Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33620 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar as perceções de alunos do 2º e 3º ciclo relativamente às características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Para tal, foram realizados nove grupos de discussão focalizada em cinco escolas privadas da Área Metropolitana do Porto, envolvendo um total de 59 alunos do 5º ao 9º ano, 33 do sexo feminino e 26 do masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. A análise de dados foi executada através do processo semi-indutivo de codificação descritiva, através do NVivo 12. Os resultados mostram a importância do papel do professor, das suas características e comportamentos na aprendizagem dos alunos, destacando-se os comportamentos do professor na forma de ensinar, nomeadamente o uso de recursos diversificados, o envolvimento ativo do aluno na aula, o incentivo e reforço dos alunos e a clareza instrucional. O sentido de humor do professor, assim como a sua gestão emocional, emergiram também como aspetos relevantes. Como dificultadores da aprendizagem, emergiu ainda uma categoria relativa à manifestação por parte do professor de preferência por determinados alunos, segundo a perceção dos participantes. São discutidas as implicações práticas do estudo, assim como são apontadas sugestões para futuras investigações. |
id |
RCAP_49ab237c052b64986eaf7376c16616b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33620 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º cicloAprendizagemCaracterísticas dos professoresComportamentos dos professoresPerceções de alunosGrupos de discussão focalizadaLearningTeachers' characteristicsTeachers' behaviorsStudents' perceptionsFocus groupsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO objetivo do estudo foi analisar as perceções de alunos do 2º e 3º ciclo relativamente às características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Para tal, foram realizados nove grupos de discussão focalizada em cinco escolas privadas da Área Metropolitana do Porto, envolvendo um total de 59 alunos do 5º ao 9º ano, 33 do sexo feminino e 26 do masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. A análise de dados foi executada através do processo semi-indutivo de codificação descritiva, através do NVivo 12. Os resultados mostram a importância do papel do professor, das suas características e comportamentos na aprendizagem dos alunos, destacando-se os comportamentos do professor na forma de ensinar, nomeadamente o uso de recursos diversificados, o envolvimento ativo do aluno na aula, o incentivo e reforço dos alunos e a clareza instrucional. O sentido de humor do professor, assim como a sua gestão emocional, emergiram também como aspetos relevantes. Como dificultadores da aprendizagem, emergiu ainda uma categoria relativa à manifestação por parte do professor de preferência por determinados alunos, segundo a perceção dos participantes. São discutidas as implicações práticas do estudo, assim como são apontadas sugestões para futuras investigações.The aim of the study was to analyze the perceptions of students in the 2nd and 3rd cycles regarding the characteristics and behaviors of teachers that facilitate and hinder learning. To this end, nine discussion groups were held focused on five private schools in the Metropolitan Area of Porto, involving a total of 59 students from the 5th to the 9th grade, 33 female and 26 male, aged between 10 and 14 years. Data analysis was performed through the semi-inductive process of descriptive coding, through NVivo 12. The results show the importance of the teacher's role, its characteristics and behaviors in the students' learning, highlighting the teacher's behaviors in the way of teaching, namely the use of diversified resources, the student's active involvement in the class, the incentive and reinforcement of students and instructional clarity. The teacher's sense of humor, as well as his emotional management, also emerged as relevant aspects. As a hindrance to learning, a category also emerged regarding the manifestation by the teacher of preference for certain students, according to the perception of the participants. The practical implications of the study are discussed, as well as suggestions for future investigations.Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Diana Filipa Silva2021-06-14T10:10:08Z2020-07-1320202020-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33620TID:202646424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:42.773895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo |
title |
Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo |
spellingShingle |
Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo Santos, Diana Filipa Silva Aprendizagem Características dos professores Comportamentos dos professores Perceções de alunos Grupos de discussão focalizada Learning Teachers' characteristics Teachers' behaviors Students' perceptions Focus groups Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo |
title_full |
Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo |
title_fullStr |
Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo |
title_full_unstemmed |
Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo |
title_sort |
Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem : análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo |
author |
Santos, Diana Filipa Silva |
author_facet |
Santos, Diana Filipa Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Luísa da Mota Teixeira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Diana Filipa Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Características dos professores Comportamentos dos professores Perceções de alunos Grupos de discussão focalizada Learning Teachers' characteristics Teachers' behaviors Students' perceptions Focus groups Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Aprendizagem Características dos professores Comportamentos dos professores Perceções de alunos Grupos de discussão focalizada Learning Teachers' characteristics Teachers' behaviors Students' perceptions Focus groups Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
O objetivo do estudo foi analisar as perceções de alunos do 2º e 3º ciclo relativamente às características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Para tal, foram realizados nove grupos de discussão focalizada em cinco escolas privadas da Área Metropolitana do Porto, envolvendo um total de 59 alunos do 5º ao 9º ano, 33 do sexo feminino e 26 do masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. A análise de dados foi executada através do processo semi-indutivo de codificação descritiva, através do NVivo 12. Os resultados mostram a importância do papel do professor, das suas características e comportamentos na aprendizagem dos alunos, destacando-se os comportamentos do professor na forma de ensinar, nomeadamente o uso de recursos diversificados, o envolvimento ativo do aluno na aula, o incentivo e reforço dos alunos e a clareza instrucional. O sentido de humor do professor, assim como a sua gestão emocional, emergiram também como aspetos relevantes. Como dificultadores da aprendizagem, emergiu ainda uma categoria relativa à manifestação por parte do professor de preferência por determinados alunos, segundo a perceção dos participantes. São discutidas as implicações práticas do estudo, assim como são apontadas sugestões para futuras investigações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13 2020 2020-07-13T00:00:00Z 2021-06-14T10:10:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/33620 TID:202646424 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/33620 |
identifier_str_mv |
TID:202646424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131983621652480 |