Diferença de género na educação: atraso, abandono escolar e abandono precoce em Portugal, 1991-2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Helena Maria Soares Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19997
Resumo: Esta tese contém 1 anexo em excel que só poderá ser consultado na Biblioteca.
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spelling Diferença de género na educação: atraso, abandono escolar e abandono precoce em Portugal, 1991-2011Abandono escolarAbandono precoce de educação e formaçãoAtraso escolarDiferenças de géneroContextos socioeconómicosEarly leavers from education and trainingSchool leaversGender differencesSchooling backwardnessSocio-economic contextDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta tese contém 1 anexo em excel que só poderá ser consultado na Biblioteca.Até aos anos 70 do século passado, as desigualdades de género na escolarização em Portugal eram desfavoráveis para as raparigas. A partir dos anos 80-90, verificou-se uma reviravolta na progressão escolar das raparigas, em termos comparativos. A literatura aponta para que, pelo menos desde meados dos anos 80 do século passado, as raparigas tendem a obter melhores resultados e são menos propensas à retenção do que os rapazes. Os resultados censitários mostram que entre 1991 e 2011, a população feminina portuguesa aumentou significativamente a sua permanência média no sistema de ensino, convergindo com a escolarização média da população masculina entre 2001 e 2011. O presente estudo mediu e cartografou a evolução das diferenças de género nos desempenhos escolares, através dos indicadores de atraso etário nos diversos ciclos de escolaridade, de abandono escolar entre os 10 e os 15 anos de idade, e de abandono precoce de educação e formação entre os 18 e os 24 anos de idade (APEF), em Portugal, nos dois intervalos intercensitários entre 1991 e 2001 e entre 2001 e 2011. Procurou também averiguar se essas diferenças se correlacionam com variáveis socioeconómica no território português no último ponto censitário, à escala concelhia. Os resultados mostram, em geral, uma acentuação da vantagem feminina a par de uma redução da heterogeneidade territorial das diferenças de género, com intensidades e ritmos diferentes segundo os ciclos de escolaridade e os referenciais etários e de escolaridade dos indicadores de abandono. Mostram, além disso, um efeito significativos das variáveis socioeconómicas na variação das diferenças de género à escala concelhia, apenas no APEF.Up until the 1970s, gender inequalities in schooling in Portugal were unfavourable to girls. The 1980s-90s were a turning point for girls in their comparative school progress. The literature points out that, at least since the mid-1980s, girls tend to perform better in school and are less likely to experience failure than boys. Census results show that between 1991 and 2011, Portuguese women significantly increased their average stay in the education system, converging with the average schooling of the male population between 2001 and 2011. This study measured and mapped the evolution of gender differences in school performance, using indicators of age-delay in the successive schooling cycles, school leaving rates among 10 to 15 year-olds, early leaving from education and training system among 18 to 24 year-olds (APEF) in Portugal, in the two census intervals between 1991 and 2001 and between 2001 and 2011. It also aimed to ascertain whether these differences correlate with socioeconomic variables in the Portuguese territory in the last census point, at the municipal level. Overall, the results show a growing female advantage in hand with a decrease in territorial heterogeneity regarding gender differences, with different intensities and at different rates according to the schooling cycles and the age and attainment referentials of the education leaving indicators. Moreover, they reveal a significant effect of socioeconomic variables on the variation of gender differences at the municipal level, but only in APEF.Santos, RuiAlmeida, SílviaRUNPires, Helena Maria Soares Teixeira2019-11-29T01:30:22Z2016-11-292016-10-132016-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19997TID:201547880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:47Zoai:run.unl.pt:10362/19997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:51.387689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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