A metodologia da expressão dramática como auxiliar para as relações de género: o caso da turma de 3º ano do 1º ciclo da Escola EB 1 Nº 6 Vila Real (2014-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Elisa Isabel Serrão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7013
Resumo: O presente relatório com feição dissertativa pretende descrever, analisar e refletir sobre o estágio I e II realizado no Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão, mais particularmente na Escola Básica l n.º 6 de Vila Real, para obtenção do grau de Mestre no Mestrado em Ensino de Teatro na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este documento contempla uma fundamentação teórica e prática, bem como análise reflexiva acerca da temática de “A metodologia da expressão dramática como auxiliar para as relações de género no lº ciclo do ensino básico”. Com este estudo pretendemos salientar a importância da metodologia da expressão dramática como ferramenta para a transformação das relações de género no ambiente escolar, pois a escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento pessoal e social. O objetivo principal deste trabalho é refletir relativamente sobre os benifícios que a expressão dramática proporciona às crianças e qual o seu contributo para o valor pedagógico nas relações de género no lº ciclo do ensino básico. Procuramos aliar a prática à teoria, debruçando-nos sobre estudos relacionados com a expressão dramática, o jogo dramático, o teatro infantil e as relações de género para podermos compreender que é absolutamente necessário utilizar métodos diferentes quando trabalhamos com um público tão exigente como são as crianças.
id RCAP_861a5e574e9e518ba49dd43f545eb017
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A metodologia da expressão dramática como auxiliar para as relações de género: o caso da turma de 3º ano do 1º ciclo da Escola EB 1 Nº 6 Vila Real (2014-2015)TeatroExpressão dramáticaJogos dramáticosRelações de géneroO presente relatório com feição dissertativa pretende descrever, analisar e refletir sobre o estágio I e II realizado no Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão, mais particularmente na Escola Básica l n.º 6 de Vila Real, para obtenção do grau de Mestre no Mestrado em Ensino de Teatro na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este documento contempla uma fundamentação teórica e prática, bem como análise reflexiva acerca da temática de “A metodologia da expressão dramática como auxiliar para as relações de género no lº ciclo do ensino básico”. Com este estudo pretendemos salientar a importância da metodologia da expressão dramática como ferramenta para a transformação das relações de género no ambiente escolar, pois a escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento pessoal e social. O objetivo principal deste trabalho é refletir relativamente sobre os benifícios que a expressão dramática proporciona às crianças e qual o seu contributo para o valor pedagógico nas relações de género no lº ciclo do ensino básico. Procuramos aliar a prática à teoria, debruçando-nos sobre estudos relacionados com a expressão dramática, o jogo dramático, o teatro infantil e as relações de género para podermos compreender que é absolutamente necessário utilizar métodos diferentes quando trabalhamos com um público tão exigente como são as crianças.This report feature dissertation aims to describe, analyze and reflect on the first and second stage held in Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão, more particularly in lst cycle Basic School n.º 6 of Vila Real, for the degree of Master in the Master of Theatre education at the University of Trás- os- Montes e Alto Douro. This document includes theoretical and practical reasoning and reflective analysis on the subject of "The methodology of drama as a benefit to gender relations in the lst cycle of basic education." With this study we intend to notice the importance of the methodology of drama as a tool for the transformation of gender relations at school, because the school is a privileged space for personal and social development. The main objective of this work is to reflect about the benefits that drama provides on children and what their contribution to the educational value of gender relations in the lst cycle of basic education. We seek to combine the practice and the theory, addressing us about studies related to the drama, dramatic play, children's theater and gender relations in order to understand that it is absolutely necessary to use different methods when working with an audience as demanding as are the children.2016-12-06T14:36:17Z2016-12-06T00:00:00Z2016-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7013porFreitas, Elisa Isabel Serrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:13Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:08.493985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia da expressão dramática como auxiliar para as relações de género: o caso da turma de 3º ano do 1º ciclo da Escola EB 1 Nº 6 Vila Real (2014-2015)
title A metodologia da expressão dramática como auxiliar para as relações de género: o caso da turma de 3º ano do 1º ciclo da Escola EB 1 Nº 6 Vila Real (2014-2015)
spellingShingle A metodologia da expressão dramática como auxiliar para as relações de género: o caso da turma de 3º ano do 1º ciclo da Escola EB 1 Nº 6 Vila Real (2014-2015)
Freitas, Elisa Isabel Serrão
Teatro
Expressão dramática
Jogos dramáticos
Relações de género
title_short A metodologia da expressão dramática como auxiliar para as relações de género: o caso da turma de 3º ano do 1º ciclo da Escola EB 1 Nº 6 Vila Real (2014-2015)
title_full A metodologia da expressão dramática como auxiliar para as relações de género: o caso da turma de 3º ano do 1º ciclo da Escola EB 1 Nº 6 Vila Real (2014-2015)
title_fullStr A metodologia da expressão dramática como auxiliar para as relações de género: o caso da turma de 3º ano do 1º ciclo da Escola EB 1 Nº 6 Vila Real (2014-2015)
title_full_unstemmed A metodologia da expressão dramática como auxiliar para as relações de género: o caso da turma de 3º ano do 1º ciclo da Escola EB 1 Nº 6 Vila Real (2014-2015)
title_sort A metodologia da expressão dramática como auxiliar para as relações de género: o caso da turma de 3º ano do 1º ciclo da Escola EB 1 Nº 6 Vila Real (2014-2015)
author Freitas, Elisa Isabel Serrão
author_facet Freitas, Elisa Isabel Serrão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Elisa Isabel Serrão
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Expressão dramática
Jogos dramáticos
Relações de género
topic Teatro
Expressão dramática
Jogos dramáticos
Relações de género
description O presente relatório com feição dissertativa pretende descrever, analisar e refletir sobre o estágio I e II realizado no Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão, mais particularmente na Escola Básica l n.º 6 de Vila Real, para obtenção do grau de Mestre no Mestrado em Ensino de Teatro na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este documento contempla uma fundamentação teórica e prática, bem como análise reflexiva acerca da temática de “A metodologia da expressão dramática como auxiliar para as relações de género no lº ciclo do ensino básico”. Com este estudo pretendemos salientar a importância da metodologia da expressão dramática como ferramenta para a transformação das relações de género no ambiente escolar, pois a escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento pessoal e social. O objetivo principal deste trabalho é refletir relativamente sobre os benifícios que a expressão dramática proporciona às crianças e qual o seu contributo para o valor pedagógico nas relações de género no lº ciclo do ensino básico. Procuramos aliar a prática à teoria, debruçando-nos sobre estudos relacionados com a expressão dramática, o jogo dramático, o teatro infantil e as relações de género para podermos compreender que é absolutamente necessário utilizar métodos diferentes quando trabalhamos com um público tão exigente como são as crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06T14:36:17Z
2016-12-06T00:00:00Z
2016-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7013
url http://hdl.handle.net/10348/7013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137127044218880