Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chultz, Gabriela Maffazzoni
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140952
Resumo: Proponho uma reflexão sobre a prática coreográfica em dança com uma comunidade específica: os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre – RS. Investigando um contexto institucional, público e de ensino, meu objeto de estudo centra-se no corpo como inscrição social e dançante, articulando procedimentos coreográficos com grandes grupos. Busco compreender a coreografia, sobretudo, como ato político e como teorização de identidade – corporal, individual e social (FOSTER, 2011) –, além de compreendê-la como possível catalisador na proposta de indicar o corpo social como corpo dançante, e vice-versa. Para este projeto prático, escolho procedimentos ligados às danças urbanas, e especialmente a Hip Hop Dance, mantendo como principais referências estudos nacionais, Rodrigues (2006), Ribeiro e Cardoso (2011), e estudos estrangeiros, Faure Marie-Carmen Garcia (2002, 2003, 2005). Aspectos da etnografia, como o recurso fotográfico, são pensados como método de observação sobre o corpo e o gesto dos alunos, tendo como suportes os conceitos de capital, habitus e campo (BOURDIEU, 1994). A transposição de conceitos sociológicos para o âmbito da dança contemporânea é experimentada a fim de alimentar as reflexões que compreendem o corpo e suas relações sociais de poder e pertencimentos. Como referência disso, aponto autores como Sylvia Faure (2001), Helen Thomas (2003), Pierre-Emmanuel Sorignet (2004) e Suzane Weber da Silva (2010). Como método de pesquisa, opto pela teoria enraizada (STRAUSS; CORBIN, 1990; PAILLÉ 1994). Os resultados desse processo conduziram uma criação coreográfica em larga escala com um grupo de jovens do Colégio, acompanhada por esse memorial reflexivo-crítico de criação.
id URGS_24bab36e0260803913f38fb478bcec2d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140952
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Chultz, Gabriela MaffazzoniSilva, Suzane Weber da2016-05-13T02:07:57Z2016http://hdl.handle.net/10183/140952000991281Proponho uma reflexão sobre a prática coreográfica em dança com uma comunidade específica: os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre – RS. Investigando um contexto institucional, público e de ensino, meu objeto de estudo centra-se no corpo como inscrição social e dançante, articulando procedimentos coreográficos com grandes grupos. Busco compreender a coreografia, sobretudo, como ato político e como teorização de identidade – corporal, individual e social (FOSTER, 2011) –, além de compreendê-la como possível catalisador na proposta de indicar o corpo social como corpo dançante, e vice-versa. Para este projeto prático, escolho procedimentos ligados às danças urbanas, e especialmente a Hip Hop Dance, mantendo como principais referências estudos nacionais, Rodrigues (2006), Ribeiro e Cardoso (2011), e estudos estrangeiros, Faure Marie-Carmen Garcia (2002, 2003, 2005). Aspectos da etnografia, como o recurso fotográfico, são pensados como método de observação sobre o corpo e o gesto dos alunos, tendo como suportes os conceitos de capital, habitus e campo (BOURDIEU, 1994). A transposição de conceitos sociológicos para o âmbito da dança contemporânea é experimentada a fim de alimentar as reflexões que compreendem o corpo e suas relações sociais de poder e pertencimentos. Como referência disso, aponto autores como Sylvia Faure (2001), Helen Thomas (2003), Pierre-Emmanuel Sorignet (2004) e Suzane Weber da Silva (2010). Como método de pesquisa, opto pela teoria enraizada (STRAUSS; CORBIN, 1990; PAILLÉ 1994). Os resultados desse processo conduziram uma criação coreográfica em larga escala com um grupo de jovens do Colégio, acompanhada por esse memorial reflexivo-crítico de criação.I propose a reflection about the choreographic practice in dance with a specific community: the secondary school students from Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre – RS. Investigating an institutional, public and scholar context, my study object focuses on the body as social and dancing inscription, studying and articulating choreographic procedures with large groups. I try to understand the choreography especially as a political act and as theorization of identity - corporeal, individual, and social (FOSTER, 2011), as well as understand it as a possible catalyst in the proposal for imagine the social body as dancing body, and vice versa. For this practical project, I choose procedures related to urban dances, and especially the Hip Hop Dance by keeping as main references national studies, Rodrigues (2006), Ribeiro and Cardoso (2011), and foreign studies, Faure Marie-Carmen Garcia (2002, 2003, 2005). Ethnographic aspects, as the photographic resource, are thought of as observation method over the body and gesture of the students, taking as supports the concepts of capital, habitus and field (Bourdieu, 1994). The transposition of sociological concepts to the field of contemporary dance has been tried to feed the reflections that understand the body and its social power relations and belongings. I point out as reference authors like Sylvia Faure (2001), Helen Thomas (2003), Pierre-Emmanuel Sorignet (2004) and Suzane Weber da Silva (2010). As a research method I choose the grounded theory (STRAUSS; CORBIN, 1990; PAILLÉ 1994). The results of this process have led a choreographic creation on a large scale with a group of young students of the College, accompanied by this reflective-critical memorial of creation.application/pdfporDançaColégio Estadual Júlio de CastilhosCoreografiaCorpo socialHip hopDanceChoreographyDancing bodySocial bodyHip hop danceCoreografando em larga escala : corpo social, corpo dançanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991281.pdf000991281.pdfTexto completoapplication/pdf13922335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140952/1/000991281.pdfd4a073fba55522eda1d5490c55539efeMD51TEXT000991281.pdf.txt000991281.pdf.txtExtracted Texttext/plain289535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140952/2/000991281.pdf.txt2a16dfc40e00c3eef1bf401f99d70a87MD52THUMBNAIL000991281.pdf.jpg000991281.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140952/3/000991281.pdf.jpga6131f4b96cc6198a885cab4f99f6bd3MD5310183/1409522018-10-25 09:50:44.162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140952Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:50:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante
title Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante
spellingShingle Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante
Chultz, Gabriela Maffazzoni
Dança
Colégio Estadual Júlio de Castilhos
Coreografia
Corpo social
Hip hop
Dance
Choreography
Dancing body
Social body
Hip hop dance
title_short Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante
title_full Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante
title_fullStr Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante
title_full_unstemmed Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante
title_sort Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante
author Chultz, Gabriela Maffazzoni
author_facet Chultz, Gabriela Maffazzoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chultz, Gabriela Maffazzoni
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Suzane Weber da
contributor_str_mv Silva, Suzane Weber da
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Colégio Estadual Júlio de Castilhos
Coreografia
Corpo social
Hip hop
topic Dança
Colégio Estadual Júlio de Castilhos
Coreografia
Corpo social
Hip hop
Dance
Choreography
Dancing body
Social body
Hip hop dance
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
Choreography
Dancing body
Social body
Hip hop dance
description Proponho uma reflexão sobre a prática coreográfica em dança com uma comunidade específica: os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre – RS. Investigando um contexto institucional, público e de ensino, meu objeto de estudo centra-se no corpo como inscrição social e dançante, articulando procedimentos coreográficos com grandes grupos. Busco compreender a coreografia, sobretudo, como ato político e como teorização de identidade – corporal, individual e social (FOSTER, 2011) –, além de compreendê-la como possível catalisador na proposta de indicar o corpo social como corpo dançante, e vice-versa. Para este projeto prático, escolho procedimentos ligados às danças urbanas, e especialmente a Hip Hop Dance, mantendo como principais referências estudos nacionais, Rodrigues (2006), Ribeiro e Cardoso (2011), e estudos estrangeiros, Faure Marie-Carmen Garcia (2002, 2003, 2005). Aspectos da etnografia, como o recurso fotográfico, são pensados como método de observação sobre o corpo e o gesto dos alunos, tendo como suportes os conceitos de capital, habitus e campo (BOURDIEU, 1994). A transposição de conceitos sociológicos para o âmbito da dança contemporânea é experimentada a fim de alimentar as reflexões que compreendem o corpo e suas relações sociais de poder e pertencimentos. Como referência disso, aponto autores como Sylvia Faure (2001), Helen Thomas (2003), Pierre-Emmanuel Sorignet (2004) e Suzane Weber da Silva (2010). Como método de pesquisa, opto pela teoria enraizada (STRAUSS; CORBIN, 1990; PAILLÉ 1994). Os resultados desse processo conduziram uma criação coreográfica em larga escala com um grupo de jovens do Colégio, acompanhada por esse memorial reflexivo-crítico de criação.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-13T02:07:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140952
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991281
url http://hdl.handle.net/10183/140952
identifier_str_mv 000991281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140952/1/000991281.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140952/2/000991281.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140952/3/000991281.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4a073fba55522eda1d5490c55539efe
2a16dfc40e00c3eef1bf401f99d70a87
a6131f4b96cc6198a885cab4f99f6bd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085362959122432