Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140952 |
Resumo: | Proponho uma reflexão sobre a prática coreográfica em dança com uma comunidade específica: os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre – RS. Investigando um contexto institucional, público e de ensino, meu objeto de estudo centra-se no corpo como inscrição social e dançante, articulando procedimentos coreográficos com grandes grupos. Busco compreender a coreografia, sobretudo, como ato político e como teorização de identidade – corporal, individual e social (FOSTER, 2011) –, além de compreendê-la como possível catalisador na proposta de indicar o corpo social como corpo dançante, e vice-versa. Para este projeto prático, escolho procedimentos ligados às danças urbanas, e especialmente a Hip Hop Dance, mantendo como principais referências estudos nacionais, Rodrigues (2006), Ribeiro e Cardoso (2011), e estudos estrangeiros, Faure Marie-Carmen Garcia (2002, 2003, 2005). Aspectos da etnografia, como o recurso fotográfico, são pensados como método de observação sobre o corpo e o gesto dos alunos, tendo como suportes os conceitos de capital, habitus e campo (BOURDIEU, 1994). A transposição de conceitos sociológicos para o âmbito da dança contemporânea é experimentada a fim de alimentar as reflexões que compreendem o corpo e suas relações sociais de poder e pertencimentos. Como referência disso, aponto autores como Sylvia Faure (2001), Helen Thomas (2003), Pierre-Emmanuel Sorignet (2004) e Suzane Weber da Silva (2010). Como método de pesquisa, opto pela teoria enraizada (STRAUSS; CORBIN, 1990; PAILLÉ 1994). Os resultados desse processo conduziram uma criação coreográfica em larga escala com um grupo de jovens do Colégio, acompanhada por esse memorial reflexivo-crítico de criação. |
id |
URGS_24bab36e0260803913f38fb478bcec2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140952 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Chultz, Gabriela MaffazzoniSilva, Suzane Weber da2016-05-13T02:07:57Z2016http://hdl.handle.net/10183/140952000991281Proponho uma reflexão sobre a prática coreográfica em dança com uma comunidade específica: os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre – RS. Investigando um contexto institucional, público e de ensino, meu objeto de estudo centra-se no corpo como inscrição social e dançante, articulando procedimentos coreográficos com grandes grupos. Busco compreender a coreografia, sobretudo, como ato político e como teorização de identidade – corporal, individual e social (FOSTER, 2011) –, além de compreendê-la como possível catalisador na proposta de indicar o corpo social como corpo dançante, e vice-versa. Para este projeto prático, escolho procedimentos ligados às danças urbanas, e especialmente a Hip Hop Dance, mantendo como principais referências estudos nacionais, Rodrigues (2006), Ribeiro e Cardoso (2011), e estudos estrangeiros, Faure Marie-Carmen Garcia (2002, 2003, 2005). Aspectos da etnografia, como o recurso fotográfico, são pensados como método de observação sobre o corpo e o gesto dos alunos, tendo como suportes os conceitos de capital, habitus e campo (BOURDIEU, 1994). A transposição de conceitos sociológicos para o âmbito da dança contemporânea é experimentada a fim de alimentar as reflexões que compreendem o corpo e suas relações sociais de poder e pertencimentos. Como referência disso, aponto autores como Sylvia Faure (2001), Helen Thomas (2003), Pierre-Emmanuel Sorignet (2004) e Suzane Weber da Silva (2010). Como método de pesquisa, opto pela teoria enraizada (STRAUSS; CORBIN, 1990; PAILLÉ 1994). Os resultados desse processo conduziram uma criação coreográfica em larga escala com um grupo de jovens do Colégio, acompanhada por esse memorial reflexivo-crítico de criação.I propose a reflection about the choreographic practice in dance with a specific community: the secondary school students from Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre – RS. Investigating an institutional, public and scholar context, my study object focuses on the body as social and dancing inscription, studying and articulating choreographic procedures with large groups. I try to understand the choreography especially as a political act and as theorization of identity - corporeal, individual, and social (FOSTER, 2011), as well as understand it as a possible catalyst in the proposal for imagine the social body as dancing body, and vice versa. For this practical project, I choose procedures related to urban dances, and especially the Hip Hop Dance by keeping as main references national studies, Rodrigues (2006), Ribeiro and Cardoso (2011), and foreign studies, Faure Marie-Carmen Garcia (2002, 2003, 2005). Ethnographic aspects, as the photographic resource, are thought of as observation method over the body and gesture of the students, taking as supports the concepts of capital, habitus and field (Bourdieu, 1994). The transposition of sociological concepts to the field of contemporary dance has been tried to feed the reflections that understand the body and its social power relations and belongings. I point out as reference authors like Sylvia Faure (2001), Helen Thomas (2003), Pierre-Emmanuel Sorignet (2004) and Suzane Weber da Silva (2010). As a research method I choose the grounded theory (STRAUSS; CORBIN, 1990; PAILLÉ 1994). The results of this process have led a choreographic creation on a large scale with a group of young students of the College, accompanied by this reflective-critical memorial of creation.application/pdfporDançaColégio Estadual Júlio de CastilhosCoreografiaCorpo socialHip hopDanceChoreographyDancing bodySocial bodyHip hop danceCoreografando em larga escala : corpo social, corpo dançanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991281.pdf000991281.pdfTexto completoapplication/pdf13922335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140952/1/000991281.pdfd4a073fba55522eda1d5490c55539efeMD51TEXT000991281.pdf.txt000991281.pdf.txtExtracted Texttext/plain289535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140952/2/000991281.pdf.txt2a16dfc40e00c3eef1bf401f99d70a87MD52THUMBNAIL000991281.pdf.jpg000991281.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140952/3/000991281.pdf.jpga6131f4b96cc6198a885cab4f99f6bd3MD5310183/1409522018-10-25 09:50:44.162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140952Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:50:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante |
title |
Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante |
spellingShingle |
Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante Chultz, Gabriela Maffazzoni Dança Colégio Estadual Júlio de Castilhos Coreografia Corpo social Hip hop Dance Choreography Dancing body Social body Hip hop dance |
title_short |
Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante |
title_full |
Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante |
title_fullStr |
Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante |
title_full_unstemmed |
Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante |
title_sort |
Coreografando em larga escala : corpo social, corpo dançante |
author |
Chultz, Gabriela Maffazzoni |
author_facet |
Chultz, Gabriela Maffazzoni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chultz, Gabriela Maffazzoni |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Suzane Weber da |
contributor_str_mv |
Silva, Suzane Weber da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Colégio Estadual Júlio de Castilhos Coreografia Corpo social Hip hop |
topic |
Dança Colégio Estadual Júlio de Castilhos Coreografia Corpo social Hip hop Dance Choreography Dancing body Social body Hip hop dance |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dance Choreography Dancing body Social body Hip hop dance |
description |
Proponho uma reflexão sobre a prática coreográfica em dança com uma comunidade específica: os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre – RS. Investigando um contexto institucional, público e de ensino, meu objeto de estudo centra-se no corpo como inscrição social e dançante, articulando procedimentos coreográficos com grandes grupos. Busco compreender a coreografia, sobretudo, como ato político e como teorização de identidade – corporal, individual e social (FOSTER, 2011) –, além de compreendê-la como possível catalisador na proposta de indicar o corpo social como corpo dançante, e vice-versa. Para este projeto prático, escolho procedimentos ligados às danças urbanas, e especialmente a Hip Hop Dance, mantendo como principais referências estudos nacionais, Rodrigues (2006), Ribeiro e Cardoso (2011), e estudos estrangeiros, Faure Marie-Carmen Garcia (2002, 2003, 2005). Aspectos da etnografia, como o recurso fotográfico, são pensados como método de observação sobre o corpo e o gesto dos alunos, tendo como suportes os conceitos de capital, habitus e campo (BOURDIEU, 1994). A transposição de conceitos sociológicos para o âmbito da dança contemporânea é experimentada a fim de alimentar as reflexões que compreendem o corpo e suas relações sociais de poder e pertencimentos. Como referência disso, aponto autores como Sylvia Faure (2001), Helen Thomas (2003), Pierre-Emmanuel Sorignet (2004) e Suzane Weber da Silva (2010). Como método de pesquisa, opto pela teoria enraizada (STRAUSS; CORBIN, 1990; PAILLÉ 1994). Os resultados desse processo conduziram uma criação coreográfica em larga escala com um grupo de jovens do Colégio, acompanhada por esse memorial reflexivo-crítico de criação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-13T02:07:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140952 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991281 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140952 |
identifier_str_mv |
000991281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140952/1/000991281.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140952/2/000991281.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140952/3/000991281.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d4a073fba55522eda1d5490c55539efe 2a16dfc40e00c3eef1bf401f99d70a87 a6131f4b96cc6198a885cab4f99f6bd3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085362959122432 |