Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63734 |
Resumo: | Este artigo relaciona o estilo cognitivo "dependência-independência de campo" com o desempenho em tarefas envolvendo vários processos e recursos de atenção. Com uma amostra de 98 crianças e 95 adolescentes portugueses, foram aplicadas quatro tarefas de atenção: capacidade de armazenamento (Dígitos em ordem direta); memória de trabalho verbal (Dígitos em ordem inversa); capacidade para dirigir, mudar e manter a atenção (Código); e capacidade de atenção sustentada (Teste de Atenção e Rastreio Visual, VSAT). Recorreu-se, ainda, à aplicação de uma prova de fator g, tendo em vista o controle da inteligência. Os resultados revelam diferenças entre dependentes e independentes de campo, especialmente relevantes no grupo de crianças na prova de VSAT. Esses resultados abrem novas linhas de investigação para explicar a pior execução acadêmica dos indivíduos dependentes de campo. |
id |
RCAP_495e40ff97dda6d643e2bd97a6f95a10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63734 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portuguesesAttention processes and field dependence-independence: a study with portuguese children and adolescentsestilo cognitivodependência-independência de campoprocessos de atençãocognitive stylefield dependence-independenceattention processesEste artigo relaciona o estilo cognitivo "dependência-independência de campo" com o desempenho em tarefas envolvendo vários processos e recursos de atenção. Com uma amostra de 98 crianças e 95 adolescentes portugueses, foram aplicadas quatro tarefas de atenção: capacidade de armazenamento (Dígitos em ordem direta); memória de trabalho verbal (Dígitos em ordem inversa); capacidade para dirigir, mudar e manter a atenção (Código); e capacidade de atenção sustentada (Teste de Atenção e Rastreio Visual, VSAT). Recorreu-se, ainda, à aplicação de uma prova de fator g, tendo em vista o controle da inteligência. Os resultados revelam diferenças entre dependentes e independentes de campo, especialmente relevantes no grupo de crianças na prova de VSAT. Esses resultados abrem novas linhas de investigação para explicar a pior execução acadêmica dos indivíduos dependentes de campo.The present study relates the "field dependence-independence" cognitive style to the performance on tasks involving several attention processes and resources. With a 98 Portuguese children and 95 Portuguese adolescents sample, four attention tasks were applied: storage capacity (Digits Forward Test); verbal working memory (Digits Backward Test); capacity to focus, shift, and maintain attention (Digit Symbol Test); and capacity for sustained attention (Visual Search and Attention Test, VSAT). It was also applied a factor g test for intelligence control. Results showed differences on attention processes between field-dependence and field-independence cognitive styles. These differences are more evident in the children subgroup on VSAT. These results open new research topics to explain lowest academic performance of field-dependent children.(undefined)Universidade de Brasília (UnB)Universidade do MinhoGuisande, M. AdelinaAlmeida, Leandro S.Ponte, Filomena Ermida daTinajero, CarolinaPáramo, M. Fernanda20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63734porGuisande, M. Adelina, Almeida, Leandro S., Ponte, Filomena Ermida da, Tinajero, Carolina, & Páramo, M. Fernanda. (2009). Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(4), 561-567. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-377220090004000110102-37721806-344610.1590/S0102-37722009000400011http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a11v25n4.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:52.894005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses Attention processes and field dependence-independence: a study with portuguese children and adolescents |
title |
Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses |
spellingShingle |
Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses Guisande, M. Adelina estilo cognitivo dependência-independência de campo processos de atenção cognitive style field dependence-independence attention processes |
title_short |
Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses |
title_full |
Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses |
title_fullStr |
Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses |
title_full_unstemmed |
Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses |
title_sort |
Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses |
author |
Guisande, M. Adelina |
author_facet |
Guisande, M. Adelina Almeida, Leandro S. Ponte, Filomena Ermida da Tinajero, Carolina Páramo, M. Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro S. Ponte, Filomena Ermida da Tinajero, Carolina Páramo, M. Fernanda |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guisande, M. Adelina Almeida, Leandro S. Ponte, Filomena Ermida da Tinajero, Carolina Páramo, M. Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estilo cognitivo dependência-independência de campo processos de atenção cognitive style field dependence-independence attention processes |
topic |
estilo cognitivo dependência-independência de campo processos de atenção cognitive style field dependence-independence attention processes |
description |
Este artigo relaciona o estilo cognitivo "dependência-independência de campo" com o desempenho em tarefas envolvendo vários processos e recursos de atenção. Com uma amostra de 98 crianças e 95 adolescentes portugueses, foram aplicadas quatro tarefas de atenção: capacidade de armazenamento (Dígitos em ordem direta); memória de trabalho verbal (Dígitos em ordem inversa); capacidade para dirigir, mudar e manter a atenção (Código); e capacidade de atenção sustentada (Teste de Atenção e Rastreio Visual, VSAT). Recorreu-se, ainda, à aplicação de uma prova de fator g, tendo em vista o controle da inteligência. Os resultados revelam diferenças entre dependentes e independentes de campo, especialmente relevantes no grupo de crianças na prova de VSAT. Esses resultados abrem novas linhas de investigação para explicar a pior execução acadêmica dos indivíduos dependentes de campo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/63734 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/63734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Guisande, M. Adelina, Almeida, Leandro S., Ponte, Filomena Ermida da, Tinajero, Carolina, & Páramo, M. Fernanda. (2009). Processos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(4), 561-567. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000400011 0102-3772 1806-3446 10.1590/S0102-37722009000400011 http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a11v25n4.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133095195049984 |