carolina Sofia Rato de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:26Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:23.822473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION |
title |
CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION |
spellingShingle |
CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION Batista, Carolina Sofia Rato de Oliveira Animação Stop-Motion Marionetas Arte Têxtil Feltragem Performance |
title_short |
CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION |
title_full |
CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION |
title_fullStr |
CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION |
title_full_unstemmed |
CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION |
title_sort |
CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION |
author |
Batista, Carolina Sofia Rato de Oliveira |
author_facet |
Batista, Carolina Sofia Rato de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Carolina Sofia Rato de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação Stop-Motion Marionetas Arte Têxtil Feltragem Performance |
topic |
Animação Stop-Motion Marionetas Arte Têxtil Feltragem Performance |
description |
Segundo uma visão em que os materiais têxteis são tomados como meio de contar histórias, pretendeu-se explorar quais as qualidades expressivas da fibra de feltro na transposição de um guião narrativo para a performance de personagens fictícias, cujas emoções e pensamentos são exteriorizadas através da sua linguagem corporal. Foi desenvolvida a etapa de pré-produção de uma curta-metragem em stop-motion, instigada pela curiosidade em explorar a linguagem estética e o potencial técnico desta matéria-prima pouco convencional, quando utilizada na construção de marionetas protagonistas de uma obra de cinema de animação. O envolvimento no contexto prático inerente à área de investigação permitiu acompanhar na primeira pessoa todo o processo de materialização da narrativa, tornando possível conhecer as limitações e potencialidades associadas a este material, assim como desenvolver estratégias que assegurassem a adaptação do artefacto têxtil às necessidades da animação. O estímulo à adoção de políticas de sustentabilidade durante o processo de criação e produção artística paralelamente a um reconhecimento do valor de património cultural histórico conduziu a uma transformação da perspetiva da sociedade contemporânea relativamente ao valor do objeto têxtil. Atualmente, inúmeros artistas entusiastas têm sido aliciados pela sua extrema capacidade de personalização e versatilidade, e neste sentido têm procurado adaptar o seu contexto de produção conforme os cânones modernos integrando-o em novas disciplinas. É neste seguimento que surge o mote do trabalho de investigação, na medida em que se procura particularizar este fenómeno de forma a ser desenvolvido um estudo mais objetivo relativamente às razões que propiciaram uma interseção entre o setor têxtil e o cinema de animação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-16T17:01:59Z 2021-04-16T17:01:59Z 2021-04-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2135 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2135 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2135 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2135 202697967 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129894181928960 |