Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7719 |
Resumo: | Na primeira parte deste Relatório de Ensino Supervisionado, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta-se, de forma sucinta, descritiva, crítica e reflexiva, o meu percurso desenvolvido ao longo deste ano e meio, com vista a salientar as experiências mais marcantes que foram vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Experiências estas que contribuíram para a minha formação profissional e pessoal, sendo todas elas muito diversificadas e significativas. Desde modo, torna-se impossível referi-las a todas num número limitado de páginas. Este relatório foca-se sobretudo no ciclo pedagógico, considerando a relevância da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão para a condução de uma boa prática profissional e destacando a importância do papel ativo da criança no seu percurso de aprendizagem, segundo os paradigmas sócio-construtivistas e humanistas que orientaram as minhas práticas. Na segunda parte do relatório, apresenta-se a dimensão investigativa, enquadrada na metodologia de investigação-ação, desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. Na investigação que foi implementada, pretende-se dar resposta à questão de partida que originou o estudo: “Quais as aprendizagens das crianças na elaboração de uma narrativa?” Desta forma, considera-se também o papel que as histórias exercem na vida de uma criança, permitindo-lhe compreender a realidade e conceber mundos imaginários. Este estudo visa analisar o desenvolvimento da competência narrativa em crianças de 5 anos, tendo em conta os objetivos definidos, as opções metodológicas, tal como a criação de ambientes propícios para o conto de histórias. Neste sentido, pretende-se entender e avaliar o processo de desenvolvimento da competência narrativa, tendo sido descrito e analisado todo o processo vivido com as crianças alvo do estudo, confirmando-se o valor da narrativa como instrumento pedagógico e didático, na procura do desenvolvimento cognitivo, emocional e linguístico das crianças. |
id |
RCAP_d9037c1c7a75e337a15e2cd4a51cdb6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7719 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de InfânciaLer e construir narrativas com a famíliaEducação Pré-EscolarLiteratura infantilDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNa primeira parte deste Relatório de Ensino Supervisionado, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta-se, de forma sucinta, descritiva, crítica e reflexiva, o meu percurso desenvolvido ao longo deste ano e meio, com vista a salientar as experiências mais marcantes que foram vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Experiências estas que contribuíram para a minha formação profissional e pessoal, sendo todas elas muito diversificadas e significativas. Desde modo, torna-se impossível referi-las a todas num número limitado de páginas. Este relatório foca-se sobretudo no ciclo pedagógico, considerando a relevância da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão para a condução de uma boa prática profissional e destacando a importância do papel ativo da criança no seu percurso de aprendizagem, segundo os paradigmas sócio-construtivistas e humanistas que orientaram as minhas práticas. Na segunda parte do relatório, apresenta-se a dimensão investigativa, enquadrada na metodologia de investigação-ação, desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. Na investigação que foi implementada, pretende-se dar resposta à questão de partida que originou o estudo: “Quais as aprendizagens das crianças na elaboração de uma narrativa?” Desta forma, considera-se também o papel que as histórias exercem na vida de uma criança, permitindo-lhe compreender a realidade e conceber mundos imaginários. Este estudo visa analisar o desenvolvimento da competência narrativa em crianças de 5 anos, tendo em conta os objetivos definidos, as opções metodológicas, tal como a criação de ambientes propícios para o conto de histórias. Neste sentido, pretende-se entender e avaliar o processo de desenvolvimento da competência narrativa, tendo sido descrito e analisado todo o processo vivido com as crianças alvo do estudo, confirmando-se o valor da narrativa como instrumento pedagógico e didático, na procura do desenvolvimento cognitivo, emocional e linguístico das crianças.Gamboa, Maria José Nascimento SilvaIC-OnlineBernardino, Carolina Contente2022-09-23T14:51:41Z2022-07-062022-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7719TID:203068157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:49Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:36.931987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância Ler e construir narrativas com a família |
title |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância |
spellingShingle |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância Bernardino, Carolina Contente Educação Pré-Escolar Literatura infantil Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância |
title_full |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância |
title_fullStr |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância |
title_full_unstemmed |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância |
title_sort |
Refletindo e investigando a Prática Pedagógica na Educação de Infância |
author |
Bernardino, Carolina Contente |
author_facet |
Bernardino, Carolina Contente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gamboa, Maria José Nascimento Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardino, Carolina Contente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Literatura infantil Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Literatura infantil Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Na primeira parte deste Relatório de Ensino Supervisionado, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta-se, de forma sucinta, descritiva, crítica e reflexiva, o meu percurso desenvolvido ao longo deste ano e meio, com vista a salientar as experiências mais marcantes que foram vivenciadas em contexto de Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Experiências estas que contribuíram para a minha formação profissional e pessoal, sendo todas elas muito diversificadas e significativas. Desde modo, torna-se impossível referi-las a todas num número limitado de páginas. Este relatório foca-se sobretudo no ciclo pedagógico, considerando a relevância da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão para a condução de uma boa prática profissional e destacando a importância do papel ativo da criança no seu percurso de aprendizagem, segundo os paradigmas sócio-construtivistas e humanistas que orientaram as minhas práticas. Na segunda parte do relatório, apresenta-se a dimensão investigativa, enquadrada na metodologia de investigação-ação, desenvolvida no decorrer da Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. Na investigação que foi implementada, pretende-se dar resposta à questão de partida que originou o estudo: “Quais as aprendizagens das crianças na elaboração de uma narrativa?” Desta forma, considera-se também o papel que as histórias exercem na vida de uma criança, permitindo-lhe compreender a realidade e conceber mundos imaginários. Este estudo visa analisar o desenvolvimento da competência narrativa em crianças de 5 anos, tendo em conta os objetivos definidos, as opções metodológicas, tal como a criação de ambientes propícios para o conto de histórias. Neste sentido, pretende-se entender e avaliar o processo de desenvolvimento da competência narrativa, tendo sido descrito e analisado todo o processo vivido com as crianças alvo do estudo, confirmando-se o valor da narrativa como instrumento pedagógico e didático, na procura do desenvolvimento cognitivo, emocional e linguístico das crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-23T14:51:41Z 2022-07-06 2022-07-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7719 TID:203068157 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7719 |
identifier_str_mv |
TID:203068157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136998794985472 |