Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durães, Joana Sofia Meira Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19730
Resumo: No presente estudo, de caracter qualitativo, pretendeu-se compreender as ideias dos educadores de infância sobre o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância. Participaram neste estudo 59 educadoras de infância da região de Lisboa. Os dados obtidos e analisados através de uma análise de conteúdo, revelam que as educadoras referem-se ao direito de participação em função de quatro dimensões: contribuir, ser ouvida, ter agência e tomar decisões. Os resultados obtidos revelam ainda que as educadoras consideram que o exercício de participação resulta em benefícios a nível individual para as crianças, tais como bem-estar e autoestima. No que diz respeito aos benefícios a nível individual, no discurso das educadoras, emergem conceitos propostos da teoria da autodeterminação de Ryan e Deci (2000). No que diz respeito às condições necessárias para a implementação deste direito em contexto de jardim de infância, as educadoras reconhecem a necessidade de práticas de promoção centradas no seu papel enquanto educadoras; contudo, identificam desafios à promoção do direito de participação focados nas características das crianças. As práticas pedagógicas mencionadas pelas educadoras como facilitadoras da participação das crianças afiguram-se importantes para sensibilizar a comunidade científica no sentido de operacionalizar o exercício do direito de participação das crianças em jardim de infância.
id RCAP_48f2e5390591044b0f680e1185bd1f79
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19730
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadorasPsicologia educacionalEducação infantilEducadoras de infânciaPrática pedagógicaCriançaDireito de participaçãoChildren's participation rightTeachers ideaPreschoolNo presente estudo, de caracter qualitativo, pretendeu-se compreender as ideias dos educadores de infância sobre o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância. Participaram neste estudo 59 educadoras de infância da região de Lisboa. Os dados obtidos e analisados através de uma análise de conteúdo, revelam que as educadoras referem-se ao direito de participação em função de quatro dimensões: contribuir, ser ouvida, ter agência e tomar decisões. Os resultados obtidos revelam ainda que as educadoras consideram que o exercício de participação resulta em benefícios a nível individual para as crianças, tais como bem-estar e autoestima. No que diz respeito aos benefícios a nível individual, no discurso das educadoras, emergem conceitos propostos da teoria da autodeterminação de Ryan e Deci (2000). No que diz respeito às condições necessárias para a implementação deste direito em contexto de jardim de infância, as educadoras reconhecem a necessidade de práticas de promoção centradas no seu papel enquanto educadoras; contudo, identificam desafios à promoção do direito de participação focados nas características das crianças. As práticas pedagógicas mencionadas pelas educadoras como facilitadoras da participação das crianças afiguram-se importantes para sensibilizar a comunidade científica no sentido de operacionalizar o exercício do direito de participação das crianças em jardim de infância.This qualitative study aimed to understand the preschool teachers about the children’s right of participation in early childhood education. Participated in this study 59 preschool teachers from Lisbon. The results obtained, through content analysis, revealed that the professionals refer to the right of participation according to four dimensions: to contribute,to be heard, to have agency and to make decisions. The results also reveals that the preschool teachers consider that the participation results in personal development as na outcome for young children, such as well-being and self-esteem. Regarding the personal development, in the enterviews, the preschool teachers proposed concepts related to the Ryan and Deci (2000) self-determination theory. As regards the conditions necessary for the implementation of the children right in preschool context, educators recognize the need for practices centered on their role as educators; however, identify challenges to the promotion of the right to participation focused on the characteristics of children. The pedagogical practices mentioned by the educators as facilitators of the participation of the children seem important to sensitize the scientific community in order to operationalize the exercise of the children’s right of participation.2020-01-29T12:03:59Z2018-12-18T00:00:00Z2018-12-182018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/19730TID:202179770porDurães, Joana Sofia Meira Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:15Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:27.114936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras
title Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras
spellingShingle Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras
Durães, Joana Sofia Meira Pinto
Psicologia educacional
Educação infantil
Educadoras de infância
Prática pedagógica
Criança
Direito de participação
Children's participation right
Teachers idea
Preschool
title_short Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras
title_full Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras
title_fullStr Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras
title_full_unstemmed Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras
title_sort Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: As ideias das educadoras
author Durães, Joana Sofia Meira Pinto
author_facet Durães, Joana Sofia Meira Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Durães, Joana Sofia Meira Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Educação infantil
Educadoras de infância
Prática pedagógica
Criança
Direito de participação
Children's participation right
Teachers idea
Preschool
topic Psicologia educacional
Educação infantil
Educadoras de infância
Prática pedagógica
Criança
Direito de participação
Children's participation right
Teachers idea
Preschool
description No presente estudo, de caracter qualitativo, pretendeu-se compreender as ideias dos educadores de infância sobre o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância. Participaram neste estudo 59 educadoras de infância da região de Lisboa. Os dados obtidos e analisados através de uma análise de conteúdo, revelam que as educadoras referem-se ao direito de participação em função de quatro dimensões: contribuir, ser ouvida, ter agência e tomar decisões. Os resultados obtidos revelam ainda que as educadoras consideram que o exercício de participação resulta em benefícios a nível individual para as crianças, tais como bem-estar e autoestima. No que diz respeito aos benefícios a nível individual, no discurso das educadoras, emergem conceitos propostos da teoria da autodeterminação de Ryan e Deci (2000). No que diz respeito às condições necessárias para a implementação deste direito em contexto de jardim de infância, as educadoras reconhecem a necessidade de práticas de promoção centradas no seu papel enquanto educadoras; contudo, identificam desafios à promoção do direito de participação focados nas características das crianças. As práticas pedagógicas mencionadas pelas educadoras como facilitadoras da participação das crianças afiguram-se importantes para sensibilizar a comunidade científica no sentido de operacionalizar o exercício do direito de participação das crianças em jardim de infância.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18T00:00:00Z
2018-12-18
2018-09
2020-01-29T12:03:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19730
TID:202179770
url http://hdl.handle.net/10071/19730
identifier_str_mv TID:202179770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134723356753920