Representações de atores educativos sobre os centros de formação de associação de escolas na regulação local da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moucho, Sara Cristina Gameiro Bento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61228
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023
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Assim, o objetivo desta dissertação é descrever e explicar a natureza das relações estabelecidas entre o CFAE e atores educativos mais relevantes ̶ administração central, administração local, parceiros ̶ e de que forma veem o CFAE enquanto estrutura do sistema educativo, partindo das representações dos participantes no estudo como um indicador de modos de regulação do sistema local. Nesta medida, o quadro teórico deste estudo incidiu sobre políticas públicas educativas, regulação da educação e interdependências locais. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa e descritiva, concretizada num estudo exploratório que se aproximou de um estudo de caso. Tomando como referência o território de um CFAE da região de Lisboa e Vale do Tejo, a problemática orientou-se segundo três eixos de análise: mapeamento dos atores educativos mais relevantes com quem o CFAE mantém relações de interdependência, a saber, administração central, administração local, parceiros e CFAE; caracterização das representações dos atores sobre o CFAE; caracterização das relações entre atores. Os dados recolhidos tiveram como base a análise documental e cinco entrevistas; para o seu tratamento, recorreu-se à análise de conteúdo. O estudo permitiu concluir que o CFAE, enquanto espaço sujeito a uma multirregulação, no exercício da sua autonomia (evidência de regulação local), afirma-se cada vez mais como uma organização que funciona como uma “interface”, ou um “pólo agregador” entre diferentes atores, sobretudo atores locais, fortalecendo relações consideradas próximas e complementares, mas não totalmente isentas de tensões. Estas relações são de natureza distinta, o que se explica atendendo às diferentes estratégias adotadas por cada ator, bem como aos recursos e interesses.The Schools Association Training Centers, over their thirty years of existence, have become a very important institution, taking into account their two main purposes, in accordance with the legal regulations that govern this educational organization: the management of teacher training /non-teaching and external evaluation of teaching performance. To this end, the Schools Association Training Centers establish a variety of interdependent relationships with other collective educational actors whose dynamics are still insufficiently studied. Thus, the objective of this dissertation is to describe and explain the nature of the relationships established between the Schools Association Training Centers and the most relevant educational actors ̶ central administration, local administration, partners ̶ and how they see the Schools Association Training Centers as a structure of the educational system, based on the representations of the participants in the study as an indicator of modes of regulation of the local system. To this extent, the theoretical framework of this study focused on public educational policies, the regulation of education and local interdependencies. A qualitative and descriptive methodological approach was adopted, implemented in an exploratory study that was close to a case study. Taking as a reference the territory of a Schools Association Training Center in the Lisbon and Tagus Valley region, the problem was guided according to three axes of analysis: mapping the most relevant educational actors with whom the Schools Association Training Center maintains interdependent relationships, namely, central administration, local administration, partners; characterization of actors' representations about the Schools Association Training Center; characterization of relationships between actors. The data collected was based on documentary analysis and five interviews; for its treatment, content analysis was used. The study allowed us to conclude that the Schools Association Training Centers, as a space subject to multi-regulation, in the exercise of its autonomy (evidence of local regulation), increasingly asserts itself as an organization that functions as an “interface”, or an “aggregating pole” between different actors, especially local actors, strengthening relationships considered close and complementary, but not completely free from tensions. These relationships are of a different nature, which can be explained by taking into account the different strategies adopted by each actor, as well as resources and interests.Viseu, SofiaRepositório da Universidade de LisboaMoucho, Sara Cristina Gameiro Bento2023-12-12T10:55:38Z20232023-09-272023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-18T01:21:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:52.431697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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