Pés nas representações artísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Marta Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/35175
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_49cef4e80fca4c69ed6afdd7e883c2a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/35175
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pés nas representações artísticasDesenhoCópiaArteRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O presente relatório, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, apresenta e descreve o processo de implementação de uma unidade de trabalho, intitulada “À volta dos Pés”, desenvolvida para uma turma do 11º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Desenho A, do Colégio do Amor de Deus, em Cascais. A atividade decorreu durante o 2º período do ano letivo 2017/2018, e contemplando o programa de Desenho A, foi desenvolvida em 4 fases de trabalho, correspondentes a 18 aulas, com duração total de 30 horas de lecionação. Procurou-se fomentar o conhecimento e o desenvolvimento de diversas representações artísticas, a partir de um só tema: os pés, utilizando diferentes estratégias, metodologias pedagógicas, recursos didáticos e materiais. Para sustentar o estudo descrito, é feita uma breve descrição e análise do ensino das artes visuais e a sua importância; é considerado o progresso artístico de alguns artistas, na aprendizagem através da cópia, a importância do desenho da figura humana, e a relevância da criatividade para o percurso do aluno de Artes Visuais. A unidade didática permitiu aos alunos conhecer, explorar e aprofundar alguns conhecimentos e técnicas materiais, motivando-os e despertando neles a importância da observação atenta, de um outro olhar, de outra forma de pensar e criar. Os resultados obtidos revelam capacidade e cumprimento dos objetivos delineados, por parte dos alunos.This report, carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice, presents and describes the process of implementing a unit of work, entitled “Around the Feet”, developed for a class of the 11th grade of Secondary Education, in the discipline of Drawing A , of the Colégio do Amor de Deus, in Cascais, Portugal. The activity took place during the 2nd period of the 2017/2018 academic year, and contemplating the Drawing’s program. It was developed in 4 work phases, corresponding to 18 classes, with a total duration of 30 hours of teaching. As main objectives, we sought to promote the knowledge and development of several artistic representations, based on a single theme: the feet, using different strategies, pedagogical methodologies, didactic resources and materials. To support the study described, is given a brief description and analysis of the teaching of the visual arts and their importance; is considered the artistic progress of some artists, learning through copy, and the importance of drawing the human figure; and the relevance of creativity to the course of the Visual Arts student. The didactic unit allowed the students to know, explore and deepen some knowledge and material techniques, motivating them and awakening in them the importance of careful observation, another look, another way of thinking and creating. The results show the students’ capacity and achievement of the objectives outlined.Rego, Domingos, 1965-Repositório da Universidade de LisboaFrança, Marta Marques2018-10-19T14:21:26Z20182018-07-182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/35175TID:202193543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:31:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/35175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:42.792887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pés nas representações artísticas
title Pés nas representações artísticas
spellingShingle Pés nas representações artísticas
França, Marta Marques
Desenho
Cópia
Arte
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pés nas representações artísticas
title_full Pés nas representações artísticas
title_fullStr Pés nas representações artísticas
title_full_unstemmed Pés nas representações artísticas
title_sort Pés nas representações artísticas
author França, Marta Marques
author_facet França, Marta Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rego, Domingos, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Marta Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Cópia
Arte
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Cópia
Arte
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-19T14:21:26Z
2018
2018-07-18
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/35175
TID:202193543
url http://hdl.handle.net/10451/35175
identifier_str_mv TID:202193543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134430624743424