CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Carolina Sofia Rato de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2135
Resumo: Segundo uma visão em que os materiais têxteis são tomados como meio de contar histórias, pretendeu-se explorar quais as qualidades expressivas da fibra de feltro na transposição de um guião narrativo para a performance de personagens fictícias, cujas emoções e pensamentos são exteriorizadas através da sua linguagem corporal. Foi desenvolvida a etapa de pré-produção de uma curta-metragem em stop-motion, instigada pela curiosidade em explorar a linguagem estética e o potencial técnico desta matéria-prima pouco convencional, quando utilizada na construção de marionetas protagonistas de uma obra de cinema de animação. O envolvimento no contexto prático inerente à área de investigação permitiu acompanhar na primeira pessoa todo o processo de materialização da narrativa, tornando possível conhecer as limitações e potencialidades associadas a este material, assim como desenvolver estratégias que assegurassem a adaptação do artefacto têxtil às necessidades da animação. O estímulo à adoção de políticas de sustentabilidade durante o processo de criação e produção artística paralelamente a um reconhecimento do valor de património cultural histórico conduziu a uma transformação da perspetiva da sociedade contemporânea relativamente ao valor do objeto têxtil. Atualmente, inúmeros artistas entusiastas têm sido aliciados pela sua extrema capacidade de personalização e versatilidade, e neste sentido têm procurado adaptar o seu contexto de produção conforme os cânones modernos integrando-o em novas disciplinas. É neste seguimento que surge o mote do trabalho de investigação, na medida em que se procura particularizar este fenómeno de forma a ser desenvolvido um estudo mais objetivo relativamente às razões que propiciaram uma interseção entre o setor têxtil e o cinema de animação.
id RCAP_4873a574858c30a0b13e2fa303b64e66
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTIONAnimação Stop-MotionMarionetasArte TêxtilFeltragemPerformanceSegundo uma visão em que os materiais têxteis são tomados como meio de contar histórias, pretendeu-se explorar quais as qualidades expressivas da fibra de feltro na transposição de um guião narrativo para a performance de personagens fictícias, cujas emoções e pensamentos são exteriorizadas através da sua linguagem corporal. Foi desenvolvida a etapa de pré-produção de uma curta-metragem em stop-motion, instigada pela curiosidade em explorar a linguagem estética e o potencial técnico desta matéria-prima pouco convencional, quando utilizada na construção de marionetas protagonistas de uma obra de cinema de animação. O envolvimento no contexto prático inerente à área de investigação permitiu acompanhar na primeira pessoa todo o processo de materialização da narrativa, tornando possível conhecer as limitações e potencialidades associadas a este material, assim como desenvolver estratégias que assegurassem a adaptação do artefacto têxtil às necessidades da animação. O estímulo à adoção de políticas de sustentabilidade durante o processo de criação e produção artística paralelamente a um reconhecimento do valor de património cultural histórico conduziu a uma transformação da perspetiva da sociedade contemporânea relativamente ao valor do objeto têxtil. Atualmente, inúmeros artistas entusiastas têm sido aliciados pela sua extrema capacidade de personalização e versatilidade, e neste sentido têm procurado adaptar o seu contexto de produção conforme os cânones modernos integrando-o em novas disciplinas. É neste seguimento que surge o mote do trabalho de investigação, na medida em que se procura particularizar este fenómeno de forma a ser desenvolvido um estudo mais objetivo relativamente às razões que propiciaram uma interseção entre o setor têxtil e o cinema de animação.2021-04-16T17:01:59Z2021-04-16T17:01:59Z2021-04-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2135oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2135porhttp://hdl.handle.net/11110/2135202697967Batista, Carolina Sofia Rato de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:26Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:23.822473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION
title CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION
spellingShingle CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION
Batista, Carolina Sofia Rato de Oliveira
Animação Stop-Motion
Marionetas
Arte Têxtil
Feltragem
Performance
title_short CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION
title_full CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION
title_fullStr CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION
title_sort CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM MATERIAIS TÊXTEIS: PERFORMANCE EM ANIMAÇÃO STOP-MOTION
author Batista, Carolina Sofia Rato de Oliveira
author_facet Batista, Carolina Sofia Rato de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Carolina Sofia Rato de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Animação Stop-Motion
Marionetas
Arte Têxtil
Feltragem
Performance
topic Animação Stop-Motion
Marionetas
Arte Têxtil
Feltragem
Performance
description Segundo uma visão em que os materiais têxteis são tomados como meio de contar histórias, pretendeu-se explorar quais as qualidades expressivas da fibra de feltro na transposição de um guião narrativo para a performance de personagens fictícias, cujas emoções e pensamentos são exteriorizadas através da sua linguagem corporal. Foi desenvolvida a etapa de pré-produção de uma curta-metragem em stop-motion, instigada pela curiosidade em explorar a linguagem estética e o potencial técnico desta matéria-prima pouco convencional, quando utilizada na construção de marionetas protagonistas de uma obra de cinema de animação. O envolvimento no contexto prático inerente à área de investigação permitiu acompanhar na primeira pessoa todo o processo de materialização da narrativa, tornando possível conhecer as limitações e potencialidades associadas a este material, assim como desenvolver estratégias que assegurassem a adaptação do artefacto têxtil às necessidades da animação. O estímulo à adoção de políticas de sustentabilidade durante o processo de criação e produção artística paralelamente a um reconhecimento do valor de património cultural histórico conduziu a uma transformação da perspetiva da sociedade contemporânea relativamente ao valor do objeto têxtil. Atualmente, inúmeros artistas entusiastas têm sido aliciados pela sua extrema capacidade de personalização e versatilidade, e neste sentido têm procurado adaptar o seu contexto de produção conforme os cânones modernos integrando-o em novas disciplinas. É neste seguimento que surge o mote do trabalho de investigação, na medida em que se procura particularizar este fenómeno de forma a ser desenvolvido um estudo mais objetivo relativamente às razões que propiciaram uma interseção entre o setor têxtil e o cinema de animação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16T17:01:59Z
2021-04-16T17:01:59Z
2021-04-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2135
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2135
url http://hdl.handle.net/11110/2135
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2135
202697967
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129894181928960