Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7824 |
Resumo: | O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, (ESECS/ Politécnico de Leiria) surge com o intuito de tornar visíveis as aprendizagens mais significativas experienciadas nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Na primeira parte, dá-se a conhecer a dimensão reflexiva realizada em contexto de creche Na segunda parte, apresenta-se a dimensão reflexiva relativa ao contexto de Jardim-de-Infância I (realizado na rede privada) e na terceira parte, a dimensão reflexiva inerente ao contexto de Jardim-de-Infância II (realizado na rede pública), assim como a dimensão investigativa realizada no 3.º semestre do mestrado. O ensaio investigativo desenvolvido com 22 crianças (com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos) procura identificar evidências da influência da Filosofia para Crianças, enquanto estratégia para desenvolver o pensamento crítico em crianças da educação pré-escolar. Este estudo qualitativo, de caráter descritivo, recorreu ao vídeo como instrumento de recolha de dados. As gravações, transcritas e sujeitas a uma análise de conteúdo, originaram um conjunto de resultados que confirmaram que as sessões de Filosofia para Crianças tiveram um impacto no grupo de crianças, na medida em que lhes permitiram pensar e partilhar o seu posicionamento face ao universo de visões do mundo e de valores presentes nos textos escolhidos para a exploração dos diferentes temas. |
id |
RCAP_4873f3315d65cb2f3f84d5b8f6fddee8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7824 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de InfânciaO contributo da Filosofia para Crianças na Educação Pré-EscolarFilosofia para CriançasLiteraciaPensamento críticoEducação Pré-escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, (ESECS/ Politécnico de Leiria) surge com o intuito de tornar visíveis as aprendizagens mais significativas experienciadas nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Na primeira parte, dá-se a conhecer a dimensão reflexiva realizada em contexto de creche Na segunda parte, apresenta-se a dimensão reflexiva relativa ao contexto de Jardim-de-Infância I (realizado na rede privada) e na terceira parte, a dimensão reflexiva inerente ao contexto de Jardim-de-Infância II (realizado na rede pública), assim como a dimensão investigativa realizada no 3.º semestre do mestrado. O ensaio investigativo desenvolvido com 22 crianças (com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos) procura identificar evidências da influência da Filosofia para Crianças, enquanto estratégia para desenvolver o pensamento crítico em crianças da educação pré-escolar. Este estudo qualitativo, de caráter descritivo, recorreu ao vídeo como instrumento de recolha de dados. As gravações, transcritas e sujeitas a uma análise de conteúdo, originaram um conjunto de resultados que confirmaram que as sessões de Filosofia para Crianças tiveram um impacto no grupo de crianças, na medida em que lhes permitiram pensar e partilhar o seu posicionamento face ao universo de visões do mundo e de valores presentes nos textos escolhidos para a exploração dos diferentes temas.Gamboa, Maria José Nascimento SilvaIC-OnlineMarques, Sarah Fernandes2022-11-03T14:38:14Z2022-07-062022-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7824TID:203087526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:59Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:40.368274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância O contributo da Filosofia para Crianças na Educação Pré-Escolar |
title |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
spellingShingle |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância Marques, Sarah Fernandes Filosofia para Crianças Literacia Pensamento crítico Educação Pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
title_full |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
title_fullStr |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
title_full_unstemmed |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
title_sort |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de Infância |
author |
Marques, Sarah Fernandes |
author_facet |
Marques, Sarah Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gamboa, Maria José Nascimento Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Sarah Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia para Crianças Literacia Pensamento crítico Educação Pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Filosofia para Crianças Literacia Pensamento crítico Educação Pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, (ESECS/ Politécnico de Leiria) surge com o intuito de tornar visíveis as aprendizagens mais significativas experienciadas nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Na primeira parte, dá-se a conhecer a dimensão reflexiva realizada em contexto de creche Na segunda parte, apresenta-se a dimensão reflexiva relativa ao contexto de Jardim-de-Infância I (realizado na rede privada) e na terceira parte, a dimensão reflexiva inerente ao contexto de Jardim-de-Infância II (realizado na rede pública), assim como a dimensão investigativa realizada no 3.º semestre do mestrado. O ensaio investigativo desenvolvido com 22 crianças (com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos) procura identificar evidências da influência da Filosofia para Crianças, enquanto estratégia para desenvolver o pensamento crítico em crianças da educação pré-escolar. Este estudo qualitativo, de caráter descritivo, recorreu ao vídeo como instrumento de recolha de dados. As gravações, transcritas e sujeitas a uma análise de conteúdo, originaram um conjunto de resultados que confirmaram que as sessões de Filosofia para Crianças tiveram um impacto no grupo de crianças, na medida em que lhes permitiram pensar e partilhar o seu posicionamento face ao universo de visões do mundo e de valores presentes nos textos escolhidos para a exploração dos diferentes temas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03T14:38:14Z 2022-07-06 2022-07-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7824 TID:203087526 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7824 |
identifier_str_mv |
TID:203087526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136999569883136 |