Educação escoteira e ensino de ciências: possíveis aproximações e contribuições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana de Marchi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28102020-183824/
Resumo: Neste trabalho de pesquisa, o objetivo central foi entender como acontece a educação científica no âmbito do Movimento Escoteiro. Atualmente, o escotismo mobiliza, somente no Brasil, mais de 100 mil pessoas, contando com um programa educativo onde foram encontradas diversas iniciativas que desenvolvem atividades científicas. As especialidades relacionadas a ciência e tecnologia foram analisadas a partir de uma matriz baseada naquela apresentada por Engeströn (2001). Para as atividades da progressão pessoal, foi estruturada uma caracterização baseada em eixos temáticos transversais ao programa dos quatro Ramos, identificados durante a análise. Ao final, são feitos alguns apontamentos a respeito do cenário estudado.
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