Educação escoteira e ensino de ciências: possíveis aproximações e contribuições
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28102020-183824/ |
Resumo: | Neste trabalho de pesquisa, o objetivo central foi entender como acontece a educação científica no âmbito do Movimento Escoteiro. Atualmente, o escotismo mobiliza, somente no Brasil, mais de 100 mil pessoas, contando com um programa educativo onde foram encontradas diversas iniciativas que desenvolvem atividades científicas. As especialidades relacionadas a ciência e tecnologia foram analisadas a partir de uma matriz baseada naquela apresentada por Engeströn (2001). Para as atividades da progressão pessoal, foi estruturada uma caracterização baseada em eixos temáticos transversais ao programa dos quatro Ramos, identificados durante a análise. Ao final, são feitos alguns apontamentos a respeito do cenário estudado. |
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Educação escoteira e ensino de ciências: possíveis aproximações e contribuiçõesScout education and science teaching: possible intersections and contributions.EducaçãoEducação científicaEducação não formalEducationEscotismoNon-formal educationScience educationScoutingNeste trabalho de pesquisa, o objetivo central foi entender como acontece a educação científica no âmbito do Movimento Escoteiro. Atualmente, o escotismo mobiliza, somente no Brasil, mais de 100 mil pessoas, contando com um programa educativo onde foram encontradas diversas iniciativas que desenvolvem atividades científicas. As especialidades relacionadas a ciência e tecnologia foram analisadas a partir de uma matriz baseada naquela apresentada por Engeströn (2001). Para as atividades da progressão pessoal, foi estruturada uma caracterização baseada em eixos temáticos transversais ao programa dos quatro Ramos, identificados durante a análise. Ao final, são feitos alguns apontamentos a respeito do cenário estudado.In this research, the main goal was to understand how science education happens within the Scout Movement. Currently Scouting mobilizes, in Brazil alone, more than 100 thousand people, counting on an educational program where several initiatives were found to develop scientific activities. The merit badges related to science and technology were analyzed from a matrix based on that presented by Engeströn (2001). For personal progression activities, a characterization was held based on thematic axes transversal to the program of the four age ranges, identified during the analysis. At the end, some notes are made about the scenario studied.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Andre MachadoOliveira, Mariana de Marchi2020-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28102020-183824/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-12T01:49:25Zoai:teses.usp.br:tde-28102020-183824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-12T01:49:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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