Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Catarina Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10806
Resumo: O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como uma condição para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever e explicar as vivências enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2019/2020. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária D. António Taipa em Freamunde – Paços de Ferreira, monitorizado pelo professor cooperante António José Lopes Pinto e pela professora orientadora Ágata Aranha, da UTAD. No âmbito de todo o trabalho realizado durante o estágio pedagógico, o presente relatório encontra-se estruturado num capítulo com vários pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, as tarefas de ensino aprendizagem, as de relação escola-meio e a reflexão crítica de estágio, bem como todas as atividades realizadas pela escola ou na escola. No final deste documento podemos assegurar que o Estágio Pedagógico se apresentou como um momento determinante e fulcral na minha formação enquanto futura docente, complementando a formação teórico-prática adquirida durante a minha licenciatura e consequentemente durante o mestrado.
id RCAP_544fcb025bcd5c340a72edc5f4c58e42
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaEstágio PedagógicoEducação FísicaO presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como uma condição para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever e explicar as vivências enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2019/2020. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária D. António Taipa em Freamunde – Paços de Ferreira, monitorizado pelo professor cooperante António José Lopes Pinto e pela professora orientadora Ágata Aranha, da UTAD. No âmbito de todo o trabalho realizado durante o estágio pedagógico, o presente relatório encontra-se estruturado num capítulo com vários pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, as tarefas de ensino aprendizagem, as de relação escola-meio e a reflexão crítica de estágio, bem como todas as atividades realizadas pela escola ou na escola. No final deste documento podemos assegurar que o Estágio Pedagógico se apresentou como um momento determinante e fulcral na minha formação enquanto futura docente, complementando a formação teórico-prática adquirida durante a minha licenciatura e consequentemente durante o mestrado.The presented document is part of the Pedagogic Internship integrated in the 2 nd Cycle of Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD), Vila Real. This document is presented as a condition for obtaining a master’s degree and aimed to describe and explain the experiences as a trainee teacher throughout the academic year of 2019/2020. The Pedagogic Internship took place at Secundary School D. António Taipa, in Freamunde – Paços de Ferreira, monitored by the cooperating professor António José Lopes Pinto and by the guiding professor Ágata Aranha, from UTAD. Within the scope of all the work carried out during the Pedagogic Internship, this report is structured in a chapter with several points to be approached, namely, the personal and institutional frameworks, the teaching-learning tasks, the school-environment relationship and the critical reflection of the internship, as well as all activities carried out by the school or at school. At the end of this document, we can ensure that the Pedagogic Internship presented itself as a decisive and crucial moment in my training as a future teacher, complementing the theoretical-practical training acquired during my degree and consequently during the master’s degree.2021-11-15T15:57:40Z2020-11-24T00:00:00Z2020-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10806TID:202599841porDias, Ana Catarina Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T17:13:25ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Dias, Ana Catarina Gomes
Estágio Pedagógico
Educação Física
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Dias, Ana Catarina Gomes
author_facet Dias, Ana Catarina Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ana Catarina Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
description O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como uma condição para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever e explicar as vivências enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2019/2020. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária D. António Taipa em Freamunde – Paços de Ferreira, monitorizado pelo professor cooperante António José Lopes Pinto e pela professora orientadora Ágata Aranha, da UTAD. No âmbito de todo o trabalho realizado durante o estágio pedagógico, o presente relatório encontra-se estruturado num capítulo com vários pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, as tarefas de ensino aprendizagem, as de relação escola-meio e a reflexão crítica de estágio, bem como todas as atividades realizadas pela escola ou na escola. No final deste documento podemos assegurar que o Estágio Pedagógico se apresentou como um momento determinante e fulcral na minha formação enquanto futura docente, complementando a formação teórico-prática adquirida durante a minha licenciatura e consequentemente durante o mestrado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24T00:00:00Z
2020-11-24
2021-11-15T15:57:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10806
TID:202599841
url http://hdl.handle.net/10348/10806
identifier_str_mv TID:202599841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302056476868608