Retrato e a caraterização física e psicológica : exploração de desenho A, 10º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ornelas, Lucas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37699
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
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spelling Retrato e a caraterização física e psicológica : exploração de desenho A, 10º anoRetratoDesenhoIdentidadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O presente relatório da Prática Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, que tem como título “Retrato e a Caraterização Física e Psicológica: Exploração de Desenho A do 10º ano”, e deu origem à Unidade Didática “Autorretrato – Polaroid”. A Unidade foi integrada na disciplina de Desenho A e posta em prática com uma turma do 10º ano, do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba. Com este projeto pretendeu-se explorar o desenho do retrato, transpondo-se a utilização intencional e consciente dos elementos estruturais da linguagem plástica do desenho. Assim, geraram-se uma sequência de exercícios que possibilitaram a construção e a partilha de novas consciências acerca do desenho do retrato e da construção gráfica. A Unidade Didática foi lecionada com a ajuda do Professor Cooperante Francisco Martins, que teve o seu início no mês de abril de 2018 e terminou no mês de maio de 2018. Num total de quinze aulas lecionadas, de 90 minutos cada. Desta forma, foi focado o estudo do desenho do retrato, conforme o programa curricular da disciplina de Desenho A do 11º ano de escolaridade. Foram exploradas principalmente, as regras de construção do desenho do retrato, dos elementos constituintes da face, as proporções e as técnicas de matérias riscadores diferentes. Todos os trabalhos foram avaliados com o auxílio de grelhas de avaliação criadas com a ajuda do Professora Cooperante, juntamente com a observação direta e indireta dos trabalhos desenvolvidos, dando sempre principal relevância às notas da autoavaliação dos alunos. Em toda a intervenção do desenrolar da Prática Supervisionada houve a maior vontade de gerar uma turma mais independente, capaz de criar um ambiente de trabalho colaborativo entre os alunos, com a existência de trocas de opiniões e de materiais. E também, através dos exercícios realizados, mostrar uma nova forma de interpretação da arte.This master thesis of the Supervised Practice of the master’s in visual arts education, which has the title “Retrato e a Caraterização Física e Psicológica: Exploração de Desenho A do 10º ano”, and gave rise to the Didactic Unit "Autorretrato – Polaroid". The unit has been integrated in the discipline of "Drawing A" and put into practice with a group of 10th grade, Scientific and Humanistic course of Visual Arts of the "Escola Básica e Secudária Tomás de Borba. This project was to explore the drawing of the portrait, transposing to use intentional and conscious of the structural elements of the plastic language of drawing. Like this, generated a sequence of exercises that enabled the construction and sharing of new consciousness about portrait drawing and graphical construction. The Didactic Unit was taught with the help of a cooperating Teacher Francisco Martins, which it started in April of 2018 and ended in may 2018. A total of fifteen lessons taught, of 90 minutes each. In this way, it was focused the study of the drawing of the portrait, as the curriculum of "Drawing A" of the 11th grade. Were explored the rules of construction drawing of the portrait, the components of the face, the proportions and techniques of different scribers in materials. All works were evaluated with the aid of evaluation grids created with the help of a Cooperating Teacher, along with direct and indirect observation of work done, giving relevance to the main notes of the self-assessment of students. Throughout the course of the supervised practice there was a greater willingness to generate a class more independent, able to create a collaborative work environment among students, with the existence of exchanges of opinions and materials. And also, through the exercises performed, show a new way of interpretation of art.Queiroz, João Paulo, 1966-Repositório da Universidade de LisboaOrnelas, Lucas2019-03-26T16:26:05Z20182018-11-062018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37699TID:202193730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:34:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:42.547468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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