RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/6352 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Educação |
id |
RCAP_4aa7a0fb2dceeacdb84dd76d4e5ff5d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6352 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico371.68Tese de Mestrado em EducaçãoA Robótica tem vindo a afirmar-se nos últimos anos como uma ferramenta pedagógica extremamente útil, ainda que emergente, em especial ao nível da educação científica e tecnológica. Neste contexto o 1º ciclo do Ensino Básico tem constituído o parente pobre, sendo raríssimos os estudos da aplicabilidade desta ferramenta neste nível de ensino. Este trabalho visa colmatar esta lacuna, uma vez que se trata de um estudo que aborda o desenvolvimento de um projecto de Robótica envolvendo a construção e a programação de robôs Lego Mindstorms por alunos do 1º ciclo. O projecto passou pela dramatização com os robôs da história popular da “Carochinha”. Cada um dos robôs envolvidos representava uma das personagens da história e tinha que seguir um conjunto de passos que emergiam da própria sequência dos acontecimentos da mesma. O estudo desenvolvido foi organizado em várias fases tendo incluído uma etapa de aprendizagem dos conceitos envolvidos por parte dos alunos participantes e o desenvolvimento da “peça” propriamente dita. Foram trabalhadas competências ao nível da Matemática, das Ciências, da Língua Portuguesa e das Expressões Dramática, Musical, Plástica e Tecnológica O estudo realizado foi de índole qualitativa, inserindo-se num paradigma interpretativo da investigação educativa. Foram usados como instrumentos de recolha de dados a observação directa, os registos em vídeo, questionários e entrevistas e ainda os documentos produzidos pelos alunos. Estes foram usados para aferir da evolução dos participantes ao longo do projecto e das suas atitudes perante o mesmo. Foram analisadas as competências trabalhadas nas actividades, bem como a relação destas com as filosofias construtivista e construcionista do processo de ensino/ aprendizagem.Robotics has become a very useful emergent pedagogical tool in the last few years, specially in the scientific and technological education. In this scenario, elementary education has been disregarded, being quite scarce the studies of the applicability of this tool to this teaching level. This work aims at making a contribution to minimize this problem, making a study that involves the development of a Robotics project, that included the construction and programming of Lego Mindstorms robotics kits by elementary school students. The project has gone through the dramatization of the popular tale “Carochinha”. Each of the robots involved represented one of the characters in the play, that has to follow a number of steps that emerged form the sequence of events in the story. The project was organized in a number of parts including a learning step where the students had to become acquainted with the main concepts involved in Robotics. Next, the dramatization of the play itself took place. A number of skills were developed in the areas of Mathematics, Science, Portuguese Language, Drama, Music, Arts and Technology. The study was of a qualitative nature. A number of instruments was used to gather data, namely direct observation, video filming, questionnaires and interviews, and also documents produced by the students. These were used to evaluate the evolution of the students along the project and their attitudes. The skills needed to the activities were analyzed as well as the relationship with the constructivist/ construcionist approaches to the learning processes.Coutinho, Clara PereiraCosta, Manuel F. M.Universidade do MinhoRibeiro, Célia Rosa2006-12-222006-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:42.884224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico |
title |
RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico Ribeiro, Célia Rosa 371.68 |
title_short |
RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Ribeiro, Célia Rosa |
author_facet |
Ribeiro, Célia Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coutinho, Clara Pereira Costa, Manuel F. M. Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Célia Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
371.68 |
topic |
371.68 |
description |
Tese de Mestrado em Educação |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-22 2006-12-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/6352 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/6352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132769489518592 |