Envolvendo-me na natureza posso brincar,aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espadilha, Sara de Sá
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8016
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_e43a25b6688a16ba68896f0cbbfa5507
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Envolvendo-me na natureza posso brincar,aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infânciaCriançaDesenvolvimentoBrincarEspaço exteriorNatureza.ChildrenDevelopmentPlayOutdoor spaceNatureRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório constitui-se como uma análise crítica e reflexiva, sobre a Prática Profissional Supervisionada. Esta decorreu em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de vinte e duas crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, durante cerca de quatro meses. A problemática que dá nome ao relatório – Envolvendo-me na natureza posso brincar, aprender e crescer? - um estudo sobre a importância do espaço exterior no Jardim de Infância – surgiu no âmbito desta prática, dando continuidade à temática iniciada no contexto de Creche. Este documento aborda a importância do contacto com o espaço exterior para o desenvolvimento integral das crianças. Inscrita no paradigma qualitativo e interpretativo, a investigação é concebida tendo como base o estudo de caso etnográfico, na medida em que se estudou a forma com este grupo utiliza os jardins da organização educativa. Neste sentido, foi importante perceber quais os contributos do contacto com a natureza e com o espaço exterior para o desenvolvimento das crianças, assim como as perspetivas da coordenadora pedagógica e da equipa educativa da sala, em relação ao espaço exterior da organização educativa. A consulta documental, a observação direta, o inquérito por questionário e as conversas informais/diálogos com as crianças foram as técnicas de recolha de dados utilizadas. A triangulação das mesmas permitiu tecer um referencial teórico que foi complementado com registos decorrentes da prática e com bibliografia especializada. As principais conclusões deste estudo centram-se nos benefícios decorrentes da exploração do espaço exterior e da natureza – desenvolvimento e aquisição de diferentes competências, a nível motor, cognitivo e social. Saliente-se ainda que, possibilitou um conhecimento mais aprofundado sobre este grupo, permitindo conhecer as culturas lúdicas do mesmo.ABSTRACT This report is a critic and reflexive analysis on the Supervised Professional Practice, under a kindergarten context during a four month period, with twenty-two children which ages were comprised between 3 and 5 years old. The underlying thematic of the report emerges from the scope of this practice as continuity of the one developed under nursery context. An assessment on the importance of the outdoor space for the full development of children is conducted throughout the report. Conceived with foundations on an ethnographic study – as the interaction of the children involved with the gardens of the educational entity were under evaluation – the following research is part of the qualitative and interpretative paradigm sphere. Was therefore paramount, to acknowledge the connection between children development and contact with nature and the outdoor space as well as both the educational team and coordinator views in regards to the outdoor space and educational organization. Data collection was based on previous research and regulations, direct observation, on top of questionnaires and dialogues with children. All of the above enabled this theoretical guide that has been complemented with both specialized bibliography and personal notes as result of the practice. Study’s main conclusions are focused on the benefits from exploring the outdoor space and nature – acquisition and development of competences on a cognitive, motor and social level. Moreover, the study allowed the author to develop a deep understating on the group and its ludic behavior.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de EducaçãoFriães, RitaRCIPLEspadilha, Sara de Sá2018-02-01T14:24:55Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8016TID:201829100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:52ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Envolvendo-me na natureza posso brincar,aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância
title Envolvendo-me na natureza posso brincar,aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância
spellingShingle Envolvendo-me na natureza posso brincar,aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância
Espadilha, Sara de Sá
Criança
Desenvolvimento
Brincar
Espaço exterior
Natureza.
Children
Development
Play
Outdoor space
Nature
title_short Envolvendo-me na natureza posso brincar,aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância
title_full Envolvendo-me na natureza posso brincar,aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância
title_fullStr Envolvendo-me na natureza posso brincar,aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância
title_full_unstemmed Envolvendo-me na natureza posso brincar,aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância
title_sort Envolvendo-me na natureza posso brincar,aprender e crescer? - Um estudo sobre a importância do espaço exterior no jardim de infância
author Espadilha, Sara de Sá
author_facet Espadilha, Sara de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Friães, Rita
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Espadilha, Sara de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Desenvolvimento
Brincar
Espaço exterior
Natureza.
Children
Development
Play
Outdoor space
Nature
topic Criança
Desenvolvimento
Brincar
Espaço exterior
Natureza.
Children
Development
Play
Outdoor space
Nature
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
2017-04-07T00:00:00Z
2018-02-01T14:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8016
TID:201829100
url http://hdl.handle.net/10400.21/8016
identifier_str_mv TID:201829100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304525429800960