Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diana Filipa Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33620
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar as perceções de alunos do 2º e 3º ciclo relativamente às características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Para tal, foram realizados nove grupos de discussão focalizada em cinco escolas privadas da Área Metropolitana do Porto, envolvendo um total de 59 alunos do 5º ao 9º ano, 33 do sexo feminino e 26 do masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. A análise de dados foi executada através do processo semi-indutivo de codificação descritiva, através do NVivo 12. Os resultados mostram a importância do papel do professor, das suas características e comportamentos na aprendizagem dos alunos, destacando-se os comportamentos do professor na forma de ensinar, nomeadamente o uso de recursos diversificados, o envolvimento ativo do aluno na aula, o incentivo e reforço dos alunos e a clareza instrucional. O sentido de humor do professor, assim como a sua gestão emocional, emergiram também como aspetos relevantes. Como dificultadores da aprendizagem, emergiu ainda uma categoria relativa à manifestação por parte do professor de preferência por determinados alunos, segundo a perceção dos participantes. São discutidas as implicações práticas do estudo, assim como são apontadas sugestões para futuras investigações.
id RCAP_49ab237c052b64986eaf7376c16616b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33620
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º cicloAprendizagemCaracterísticas dos professoresComportamentos dos professoresPerceções de alunosGrupos de discussão focalizadaLearningTeachers' characteristicsTeachers' behaviorsStudents' perceptionsFocus groupsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO objetivo do estudo foi analisar as perceções de alunos do 2º e 3º ciclo relativamente às características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Para tal, foram realizados nove grupos de discussão focalizada em cinco escolas privadas da Área Metropolitana do Porto, envolvendo um total de 59 alunos do 5º ao 9º ano, 33 do sexo feminino e 26 do masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. A análise de dados foi executada através do processo semi-indutivo de codificação descritiva, através do NVivo 12. Os resultados mostram a importância do papel do professor, das suas características e comportamentos na aprendizagem dos alunos, destacando-se os comportamentos do professor na forma de ensinar, nomeadamente o uso de recursos diversificados, o envolvimento ativo do aluno na aula, o incentivo e reforço dos alunos e a clareza instrucional. O sentido de humor do professor, assim como a sua gestão emocional, emergiram também como aspetos relevantes. Como dificultadores da aprendizagem, emergiu ainda uma categoria relativa à manifestação por parte do professor de preferência por determinados alunos, segundo a perceção dos participantes. São discutidas as implicações práticas do estudo, assim como são apontadas sugestões para futuras investigações.The aim of the study was to analyze the perceptions of students in the 2nd and 3rd cycles regarding the characteristics and behaviors of teachers that facilitate and hinder learning. To this end, nine discussion groups were held focused on five private schools in the Metropolitan Area of Porto, involving a total of 59 students from the 5th to the 9th grade, 33 female and 26 male, aged between 10 and 14 years. Data analysis was performed through the semi-inductive process of descriptive coding, through NVivo 12. The results show the importance of the teacher's role, its characteristics and behaviors in the students' learning, highlighting the teacher's behaviors in the way of teaching, namely the use of diversified resources, the student's active involvement in the class, the incentive and reinforcement of students and instructional clarity. The teacher's sense of humor, as well as his emotional management, also emerged as relevant aspects. As a hindrance to learning, a category also emerged regarding the manifestation by the teacher of preference for certain students, according to the perception of the participants. The practical implications of the study are discussed, as well as suggestions for future investigations.Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Diana Filipa Silva2021-06-14T10:10:08Z2020-07-1320202020-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33620TID:202646424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:42.773895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo
title Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo
spellingShingle Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo
Santos, Diana Filipa Silva
Aprendizagem
Características dos professores
Comportamentos dos professores
Perceções de alunos
Grupos de discussão focalizada
Learning
Teachers' characteristics
Teachers' behaviors
Students' perceptions
Focus groups
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo
title_full Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo
title_fullStr Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo
title_full_unstemmed Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo
title_sort Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo
author Santos, Diana Filipa Silva
author_facet Santos, Diana Filipa Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria Luísa da Mota Teixeira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Diana Filipa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Características dos professores
Comportamentos dos professores
Perceções de alunos
Grupos de discussão focalizada
Learning
Teachers' characteristics
Teachers' behaviors
Students' perceptions
Focus groups
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Aprendizagem
Características dos professores
Comportamentos dos professores
Perceções de alunos
Grupos de discussão focalizada
Learning
Teachers' characteristics
Teachers' behaviors
Students' perceptions
Focus groups
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O objetivo do estudo foi analisar as perceções de alunos do 2º e 3º ciclo relativamente às características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Para tal, foram realizados nove grupos de discussão focalizada em cinco escolas privadas da Área Metropolitana do Porto, envolvendo um total de 59 alunos do 5º ao 9º ano, 33 do sexo feminino e 26 do masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. A análise de dados foi executada através do processo semi-indutivo de codificação descritiva, através do NVivo 12. Os resultados mostram a importância do papel do professor, das suas características e comportamentos na aprendizagem dos alunos, destacando-se os comportamentos do professor na forma de ensinar, nomeadamente o uso de recursos diversificados, o envolvimento ativo do aluno na aula, o incentivo e reforço dos alunos e a clareza instrucional. O sentido de humor do professor, assim como a sua gestão emocional, emergiram também como aspetos relevantes. Como dificultadores da aprendizagem, emergiu ainda uma categoria relativa à manifestação por parte do professor de preferência por determinados alunos, segundo a perceção dos participantes. São discutidas as implicações práticas do estudo, assim como são apontadas sugestões para futuras investigações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13
2020
2020-07-13T00:00:00Z
2021-06-14T10:10:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33620
TID:202646424
url http://hdl.handle.net/10400.14/33620
identifier_str_mv TID:202646424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131983621652480