Modalidades de pensamento em web design: contributo para a concepção de páginas web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6209 |
Resumo: | RESUMO: O web design é uma área de intervenção do Design de Comunicação onde existe a necessidade premente de se construir modelos teóricos com a aplicabilidade de técnicas de estimulação da criatividade de suporte à prática de projeto. Urge erradicar o diletantismo e a confusão entre conceção e programação, a primeira, claramente da competência de web designers, a segunda de programadores. Atualmente, com as novas plataformas de gestão de conteúdos os web designers conseguem desenvolver projetos criativos, com usabilidade e com bastante autonomia ao nível da linguagem de programação. Os designers web são também os designers de interface e arquitetos de informação: não necessitam de fazer programação mas têm de conhecer as potencialidades tecnológicas e de compreender os utilizadores para desenvolver projeto. A criação de um site é uma tarefa complexa e alguns aspetos essenciais podem passar despercebidos. Atendendo ao exposto pretende-se apurar o que carateriza e distingue a atividade do web designer como profissional e explorar a aplicabilidade das técnicas de estimulação de criatividade operantes nas diferentes modalidades de pensamento e que colaboram nesta área projetual. Assim sendo, o objetivo deste artigo é evidenciar que o conhecimento de diversas modalidades de pensamento e a aplicação de técnicas de estimulação de criatividade são essenciais para obter resultados estéticos, com um design de interface coerente, de fácil usabilidade. Para o efeito, foram convocados vários registos disciplinares convergentes para o contexto da presente investigação, nomeadamente a psicologia cognitiva e as artes visuais. A revisão da literatura permitiu estabilizar conceitos, planear inquéritos a empresas de web design que se disnguem no mercado pela qualidade gráfica dos seus produtos e desenvolver um projeto prático que justifica os beneficios da aplicação de técnicas de estimulação de criatividade cooperantes nas diversas modalidades de pensamento criativo como suporte à conceção de páginas web. Este artigo tem com principal resultado que a aplicação de técnicas de criatividade proporcionam resultados qualitativos beneficiando a atividade projetual do web designer, através de um modelo teórico. |
id |
RCAP_49a1f0e9c4c324ba4a2591bf72ea9d18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6209 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modalidades de pensamento em web design: contributo para a concepção de páginas webWeb designUsabilidadeProcessos cognitivos em designMetacogniçãoCriatividadeSimplicidadeWeb designUsabilitycognitive process in designMetacognitionCreativitySimplicityRESUMO: O web design é uma área de intervenção do Design de Comunicação onde existe a necessidade premente de se construir modelos teóricos com a aplicabilidade de técnicas de estimulação da criatividade de suporte à prática de projeto. Urge erradicar o diletantismo e a confusão entre conceção e programação, a primeira, claramente da competência de web designers, a segunda de programadores. Atualmente, com as novas plataformas de gestão de conteúdos os web designers conseguem desenvolver projetos criativos, com usabilidade e com bastante autonomia ao nível da linguagem de programação. Os designers web são também os designers de interface e arquitetos de informação: não necessitam de fazer programação mas têm de conhecer as potencialidades tecnológicas e de compreender os utilizadores para desenvolver projeto. A criação de um site é uma tarefa complexa e alguns aspetos essenciais podem passar despercebidos. Atendendo ao exposto pretende-se apurar o que carateriza e distingue a atividade do web designer como profissional e explorar a aplicabilidade das técnicas de estimulação de criatividade operantes nas diferentes modalidades de pensamento e que colaboram nesta área projetual. Assim sendo, o objetivo deste artigo é evidenciar que o conhecimento de diversas modalidades de pensamento e a aplicação de técnicas de estimulação de criatividade são essenciais para obter resultados estéticos, com um design de interface coerente, de fácil usabilidade. Para o efeito, foram convocados vários registos disciplinares convergentes para o contexto da presente investigação, nomeadamente a psicologia cognitiva e as artes visuais. A revisão da literatura permitiu estabilizar conceitos, planear inquéritos a empresas de web design que se disnguem no mercado pela qualidade gráfica dos seus produtos e desenvolver um projeto prático que justifica os beneficios da aplicação de técnicas de estimulação de criatividade cooperantes nas diversas modalidades de pensamento criativo como suporte à conceção de páginas web. Este artigo tem com principal resultado que a aplicação de técnicas de criatividade proporcionam resultados qualitativos beneficiando a atividade projetual do web designer, através de um modelo teórico.ABSTRACT: Web design is a Communication design intervention area in which there is an urgent need to build theoretical models which are able to apply creativity simulation techniques to support a specific project. The dile_anism and misunderstanding between conception and programming must be eradicated urgently. The first is clearly of the competence of web designers and the la_er of programmers. Nowadays, with the new contents management platiorms, web designers can develop creative projects, which are both useful and autonomous concerning programming language. Designers are also interface designers and information architects: they don’t need to do programming but they have to be aware of the technologic full potential and understand the users in order to develop a project. The creation of a web site is a complex task and there are some essential aspects that can go unnoticed. According to what was previously mentioned, it is intended to understand the applicability of the operating creativity simulation techniques used in different modalities of thought which are involved in this area. Therefore, the purpose of this investigation is to enhance that the profound knowledge of both thought modalities and the application of creativity stimulation techniques is essential to obtain aesthetic results, with a coherent and highly usable interface design. In this regard, we have collected several disciplinary records which converge to the context of the current investigation, such as cognitive psychology and visual arts. The revision of the literature allowed to establish concepts, plan surveys to web design companies (which excel in the market for the graphic quality of their products) and develop a practical project which su the benefits of applying creativity stimulations techniques compliant in the several creative thought modalities supporting the conception of web pages. This paper has a main result the application of creativity techniques leads to high quality results which benefit the project activity of a web designer, thus being created a theoretical model.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoVale, A.2018-09-26T11:31:55Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6209porVALE, A. (2015) - Modalidades de pensamento em web design: contributo para a concepção de páginas web. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. Viii, nº 16.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:53Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:51.061409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modalidades de pensamento em web design: contributo para a concepção de páginas web |
title |
Modalidades de pensamento em web design: contributo para a concepção de páginas web |
spellingShingle |
Modalidades de pensamento em web design: contributo para a concepção de páginas web Vale, A. Web design Usabilidade Processos cognitivos em design Metacognição Criatividade Simplicidade Web design Usability cognitive process in design Metacognition Creativity Simplicity |
title_short |
Modalidades de pensamento em web design: contributo para a concepção de páginas web |
title_full |
Modalidades de pensamento em web design: contributo para a concepção de páginas web |
title_fullStr |
Modalidades de pensamento em web design: contributo para a concepção de páginas web |
title_full_unstemmed |
Modalidades de pensamento em web design: contributo para a concepção de páginas web |
title_sort |
Modalidades de pensamento em web design: contributo para a concepção de páginas web |
author |
Vale, A. |
author_facet |
Vale, A. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web design Usabilidade Processos cognitivos em design Metacognição Criatividade Simplicidade Web design Usability cognitive process in design Metacognition Creativity Simplicity |
topic |
Web design Usabilidade Processos cognitivos em design Metacognição Criatividade Simplicidade Web design Usability cognitive process in design Metacognition Creativity Simplicity |
description |
RESUMO: O web design é uma área de intervenção do Design de Comunicação onde existe a necessidade premente de se construir modelos teóricos com a aplicabilidade de técnicas de estimulação da criatividade de suporte à prática de projeto. Urge erradicar o diletantismo e a confusão entre conceção e programação, a primeira, claramente da competência de web designers, a segunda de programadores. Atualmente, com as novas plataformas de gestão de conteúdos os web designers conseguem desenvolver projetos criativos, com usabilidade e com bastante autonomia ao nível da linguagem de programação. Os designers web são também os designers de interface e arquitetos de informação: não necessitam de fazer programação mas têm de conhecer as potencialidades tecnológicas e de compreender os utilizadores para desenvolver projeto. A criação de um site é uma tarefa complexa e alguns aspetos essenciais podem passar despercebidos. Atendendo ao exposto pretende-se apurar o que carateriza e distingue a atividade do web designer como profissional e explorar a aplicabilidade das técnicas de estimulação de criatividade operantes nas diferentes modalidades de pensamento e que colaboram nesta área projetual. Assim sendo, o objetivo deste artigo é evidenciar que o conhecimento de diversas modalidades de pensamento e a aplicação de técnicas de estimulação de criatividade são essenciais para obter resultados estéticos, com um design de interface coerente, de fácil usabilidade. Para o efeito, foram convocados vários registos disciplinares convergentes para o contexto da presente investigação, nomeadamente a psicologia cognitiva e as artes visuais. A revisão da literatura permitiu estabilizar conceitos, planear inquéritos a empresas de web design que se disnguem no mercado pela qualidade gráfica dos seus produtos e desenvolver um projeto prático que justifica os beneficios da aplicação de técnicas de estimulação de criatividade cooperantes nas diversas modalidades de pensamento criativo como suporte à conceção de páginas web. Este artigo tem com principal resultado que a aplicação de técnicas de criatividade proporcionam resultados qualitativos beneficiando a atividade projetual do web designer, através de um modelo teórico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2018-09-26T11:31:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6209 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
VALE, A. (2015) - Modalidades de pensamento em web design: contributo para a concepção de páginas web. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. Viii, nº 16. 1646 - 9054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130829435174912 |