Teatro para a infância no 1º ciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Mara Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6312
Resumo: O presente relatório com feição dissertativa pretende refletir sobre o trabalho desenvolvido no estágio I e II realizado no Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão, mais particularmente, em duas instituições: O Centro Escolar das Árvores e o Centro Escolar São Vicente Paula. É pretendido com este relatório a obtenção de grau de Mestre em Ensino de Teatro pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Pretendemos com este estudo salientar a importância do teatro para a infância. Na nossa perspetiva, a criança que assiste a espetáculos de teatro é mais criativa e demonstra maior capacidade de imaginação. No estágio realizado tivemos como preocupação a implementação de projetos ligados à expressão dramática, ao teatro, ao teatro para a infância e ao teatro infantil. A expressão dramática foi tida como uma metodologia, uma ferramenta e um alicerce comum em todos os projetos realizados pois, em nosso entender, é necessário ligar a prática à teoria e a expressão dramática promove o desenvolvimento global da capacidade de expressão e comunicação da criança. O presente relatório divide-se em duas partes: I - Enquadramento teórico II - Enquadramento prático. No enquadramento teórico abordaremos a temática “Teatro para a infância no 1ºciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1ºano”. Relativamente ao enquadramento prático, este inclui aquilo que foi a nossa experiência de estágio, a caracterização do meio envolvente, ou seja, a caracterização da cidade de Vila Real e das instituições do Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão onde se efetuou o referido estágio.
id RCAP_497c2f9684e87a258ed169f571c5d1b1
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Teatro para a infância no 1º ciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1º anoTeatroExpressão dramáticaCriançasO presente relatório com feição dissertativa pretende refletir sobre o trabalho desenvolvido no estágio I e II realizado no Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão, mais particularmente, em duas instituições: O Centro Escolar das Árvores e o Centro Escolar São Vicente Paula. É pretendido com este relatório a obtenção de grau de Mestre em Ensino de Teatro pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Pretendemos com este estudo salientar a importância do teatro para a infância. Na nossa perspetiva, a criança que assiste a espetáculos de teatro é mais criativa e demonstra maior capacidade de imaginação. No estágio realizado tivemos como preocupação a implementação de projetos ligados à expressão dramática, ao teatro, ao teatro para a infância e ao teatro infantil. A expressão dramática foi tida como uma metodologia, uma ferramenta e um alicerce comum em todos os projetos realizados pois, em nosso entender, é necessário ligar a prática à teoria e a expressão dramática promove o desenvolvimento global da capacidade de expressão e comunicação da criança. O presente relatório divide-se em duas partes: I - Enquadramento teórico II - Enquadramento prático. No enquadramento teórico abordaremos a temática “Teatro para a infância no 1ºciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1ºano”. Relativamente ao enquadramento prático, este inclui aquilo que foi a nossa experiência de estágio, a caracterização do meio envolvente, ou seja, a caracterização da cidade de Vila Real e das instituições do Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão onde se efetuou o referido estágio.The present report aims to describe the work developed during the internship held at the “Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão”, particulary in two institutions: the “ Centro Escolar das Árvores” and “Centro Escolar São Vicente Paula”, for the Masters in “ Ensino de Teatro” of the University of “Trás-os-Montes e Alto Douro”. This study aims to point out the importance of drama for children. In our perspective, the child who watches a play is prone to a more creative thinking and has a potential greater ability to use imagination. During the internship we aimed at the implementation of projects promoting dramatic expression, theater, drama for children and children’s drama. The dramatic expression was methodology used as a tool and common foundation throughout all the implemented projects, in our opinion, it is necessary to connect the practice to the theory, therefore the dramatic expression the best tool to promote the overall development of the child’s self-expression and communication skills. This report is divided in two parts: I - Theoretical framework. II - Practical framework. In the theoretical framework we will address the theme “Drama for children in the 1st basic education cycle: Scriptwriting for the creation of an original play suited for the public of the 1st grade”. The practical framework includes our internship experience, characterization of the surroundings, more specifically the city of Vila Real and the institutions of “Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão” where the internship was held.2016-07-29T10:09:50Z2016-07-29T00:00:00Z2016-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6312porCorreia, Mara Filipa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:03.143262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Teatro para a infância no 1º ciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1º ano
title Teatro para a infância no 1º ciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1º ano
spellingShingle Teatro para a infância no 1º ciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1º ano
Correia, Mara Filipa Ferreira
Teatro
Expressão dramática
Crianças
title_short Teatro para a infância no 1º ciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1º ano
title_full Teatro para a infância no 1º ciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1º ano
title_fullStr Teatro para a infância no 1º ciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1º ano
title_full_unstemmed Teatro para a infância no 1º ciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1º ano
title_sort Teatro para a infância no 1º ciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1º ano
author Correia, Mara Filipa Ferreira
author_facet Correia, Mara Filipa Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Mara Filipa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Expressão dramática
Crianças
topic Teatro
Expressão dramática
Crianças
description O presente relatório com feição dissertativa pretende refletir sobre o trabalho desenvolvido no estágio I e II realizado no Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão, mais particularmente, em duas instituições: O Centro Escolar das Árvores e o Centro Escolar São Vicente Paula. É pretendido com este relatório a obtenção de grau de Mestre em Ensino de Teatro pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Pretendemos com este estudo salientar a importância do teatro para a infância. Na nossa perspetiva, a criança que assiste a espetáculos de teatro é mais criativa e demonstra maior capacidade de imaginação. No estágio realizado tivemos como preocupação a implementação de projetos ligados à expressão dramática, ao teatro, ao teatro para a infância e ao teatro infantil. A expressão dramática foi tida como uma metodologia, uma ferramenta e um alicerce comum em todos os projetos realizados pois, em nosso entender, é necessário ligar a prática à teoria e a expressão dramática promove o desenvolvimento global da capacidade de expressão e comunicação da criança. O presente relatório divide-se em duas partes: I - Enquadramento teórico II - Enquadramento prático. No enquadramento teórico abordaremos a temática “Teatro para a infância no 1ºciclo do ensino básico: guião para a criação de uma peça original para o público do 1ºano”. Relativamente ao enquadramento prático, este inclui aquilo que foi a nossa experiência de estágio, a caracterização do meio envolvente, ou seja, a caracterização da cidade de Vila Real e das instituições do Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão onde se efetuou o referido estágio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-29T10:09:50Z
2016-07-29T00:00:00Z
2016-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6312
url http://hdl.handle.net/10348/6312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137148433072128