A transmediação de conteúdos jornalísticos : uma análise da SIC Notícias interativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristóvão, Cláudia Morgado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16770
Resumo: A digitalização dos conteúdos audiovisuais, assim como o despoletar de novos hábitos de consumo mediáticos participativos, possibilitaram o desenvolvimento de dinâmicas convergentes de adaptação dos conteúdos às diversas plataformas. A transmediação aparece como uma hipótese de resposta à conjuntura do mercado mediático, permitindo uma continuação dos conteúdos nas diferentes plataformas, enquanto explora uma experiência envolvente de interatividade entre o consumidor e o conteúdo. O trabalho propõe analisar as novas dinâmicas do mercado televisivo português, e compreender a aplicação destas estratégias no projeto da SIC Notícias Interativa. Para que tal seja conseguido, o canal interativo da MEO será analisado enquanto proposta transmediática jornalística, tendo por base as características transmediáticas estudadas ao longo do trabalho.
id RCAP_49d4931b8236c8dd5e3031c399bda9e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16770
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transmediação de conteúdos jornalísticos : uma análise da SIC Notícias interativaTransmediaçãoTransmediação jornalísticaConvergênciaInteratividadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA digitalização dos conteúdos audiovisuais, assim como o despoletar de novos hábitos de consumo mediáticos participativos, possibilitaram o desenvolvimento de dinâmicas convergentes de adaptação dos conteúdos às diversas plataformas. A transmediação aparece como uma hipótese de resposta à conjuntura do mercado mediático, permitindo uma continuação dos conteúdos nas diferentes plataformas, enquanto explora uma experiência envolvente de interatividade entre o consumidor e o conteúdo. O trabalho propõe analisar as novas dinâmicas do mercado televisivo português, e compreender a aplicação destas estratégias no projeto da SIC Notícias Interativa. Para que tal seja conseguido, o canal interativo da MEO será analisado enquanto proposta transmediática jornalística, tendo por base as características transmediáticas estudadas ao longo do trabalho.The digitization of audiovisual contents, as well as the blossoming of new habits of participant media consumption, have made possible the development of converging dynamics of adaptation of content to several platforms. Transmedia emerges as a possible answer for the media market, allowing content continuity throughout several platforms., whilst exploring an experience of interactivity between consumer and content. The work presented aims to analyse the new Portuguese television market dynamics and understand the application of these strategies in the project “Sic Noticias Interativa”. For all this to be possible, the MEO interactive channel will be analysed as a journalistic transmedia project, based on the transmedia characteristics studied throughout this dissertation.Burnay, Catarina DuffVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCristóvão, Cláudia Morgado2015-03-02T14:34:09Z2015-02-0620152015-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16770TID:201327090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T01:39:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:57.078109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transmediação de conteúdos jornalísticos : uma análise da SIC Notícias interativa
title A transmediação de conteúdos jornalísticos : uma análise da SIC Notícias interativa
spellingShingle A transmediação de conteúdos jornalísticos : uma análise da SIC Notícias interativa
Cristóvão, Cláudia Morgado
Transmediação
Transmediação jornalística
Convergência
Interatividade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A transmediação de conteúdos jornalísticos : uma análise da SIC Notícias interativa
title_full A transmediação de conteúdos jornalísticos : uma análise da SIC Notícias interativa
title_fullStr A transmediação de conteúdos jornalísticos : uma análise da SIC Notícias interativa
title_full_unstemmed A transmediação de conteúdos jornalísticos : uma análise da SIC Notícias interativa
title_sort A transmediação de conteúdos jornalísticos : uma análise da SIC Notícias interativa
author Cristóvão, Cláudia Morgado
author_facet Cristóvão, Cláudia Morgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Burnay, Catarina Duff
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristóvão, Cláudia Morgado
dc.subject.por.fl_str_mv Transmediação
Transmediação jornalística
Convergência
Interatividade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Transmediação
Transmediação jornalística
Convergência
Interatividade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A digitalização dos conteúdos audiovisuais, assim como o despoletar de novos hábitos de consumo mediáticos participativos, possibilitaram o desenvolvimento de dinâmicas convergentes de adaptação dos conteúdos às diversas plataformas. A transmediação aparece como uma hipótese de resposta à conjuntura do mercado mediático, permitindo uma continuação dos conteúdos nas diferentes plataformas, enquanto explora uma experiência envolvente de interatividade entre o consumidor e o conteúdo. O trabalho propõe analisar as novas dinâmicas do mercado televisivo português, e compreender a aplicação destas estratégias no projeto da SIC Notícias Interativa. Para que tal seja conseguido, o canal interativo da MEO será analisado enquanto proposta transmediática jornalística, tendo por base as características transmediáticas estudadas ao longo do trabalho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-02T14:34:09Z
2015-02-06
2015
2015-02-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/16770
TID:201327090
url http://hdl.handle.net/10400.14/16770
identifier_str_mv TID:201327090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131817972858880