Estratégias de trabalho colaborativo com recurso a ferramentas da Web, um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Júlio Manuel da Costa e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35751
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_491e852b12fe161b112b50c50dfa09d1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35751
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de trabalho colaborativo com recurso a ferramentas da Web, um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino BásicoStrategies for collaborative work using Web tools, a case study in the elementary school371.68Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)O apetrechamento das escolas do Ensino Básico com salas de informática, assim como a disponibilização de computadores pessoais a crianças de tenra idade, dotou as escolas do 1º Ciclo de ferramentas pedagógicas inovadoras e permitiu o desenvolvimento de projetos anteriormente irrealizáveis. A integração destas tecnologias no ensino tem sido matéria de investigação ao longo dos últimos anos e tem permitido uma reflexão aprofundada sobre estas novas práticas pedagógicas. Com esta investigação pretende-se dar um pequeno contributo para o estudo da implementação de tecnologias educativas neste nível de ensino. Analisa-se a utilização de ferramentas da web (Google Docs, Photo Story, Youtube e Blogger) num contexto de trabalho colaborativo na sala de aula. Este estudo teve a participação de 22 alunos do 4º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, de uma escola do distrito de Viana do Castelo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e procurou-se compreender de que forma estas ferramentas podem contribuir para a dinamização de um projeto de caráter colaborativo, no contexto de uma sala de aulas. O estudo sugere que a utilização destes recursos pode constituir-se como uma ótima experiência de aprendizagem e de promoção do trabalho colaborativo. Evidencia também as suas limitações, assim como as dificuldades sentidas na utilização de algumas dessas ferramentas. Assim, em função dos resultados obtidos, sugere-se a implementação de projetos desta natureza junto de crianças desta faixa etária e defende-se a sua importância na dinamização de atividades de grupo.Furnishing of Basic Education schools with computer rooms, as well as providing children with personal computers at an early age, granted 1º Ciclo schools with innovative pedagogical tools and allowed the development of projects that were impossible before. The integration of such technologies at teaching has been the subject of investigation for the last years and has allowed a deep reflection on this new pedagogical praxis. This investigation intends to give a small contribution for the study of educational technology implementation at this level of teaching. There is an analysis of the usage of web tools (Google Docs, Photo Story, Youtube and Blogger) in contexts of collaborative work in the classroom. This study had the participation of 22 students in the 4th grade, aged 9 and 10 years old, from a school at Viana do Castelo district. The methodology used is case study and the aim is to understand how these tools can contribute to the development of collaborative work project in classroom context. The study suggests that the usage of these resources can be an excellent learning experience as well as promoting collaborative work. It also enhances its shortcomings, and the difficulties felt by the usage of some of these tools. Thus, from the obtained results, we suggest the implementation of such projects at this age group and we defend its importance in the development of group activities.Osório, António JoséUniversidade do MinhoCunha, Júlio Manuel da Costa e20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35751por201513021info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:01.805811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de trabalho colaborativo com recurso a ferramentas da Web, um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
Strategies for collaborative work using Web tools, a case study in the elementary school
title Estratégias de trabalho colaborativo com recurso a ferramentas da Web, um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Estratégias de trabalho colaborativo com recurso a ferramentas da Web, um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
Cunha, Júlio Manuel da Costa e
371.68
title_short Estratégias de trabalho colaborativo com recurso a ferramentas da Web, um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Estratégias de trabalho colaborativo com recurso a ferramentas da Web, um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Estratégias de trabalho colaborativo com recurso a ferramentas da Web, um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Estratégias de trabalho colaborativo com recurso a ferramentas da Web, um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Estratégias de trabalho colaborativo com recurso a ferramentas da Web, um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Cunha, Júlio Manuel da Costa e
author_facet Cunha, Júlio Manuel da Costa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, António José
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Júlio Manuel da Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
topic 371.68
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/35751
url http://hdl.handle.net/1822/35751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201513021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132528503685120