A área da casinha na creche e no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordão, Maria de Fátima Ferreira Joaquim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10561
Resumo: Este projeto de investigação tem como temática a área da casinha na sala de creche e jardim-de-infância. A investigação partiu das vivências experienciadas, em duas instituições distintas: creche e jardim-de-infância, onde estagiei no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Este estudo teve como finalidade compreender como dinamizar a área da casinha de forma a potencializar as brincadeiras de faz-de-conta, compreender e interpretar as conceções e as práticas desenvolvidas pelas educadoras cooperantes sobre esta área. Foi também uma forma de contribuir para a implementação de melhorias na área da casinha nas duas salas. Na realização desta investigação foi adotada a metodologia qualitativa e o paradigma interpretativo particularizando-se na abordagem da investigação-ação, por ser a metodologia que melhor se enquadra na área da educação. Neste estudo podemos inferir que a dinamização da área da casinha passa pela integração de materiais interessantes e desafiadores, adequados à faixa etária, e que promovam brincadeiras de faz-de-conta e pela organização do espaço. Também inferimos que as conceções das educadoras de infância sobre a organização da área da casinha são fundamentais para promover o brincar faz-de-conta.
id RCAP_48940dca6d27c3b62c0390ee3ab20ff0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A área da casinha na creche e no jardim-de-infânciaEducador de infânciaÁrea da casinhaEspaçosMateriaisBrincar faz-de-contaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioPré-school teacherThe house areaSpacesMaterialsPlay make-believeEste projeto de investigação tem como temática a área da casinha na sala de creche e jardim-de-infância. A investigação partiu das vivências experienciadas, em duas instituições distintas: creche e jardim-de-infância, onde estagiei no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Este estudo teve como finalidade compreender como dinamizar a área da casinha de forma a potencializar as brincadeiras de faz-de-conta, compreender e interpretar as conceções e as práticas desenvolvidas pelas educadoras cooperantes sobre esta área. Foi também uma forma de contribuir para a implementação de melhorias na área da casinha nas duas salas. Na realização desta investigação foi adotada a metodologia qualitativa e o paradigma interpretativo particularizando-se na abordagem da investigação-ação, por ser a metodologia que melhor se enquadra na área da educação. Neste estudo podemos inferir que a dinamização da área da casinha passa pela integração de materiais interessantes e desafiadores, adequados à faixa etária, e que promovam brincadeiras de faz-de-conta e pela organização do espaço. Também inferimos que as conceções das educadoras de infância sobre a organização da área da casinha são fundamentais para promover o brincar faz-de-conta.This research project's has as thematic the area of the house in the nursery room and Kindergarten. The investigation started with the experienced experiences, in two different institutions nursery and kindergarten, where I interned within the Master in Pre-School Education. This study aimed to understand how dynamic area of the house in order to enhance the play make-believe, understand and interpret the conceptions and practices developed by cooperating teachers on this area. It was also a way to contribute to the implementation of improvements in the house area in the two rooms. In carrying out this research it was adopted a qualitative methodology and the interpretative paradigm individualising in the research-action approach, because it is the method that best fits in education. In this study we can infer that the dynamics of house area involves the integration of interesting and challenging materials, appropriate to the age group, and to promote the games of make-believe and the space organization. Also infer that the conceptions of kindergarten teachers on the organization of house area is vital to promote the play make-believe.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalFigueira, SofiaRepositório ComumJordão, Maria de Fátima Ferreira Joaquim2015-12-22T11:15:18Z2015-122015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10561TID:201601931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:02.654265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A área da casinha na creche e no jardim-de-infância
title A área da casinha na creche e no jardim-de-infância
spellingShingle A área da casinha na creche e no jardim-de-infância
Jordão, Maria de Fátima Ferreira Joaquim
Educador de infância
Área da casinha
Espaços
Materiais
Brincar faz-de-conta
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Pré-school teacher
The house area
Spaces
Materials
Play make-believe
title_short A área da casinha na creche e no jardim-de-infância
title_full A área da casinha na creche e no jardim-de-infância
title_fullStr A área da casinha na creche e no jardim-de-infância
title_full_unstemmed A área da casinha na creche e no jardim-de-infância
title_sort A área da casinha na creche e no jardim-de-infância
author Jordão, Maria de Fátima Ferreira Joaquim
author_facet Jordão, Maria de Fátima Ferreira Joaquim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, Sofia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Jordão, Maria de Fátima Ferreira Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Educador de infância
Área da casinha
Espaços
Materiais
Brincar faz-de-conta
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Pré-school teacher
The house area
Spaces
Materials
Play make-believe
topic Educador de infância
Área da casinha
Espaços
Materiais
Brincar faz-de-conta
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Pré-school teacher
The house area
Spaces
Materials
Play make-believe
description Este projeto de investigação tem como temática a área da casinha na sala de creche e jardim-de-infância. A investigação partiu das vivências experienciadas, em duas instituições distintas: creche e jardim-de-infância, onde estagiei no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Este estudo teve como finalidade compreender como dinamizar a área da casinha de forma a potencializar as brincadeiras de faz-de-conta, compreender e interpretar as conceções e as práticas desenvolvidas pelas educadoras cooperantes sobre esta área. Foi também uma forma de contribuir para a implementação de melhorias na área da casinha nas duas salas. Na realização desta investigação foi adotada a metodologia qualitativa e o paradigma interpretativo particularizando-se na abordagem da investigação-ação, por ser a metodologia que melhor se enquadra na área da educação. Neste estudo podemos inferir que a dinamização da área da casinha passa pela integração de materiais interessantes e desafiadores, adequados à faixa etária, e que promovam brincadeiras de faz-de-conta e pela organização do espaço. Também inferimos que as conceções das educadoras de infância sobre a organização da área da casinha são fundamentais para promover o brincar faz-de-conta.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22T11:15:18Z
2015-12
2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10561
TID:201601931
url http://hdl.handle.net/10400.26/10561
identifier_str_mv TID:201601931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135338067656704