Pés nas representações artísticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/35175 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
id |
RCAP_49cef4e80fca4c69ed6afdd7e883c2a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/35175 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pés nas representações artísticasDesenhoCópiaArteRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O presente relatório, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, apresenta e descreve o processo de implementação de uma unidade de trabalho, intitulada “À volta dos Pés”, desenvolvida para uma turma do 11º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Desenho A, do Colégio do Amor de Deus, em Cascais. A atividade decorreu durante o 2º período do ano letivo 2017/2018, e contemplando o programa de Desenho A, foi desenvolvida em 4 fases de trabalho, correspondentes a 18 aulas, com duração total de 30 horas de lecionação. Procurou-se fomentar o conhecimento e o desenvolvimento de diversas representações artísticas, a partir de um só tema: os pés, utilizando diferentes estratégias, metodologias pedagógicas, recursos didáticos e materiais. Para sustentar o estudo descrito, é feita uma breve descrição e análise do ensino das artes visuais e a sua importância; é considerado o progresso artístico de alguns artistas, na aprendizagem através da cópia, a importância do desenho da figura humana, e a relevância da criatividade para o percurso do aluno de Artes Visuais. A unidade didática permitiu aos alunos conhecer, explorar e aprofundar alguns conhecimentos e técnicas materiais, motivando-os e despertando neles a importância da observação atenta, de um outro olhar, de outra forma de pensar e criar. Os resultados obtidos revelam capacidade e cumprimento dos objetivos delineados, por parte dos alunos.This report, carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice, presents and describes the process of implementing a unit of work, entitled “Around the Feet”, developed for a class of the 11th grade of Secondary Education, in the discipline of Drawing A , of the Colégio do Amor de Deus, in Cascais, Portugal. The activity took place during the 2nd period of the 2017/2018 academic year, and contemplating the Drawing’s program. It was developed in 4 work phases, corresponding to 18 classes, with a total duration of 30 hours of teaching. As main objectives, we sought to promote the knowledge and development of several artistic representations, based on a single theme: the feet, using different strategies, pedagogical methodologies, didactic resources and materials. To support the study described, is given a brief description and analysis of the teaching of the visual arts and their importance; is considered the artistic progress of some artists, learning through copy, and the importance of drawing the human figure; and the relevance of creativity to the course of the Visual Arts student. The didactic unit allowed the students to know, explore and deepen some knowledge and material techniques, motivating them and awakening in them the importance of careful observation, another look, another way of thinking and creating. The results show the students’ capacity and achievement of the objectives outlined.Rego, Domingos, 1965-Repositório da Universidade de LisboaFrança, Marta Marques2018-10-19T14:21:26Z20182018-07-182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/35175TID:202193543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:31:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/35175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:42.792887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pés nas representações artísticas |
title |
Pés nas representações artísticas |
spellingShingle |
Pés nas representações artísticas França, Marta Marques Desenho Cópia Arte Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Pés nas representações artísticas |
title_full |
Pés nas representações artísticas |
title_fullStr |
Pés nas representações artísticas |
title_full_unstemmed |
Pés nas representações artísticas |
title_sort |
Pés nas representações artísticas |
author |
França, Marta Marques |
author_facet |
França, Marta Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rego, Domingos, 1965- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Marta Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Cópia Arte Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenho Cópia Arte Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-19T14:21:26Z 2018 2018-07-18 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/35175 TID:202193543 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/35175 |
identifier_str_mv |
TID:202193543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134430624743424 |