Compreensão e pensamento crítico na aprendizagem da economia (numa turma do 11º ano)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosete, Cláudia Maria Sapinho Marques dos Santos, 1971-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7518
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_4aaf67eb4d70565f8d4faa2b5fd3efd1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7518
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreensão e pensamento crítico na aprendizagem da economia (numa turma do 11º ano)Ensino da economiaAprendizagemPensamento críticoEstratégias de aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012Este relatório, cujo tema é “Promover a compreensão e o pensamento crítico na aprendizagem da Economia (numa turma do 11.º ano), tem como objetivo apresentar os resultados da investigação produzida numa turma do curso de Ciências Socioeconómicas, da Escola Anselmo de Andrade, em Almada, sobre estratégias promotoras da compreensão e do pensamento crítico na aprendizagem da Economia A. A metodologia utilizada assumiu uma natureza qualitativa, privilegiando a perspetiva interpretativa, com recurso à pesquisa/análise documental, à entrevista semi-diretiva conjunta aos professores-pares, ao questionário aos alunos e à observação direta, como técnicas de recolha de dados. Com este trabalho pretendeu-se avaliar a pertinência do uso inter-relacionado da exposição interativa, da discussão, da elaboração de esquemas-síntese, do trabalho a pares, da pesquisa orientada e da realização de atividades sistematizadas em fichas, todas focadas no aluno, com o objetivo da promoção da compreensão e do pensamento crítico nos alunos, inscritas no que a literatura designa por “Ensino Crítico”. A investigação permitiu concluir que é necessário aprofundar o estudo das estratégias promotoras da compreensão e do pensamento crítico nos alunos, bem como dos recursos didáticos adequados à sua concretização. E, também, que este tipo de ensino colhe o interesse dos alunos.The present report, whose subject is “Promoting Understanding and critical thinking Insight and Critical Thought When Teaching Economy” (on an 11th grade class) aims to present the results of the investigation carried out on a Socioeconomics class in Escola Anselmo de Andrade, Almada, about teaching strategies to promote insight and critical thought when learning the subject of Economics A. Methodology assumed a qualitative nature, favouring the interpretative focus, drawing, as data-gathering techniques, upon documental research/analysis, semi-directive interviews applied to peers, questionnaires to students and direct observation. This research sought to ascertain the relevance of the interconnected use of interactive allocution, discussion, elaboration of schematic synthesis, pair-work, oriented research and tasks systematized in written exercises, all of which focused on the student, aiming to promote insight and critical thought, and belonging to what theory labels as “Critical Teaching”. Results allowed to concluding that it is necessary to further enhance the study of strategies promoting the student’s insight and critical thought, as well as didactic resources fitting their implementation. It also showed that this kind of teaching is able to conquer secondary students’s interest.Curado, Ana Paula, 1952-Repositório da Universidade de LisboaRosete, Cláudia Maria Sapinho Marques dos Santos, 1971-2013-01-16T14:03:03Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7518porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:18.784301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão e pensamento crítico na aprendizagem da economia (numa turma do 11º ano)
title Compreensão e pensamento crítico na aprendizagem da economia (numa turma do 11º ano)
spellingShingle Compreensão e pensamento crítico na aprendizagem da economia (numa turma do 11º ano)
Rosete, Cláudia Maria Sapinho Marques dos Santos, 1971-
Ensino da economia
Aprendizagem
Pensamento crítico
Estratégias de aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Compreensão e pensamento crítico na aprendizagem da economia (numa turma do 11º ano)
title_full Compreensão e pensamento crítico na aprendizagem da economia (numa turma do 11º ano)
title_fullStr Compreensão e pensamento crítico na aprendizagem da economia (numa turma do 11º ano)
title_full_unstemmed Compreensão e pensamento crítico na aprendizagem da economia (numa turma do 11º ano)
title_sort Compreensão e pensamento crítico na aprendizagem da economia (numa turma do 11º ano)
author Rosete, Cláudia Maria Sapinho Marques dos Santos, 1971-
author_facet Rosete, Cláudia Maria Sapinho Marques dos Santos, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Curado, Ana Paula, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosete, Cláudia Maria Sapinho Marques dos Santos, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da economia
Aprendizagem
Pensamento crítico
Estratégias de aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da economia
Aprendizagem
Pensamento crítico
Estratégias de aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-16T14:03:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7518
url http://hdl.handle.net/10451/7518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134215345799168