Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Susana Filipa Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7024
Resumo: O presente relatório de estágio tem como objetivos analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais as vantagens de brincar no espaço exterior, conhecendo formas de tornar a utilização das tecnologias significativa nesse espaço. Como forma de analisar e refletir o trabalho que foi desenvolvido ao longo das intervenções recorremos aos materiais e instrumentos utilizados ao longo da prática, fundamentando com autores e referências o desenrolar do trabalho. Relativamente ao estudo em questão trata-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a participação de três educadoras de infância com diferentes anos de prática, cada uma delas com experiências e opiniões distintas. No relatório pretendeu-se em primeiro lugar demonstrar a importância de as crianças brincarem no exterior adquirindo aprendizagens essenciais à sua sobrevivência e desenvolvendo diversas competências (motoras, sociais, cognitivas, emocionais) que as fazem tornar-se independentes e autónomas. Em segundo lugar, considerando que as crianças agora estão tão familiarizadas com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e uma vez que podem oferecer-lhes novas perspetivas sobre as aprendizagens e brincadeiras no exterior, considero importante explorá-las, levando-as para o espaço exterior e tornando as crianças ativas com a sua utilização.
id RCAP_6883d50876ded38868fcf4d42ef3b1e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7024
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativasCriançasespaço exteriorbrincarTICnaturezachildrenoutdoor spaceplayICTnatureO presente relatório de estágio tem como objetivos analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais as vantagens de brincar no espaço exterior, conhecendo formas de tornar a utilização das tecnologias significativa nesse espaço. Como forma de analisar e refletir o trabalho que foi desenvolvido ao longo das intervenções recorremos aos materiais e instrumentos utilizados ao longo da prática, fundamentando com autores e referências o desenrolar do trabalho. Relativamente ao estudo em questão trata-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a participação de três educadoras de infância com diferentes anos de prática, cada uma delas com experiências e opiniões distintas. No relatório pretendeu-se em primeiro lugar demonstrar a importância de as crianças brincarem no exterior adquirindo aprendizagens essenciais à sua sobrevivência e desenvolvendo diversas competências (motoras, sociais, cognitivas, emocionais) que as fazem tornar-se independentes e autónomas. Em segundo lugar, considerando que as crianças agora estão tão familiarizadas com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e uma vez que podem oferecer-lhes novas perspetivas sobre as aprendizagens e brincadeiras no exterior, considero importante explorá-las, levando-as para o espaço exterior e tornando as crianças ativas com a sua utilização.This internship report aims to critically analyze the supervised teaching practice that was developed in the context of Preschool Education and Primary School and understand the advantages of playing in the outdoor space, knowing ways to make the use of technologies meaningful in this space. As a way to analyze and reflect on the work that was developed throughout the interventions, we used the materials and instruments used throughout the practice, using authors and references as a basis for the development of the work. Regarding the study in question, it is a qualitative research thatinvolved the participation of three kindergarten teachers with different years of practice,each with different experiences and opinions. The report aimed firstly to demonstrate theimportance of children playing outside acquiring essential learning for their survival anddeveloping various skills (motor, social, cognitive, emotional) that make them become independent and autonomous. Secondly, considering that children are now so familiar with information and communication technologies (ICT) and since they can offer them new perspectives on outdoor learning and play, I consider it important to explore them, taking them to the street and making children active with their use.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuFigueiredo, Maria PachecoRego, BelmiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLopes, Susana Filipa Marques2022-01-24T14:26:22Z2021-12-172021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7024TID:202896030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:10Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:49.981261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas
title Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas
spellingShingle Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas
Lopes, Susana Filipa Marques
Crianças
espaço exterior
brincar
TIC
natureza
children
outdoor space
play
ICT
nature
title_short Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas
title_full Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas
title_fullStr Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas
title_full_unstemmed Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas
title_sort Brincar no espaço exterior com as TIC: das práticas educativas às competências reflexivas e investigativas
author Lopes, Susana Filipa Marques
author_facet Lopes, Susana Filipa Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Maria Pacheco
Rego, Belmiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Susana Filipa Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
espaço exterior
brincar
TIC
natureza
children
outdoor space
play
ICT
nature
topic Crianças
espaço exterior
brincar
TIC
natureza
children
outdoor space
play
ICT
nature
description O presente relatório de estágio tem como objetivos analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais as vantagens de brincar no espaço exterior, conhecendo formas de tornar a utilização das tecnologias significativa nesse espaço. Como forma de analisar e refletir o trabalho que foi desenvolvido ao longo das intervenções recorremos aos materiais e instrumentos utilizados ao longo da prática, fundamentando com autores e referências o desenrolar do trabalho. Relativamente ao estudo em questão trata-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a participação de três educadoras de infância com diferentes anos de prática, cada uma delas com experiências e opiniões distintas. No relatório pretendeu-se em primeiro lugar demonstrar a importância de as crianças brincarem no exterior adquirindo aprendizagens essenciais à sua sobrevivência e desenvolvendo diversas competências (motoras, sociais, cognitivas, emocionais) que as fazem tornar-se independentes e autónomas. Em segundo lugar, considerando que as crianças agora estão tão familiarizadas com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e uma vez que podem oferecer-lhes novas perspetivas sobre as aprendizagens e brincadeiras no exterior, considero importante explorá-las, levando-as para o espaço exterior e tornando as crianças ativas com a sua utilização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
2021-12-17T00:00:00Z
2022-01-24T14:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7024
TID:202896030
url http://hdl.handle.net/10400.19/7024
identifier_str_mv TID:202896030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130919655702528