Perceções das crianças em relação ao direito de participação em salas de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charrano, Beatriz Fragoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19231
Resumo: Em Portugal, são poucos os estudos que abordam as ideias das crianças sobre o direito de participação. No presente estudo, de caráter qualitativo, pretendeu-se compreender as ideias das crianças, relativamente ao seu direito de participação em contexto pré-escolar. Participaram neste estudo 336 crianças, sendo que 51.5% eram do sexo feminino e 48.5% eram do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 44 e os 84 meses (M = 63.74, DP = 8.05). Os dados foram recolhidos através de uma entrevista estruturada. Os resultados obtidos, através de uma análise de conteúdo, revelam que as crianças têm perceções positivas das salas caracterizadas pela participação, associando a participação a bem-estar e a emoções positivas, enquanto revelam perceções negativas das salas em que não há participação. Relativamente às salas descritas como sendo de participação, os participantes afirmam que as crianças se vão sentir melhor, divertir e gostar mais da sala, nomeadamente por terem oportunidades para escolher. A sala de não participação é mais associada à aprendizagem. As crianças assumem que a sala e a educadora mais parecidas com as suas são aquelas que são descritas na narrativa de participação. Os resultados obtidos revelaram, ainda, que o brincar é a atividade preferida da criança. O principal contributo deste estudo é que, através das perspetivas das crianças, foi possível compreender que as crianças percebem, de facto, as diferenças entre salas descritas como sendo de participação e de não participação.
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