Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino, Carolina Contente
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7719
Resumo: Na primeira parte deste Relatório de Ensino Supervisionado, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta-se, de forma sucinta, descritiva, crítica e reflexiva, o meu percurso desenvolvido ao longo deste ano e meio, com vista a salientar as experiências mais marcantes que foram vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Experiências estas que contribuíram para a minha formação profissional e pessoal, sendo todas elas muito diversificadas e significativas. Desde modo, torna-se impossível referi-las a todas num número limitado de páginas. Este relatório foca-se sobretudo no ciclo pedagógico, considerando a relevância da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão para a condução de uma boa prática profissional e destacando a importância do papel ativo da criança no seu percurso de aprendizagem, segundo os paradigmas sócio-construtivistas e humanistas que orientaram as minhas práticas. Na segunda parte do relatório, apresenta-se a dimensão investigativa, enquadrada na metodologia de investigação-ação, desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. Na investigação que foi implementada, pretende-se dar resposta à questão de partida que originou o estudo: “Quais as aprendizagens das crianças na elaboração de uma narrativa?” Desta forma, considera-se também o papel que as histórias exercem na vida de uma criança, permitindo-lhe compreender a realidade e conceber mundos imaginários. Este estudo visa analisar o desenvolvimento da competência narrativa em crianças de 5 anos, tendo em conta os objetivos definidos, as opções metodológicas, tal como a criação de ambientes propícios para o conto de histórias. Neste sentido, pretende-se entender e avaliar o processo de desenvolvimento da competência narrativa, tendo sido descrito e analisado todo o processo vivido com as crianças alvo do estudo, confirmando-se o valor da narrativa como instrumento pedagógico e didático, na procura do desenvolvimento cognitivo, emocional e linguístico das crianças.
id RCAP_d9037c1c7a75e337a15e2cd4a51cdb6f
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de InfânciaLer e construir narrativas com a famíliaEducação Pré-EscolarLiteratura infantilDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNa primeira parte deste Relatório de Ensino Supervisionado, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta-se, de forma sucinta, descritiva, crítica e reflexiva, o meu percurso desenvolvido ao longo deste ano e meio, com vista a salientar as experiências mais marcantes que foram vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Experiências estas que contribuíram para a minha formação profissional e pessoal, sendo todas elas muito diversificadas e significativas. Desde modo, torna-se impossível referi-las a todas num número limitado de páginas. Este relatório foca-se sobretudo no ciclo pedagógico, considerando a relevância da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão para a condução de uma boa prática profissional e destacando a importância do papel ativo da criança no seu percurso de aprendizagem, segundo os paradigmas sócio-construtivistas e humanistas que orientaram as minhas práticas. Na segunda parte do relatório, apresenta-se a dimensão investigativa, enquadrada na metodologia de investigação-ação, desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. Na investigação que foi implementada, pretende-se dar resposta à questão de partida que originou o estudo: “Quais as aprendizagens das crianças na elaboração de uma narrativa?” Desta forma, considera-se também o papel que as histórias exercem na vida de uma criança, permitindo-lhe compreender a realidade e conceber mundos imaginários. Este estudo visa analisar o desenvolvimento da competência narrativa em crianças de 5 anos, tendo em conta os objetivos definidos, as opções metodológicas, tal como a criação de ambientes propícios para o conto de histórias. Neste sentido, pretende-se entender e avaliar o processo de desenvolvimento da competência narrativa, tendo sido descrito e analisado todo o processo vivido com as crianças alvo do estudo, confirmando-se o valor da narrativa como instrumento pedagógico e didático, na procura do desenvolvimento cognitivo, emocional e linguístico das crianças.Gamboa, Maria José Nascimento SilvaIC-OnlineBernardino, Carolina Contente2022-09-23T14:51:41Z2022-07-062022-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7719TID:203068157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:49Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:36.931987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância
Ler e construir narrativas com a família
title Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância
spellingShingle Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância
Bernardino, Carolina Contente
Educação Pré-Escolar
Literatura infantil
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância
title_full Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância
title_fullStr Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância
title_full_unstemmed Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância
title_sort Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância
author Bernardino, Carolina Contente
author_facet Bernardino, Carolina Contente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gamboa, Maria José Nascimento Silva
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, Carolina Contente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Literatura infantil
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Literatura infantil
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Na primeira parte deste Relatório de Ensino Supervisionado, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta-se, de forma sucinta, descritiva, crítica e reflexiva, o meu percurso desenvolvido ao longo deste ano e meio, com vista a salientar as experiências mais marcantes que foram vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Experiências estas que contribuíram para a minha formação profissional e pessoal, sendo todas elas muito diversificadas e significativas. Desde modo, torna-se impossível referi-las a todas num número limitado de páginas. Este relatório foca-se sobretudo no ciclo pedagógico, considerando a relevância da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão para a condução de uma boa prática profissional e destacando a importância do papel ativo da criança no seu percurso de aprendizagem, segundo os paradigmas sócio-construtivistas e humanistas que orientaram as minhas práticas. Na segunda parte do relatório, apresenta-se a dimensão investigativa, enquadrada na metodologia de investigação-ação, desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. Na investigação que foi implementada, pretende-se dar resposta à questão de partida que originou o estudo: “Quais as aprendizagens das crianças na elaboração de uma narrativa?” Desta forma, considera-se também o papel que as histórias exercem na vida de uma criança, permitindo-lhe compreender a realidade e conceber mundos imaginários. Este estudo visa analisar o desenvolvimento da competência narrativa em crianças de 5 anos, tendo em conta os objetivos definidos, as opções metodológicas, tal como a criação de ambientes propícios para o conto de histórias. Neste sentido, pretende-se entender e avaliar o processo de desenvolvimento da competência narrativa, tendo sido descrito e analisado todo o processo vivido com as crianças alvo do estudo, confirmando-se o valor da narrativa como instrumento pedagógico e didático, na procura do desenvolvimento cognitivo, emocional e linguístico das crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-23T14:51:41Z
2022-07-06
2022-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7719
TID:203068157
url http://hdl.handle.net/10400.8/7719
identifier_str_mv TID:203068157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136998794985472