Processos Atencionais e Dependência-Independência de Campo:: Estudo com Crianças e Adolescentes Portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guisande, M. Adelina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Ponte, Filomena Ermida da, Tinajero, Carolina, Páramo, M. Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17420
Resumo: The present study relates the “field dependence-independence” cognitive style to the performance on tasks involving several attention processes and resources. With a 98 Portuguese children and 95 Portuguese adolescents sample, four attention tasks were applied: storage capacity (Digits Forward Test); verbal working memory (Digits Backward Test); capacity to focus, shift, and maintain attention (Digit Symbol Test); and capacity for sustained attention (Visual Search and Attention Test, VSAT). It was also applied a factor g test for intelligence control. Results showed differences on attention processes between field-dependence and field-independence cognitive styles. These differences are more evident in the children subgroup on VSAT. These results open new research topics to explain lowest academic performance of field-dependent children.
id UNB-4_e871f3c3a7ed0f7416479f4cd4874da1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17420
network_acronym_str UNB-4
network_name_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository_id_str
spelling Processos Atencionais e Dependência-Independência de Campo:: Estudo com Crianças e Adolescentes PortuguesesEstilo cognitivoDependência-independência de campoProcessos de atençãoCognitive styleField dependence-independenceAttention processesThe present study relates the “field dependence-independence” cognitive style to the performance on tasks involving several attention processes and resources. With a 98 Portuguese children and 95 Portuguese adolescents sample, four attention tasks were applied: storage capacity (Digits Forward Test); verbal working memory (Digits Backward Test); capacity to focus, shift, and maintain attention (Digit Symbol Test); and capacity for sustained attention (Visual Search and Attention Test, VSAT). It was also applied a factor g test for intelligence control. Results showed differences on attention processes between field-dependence and field-independence cognitive styles. These differences are more evident in the children subgroup on VSAT. These results open new research topics to explain lowest academic performance of field-dependent children.Este artigo relaciona o estilo cognitivo “dependência-independência de campo” com o desempenho em tarefas envolvendo vários processos e recursos de atenção. Com uma amostra de 98 crianças e 95 adolescentes portugueses, foram aplicadas quatro tarefas de atenção: capacidade de armazenamento (Dígitos em ordem direta); memória de trabalho verbal (Dígitos em ordem inversa); capacidade para dirigir, mudar e manter a atenção (Código); e capacidade de atenção sustentada (Teste de Atenção e Rastreio Visual, VSAT). Recorreu-se, ainda, à aplicação de uma prova de fator g, tendo em vista o controle da inteligência. Os resultados revelam diferenças entre dependentes e independentes de campo, especialmente relevantes no grupo de crianças na prova de VSAT. Esses resultados abrem novas linhas de investigação para explicar a pior execução acadêmica dos indivíduos dependentes de campo.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2010-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/1742010.1590/S0102-37722009000400011Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 25 No. 4: Psicologia: Teoria e Pesquisa; 561Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 25 Núm. 4: Psicologia: Teoria e Pesquisa; 561Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 25 No. 4: Psicologia: Teoria e Pesquisa; 561Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 25 n. 4: Psicologia: Teoria e Pesquisa; 5611806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17420/15935Guisande, M. AdelinaAlmeida, Leandro S.Ponte, Filomena Ermida daTinajero, CarolinaPáramo, M. Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-19T17:28:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17420Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2018-10-19T17:28:39Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos Atencionais e Dependência-Independência de Campo:: Estudo com Crianças e Adolescentes Portugueses
title Processos Atencionais e Dependência-Independência de Campo:: Estudo com Crianças e Adolescentes Portugueses
spellingShingle Processos Atencionais e Dependência-Independência de Campo:: Estudo com Crianças e Adolescentes Portugueses
Guisande, M. Adelina
Estilo cognitivo
Dependência-independência de campo
Processos de atenção
Cognitive style
Field dependence-independence
Attention processes
title_short Processos Atencionais e Dependência-Independência de Campo:: Estudo com Crianças e Adolescentes Portugueses
title_full Processos Atencionais e Dependência-Independência de Campo:: Estudo com Crianças e Adolescentes Portugueses
title_fullStr Processos Atencionais e Dependência-Independência de Campo:: Estudo com Crianças e Adolescentes Portugueses
title_full_unstemmed Processos Atencionais e Dependência-Independência de Campo:: Estudo com Crianças e Adolescentes Portugueses
title_sort Processos Atencionais e Dependência-Independência de Campo:: Estudo com Crianças e Adolescentes Portugueses
author Guisande, M. Adelina
author_facet Guisande, M. Adelina
Almeida, Leandro S.
Ponte, Filomena Ermida da
Tinajero, Carolina
Páramo, M. Fernanda
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
Ponte, Filomena Ermida da
Tinajero, Carolina
Páramo, M. Fernanda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guisande, M. Adelina
Almeida, Leandro S.
Ponte, Filomena Ermida da
Tinajero, Carolina
Páramo, M. Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Estilo cognitivo
Dependência-independência de campo
Processos de atenção
Cognitive style
Field dependence-independence
Attention processes
topic Estilo cognitivo
Dependência-independência de campo
Processos de atenção
Cognitive style
Field dependence-independence
Attention processes
description The present study relates the “field dependence-independence” cognitive style to the performance on tasks involving several attention processes and resources. With a 98 Portuguese children and 95 Portuguese adolescents sample, four attention tasks were applied: storage capacity (Digits Forward Test); verbal working memory (Digits Backward Test); capacity to focus, shift, and maintain attention (Digit Symbol Test); and capacity for sustained attention (Visual Search and Attention Test, VSAT). It was also applied a factor g test for intelligence control. Results showed differences on attention processes between field-dependence and field-independence cognitive styles. These differences are more evident in the children subgroup on VSAT. These results open new research topics to explain lowest academic performance of field-dependent children.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17420
10.1590/S0102-37722009000400011
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17420
identifier_str_mv 10.1590/S0102-37722009000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17420/15935
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 25 No. 4: Psicologia: Teoria e Pesquisa; 561
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 25 Núm. 4: Psicologia: Teoria e Pesquisa; 561
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 25 No. 4: Psicologia: Teoria e Pesquisa; 561
Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 25 n. 4: Psicologia: Teoria e Pesquisa; 561
1806-3446
0102-3772
reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
collection Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv revistaptp@gmail.com
_version_ 1800211711686344704