Inclusion of students with special education needs: a quantitative study regarding Lao elementary regular teachers'perception

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khamsouvannong, Kethsakda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/21026
Resumo: Dissertação de mestrado em Special Education (área de especialização em Specific Learning Disabilities)
id RCAP_b209d71f44a3d18c2a0cc8770a40e64e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21026
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusion of students with special education needs: a quantitative study regarding Lao elementary regular teachers'perceptionInclusionStudents with disabilitiesTeachers’ perceptionsElementary teachersInclusãoNecessidades educativas especiaisPerceções dos professores do 1º Ciclo376Dissertação de mestrado em Special Education (área de especialização em Specific Learning Disabilities)The purpose of this study was to investigate the perceptions of the elementary school teachers towards inclusion of students with disabilities into regular schools. A questionnaire was applied to ninety participants who are Lao elementary school teachers in Attapeu Province, southern part of Laos. The perceptions of the participants in this study allow me to conclude that: 1) Most participants preferred students with disabilities to be included in special schools; 2) Most of elementary school teachers mentioned that inclusion into regular elementary schools can benefit the families of students with disabilities, Lao regular teachers, Lao community, and students without disabilities; 3) Most participants stated that inclusion into regular elementary school can have positive impact on the academic and social progress of student with disabilities; 4) Most participants had greater positive attitudes towards the inclusion of people with disabilities in Lao community; 5) Female regular elementary school teachers had more positive attitude towards the benefits of inclusion of students with disabilities into regular elementary schools than male teachers; 6) The regular elementary teachers who did not have background information about teaching students with disabilities had negative attitudes toward the inclusion of students with disabilities into regular elementary schools; 7) Most participants indicated that they would probably have opportunity to teach students with disabilities in regular elementary school settings in the future; and 8) Internal consistency reliability computed by means of Cronbach’s Alpha for the questionnaire was 0.68.A finalidade deste estudo consistiu em investigar as perceções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico relativamente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) nas escolas públicas. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário a noventa professores do 1º Ciclo em Attapeu, zona sul do Laos. Os resultados obtidos neste estudo foram: 1) A maioria dos professores considerou que os alunos com NEE devem ser educados em escolas especiais; 2) A maioria dos professores considerou que a inclusão nas escolas regulares pode beneficiar as famílias dos alunos com NEE, os professores da escola regular do Laos, a comunidade do Laos, e os alunos sem NEE; 3) A maioria dos professores indicou que a inclusão pode ter um impacto positivo no progresso académico e social do aluno com NEE; 4) Os professores apresentaram atitudes positivas em relação à inclusão de pessoas com NEE na comunidade do Laos; 5) Os participantes do género feminino apresentaram atitudes mais positivas em relação aos benefícios da inclusão de alunos com NEE nas escolas regulares do que os participantes do género masculino; 6) Os professores que não tinham informações básicas sobre como ensinar os alunos com NEE tiveram atitudes mais negativas em relação à inclusão de alunos com NEE nas escolas regulares; 7) A maioria dos professores indicou que terão provavelmente oportunidade de ensinar alunos com NEE no futuro, e 8) A consistência interna do questionário obtida através do alfa de Cronbach foi de 0.68.Martins, Ana Paula LouçãoSantos, Anabela Cruz dosUniversidade do MinhoKhamsouvannong, Kethsakda20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21026enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:01.955276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusion of students with special education needs: a quantitative study regarding Lao elementary regular teachers'perception
title Inclusion of students with special education needs: a quantitative study regarding Lao elementary regular teachers'perception
spellingShingle Inclusion of students with special education needs: a quantitative study regarding Lao elementary regular teachers'perception
Khamsouvannong, Kethsakda
Inclusion
Students with disabilities
Teachers’ perceptions
Elementary teachers
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Perceções dos professores do 1º Ciclo
376
title_short Inclusion of students with special education needs: a quantitative study regarding Lao elementary regular teachers'perception
title_full Inclusion of students with special education needs: a quantitative study regarding Lao elementary regular teachers'perception
title_fullStr Inclusion of students with special education needs: a quantitative study regarding Lao elementary regular teachers'perception
title_full_unstemmed Inclusion of students with special education needs: a quantitative study regarding Lao elementary regular teachers'perception
title_sort Inclusion of students with special education needs: a quantitative study regarding Lao elementary regular teachers'perception
author Khamsouvannong, Kethsakda
author_facet Khamsouvannong, Kethsakda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ana Paula Loução
Santos, Anabela Cruz dos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Khamsouvannong, Kethsakda
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusion
Students with disabilities
Teachers’ perceptions
Elementary teachers
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Perceções dos professores do 1º Ciclo
376
topic Inclusion
Students with disabilities
Teachers’ perceptions
Elementary teachers
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Perceções dos professores do 1º Ciclo
376
description Dissertação de mestrado em Special Education (área de especialização em Specific Learning Disabilities)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/21026
url http://hdl.handle.net/1822/21026
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132334270709760