O que motiva e desmotiva os alunos na aprendizagem? : análise das perceções de alunos do ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Inês Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32701
Resumo: A presente investigação teve como objetivo analisar as perceções de alunos do ensino básico e secundário sobre o que os motiva e desmotiva na aprendizagem. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, recorrendo, através de um guião semiestruturado, a seis grupos de discussão focalizada, realizados em quatro escolas privadas. No total, participaram 45 alunos do 5º ao 12º ano (20 do sexo masculino e 25 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. A análise dos dados seguiu uma abordagem semi-indutiva de codificação e categorização através do software de análise qualitativa NVIVO. Os resultados sugerem que, segundo as perceções dos alunos, tanto os fatores de motivação como os de desmotivação se organizam em três grandes dimensões: professor, aluno e conteúdos. A dimensão professor surge como a mais prevalente, reforçando o papel fundamental que este assume na motivação do aluno na aprendizagem. Tanto na motivação como na desmotivação, destacam-se na dimensão do professor as práticas pedagógicas, nomeadamente a forma como o professor leciona (no caso da motivação) e a reduzida interação professor-aluno (no caso da desmotivação). São discutidas as implicações para a prática educativa e apresentadas sugestões para futuras investigações.
id RCAP_49dbea8a54d984271e281130965df098
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que motiva e desmotiva os alunos na aprendizagem? : análise das perceções de alunos do ensino básico e secundárioPerceções de alunosMotivaçãoDesmotivaçãoAprendizagemGrupos de discussão focalizada.PerceptionsStudentsMotivationDemotivationLearningFocus groupDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente investigação teve como objetivo analisar as perceções de alunos do ensino básico e secundário sobre o que os motiva e desmotiva na aprendizagem. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, recorrendo, através de um guião semiestruturado, a seis grupos de discussão focalizada, realizados em quatro escolas privadas. No total, participaram 45 alunos do 5º ao 12º ano (20 do sexo masculino e 25 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. A análise dos dados seguiu uma abordagem semi-indutiva de codificação e categorização através do software de análise qualitativa NVIVO. Os resultados sugerem que, segundo as perceções dos alunos, tanto os fatores de motivação como os de desmotivação se organizam em três grandes dimensões: professor, aluno e conteúdos. A dimensão professor surge como a mais prevalente, reforçando o papel fundamental que este assume na motivação do aluno na aprendizagem. Tanto na motivação como na desmotivação, destacam-se na dimensão do professor as práticas pedagógicas, nomeadamente a forma como o professor leciona (no caso da motivação) e a reduzida interação professor-aluno (no caso da desmotivação). São discutidas as implicações para a prática educativa e apresentadas sugestões para futuras investigações.The following investigation had as a main goal to analyse the perceptions of middle school and high school students on what motivates and demotivates them when it comes to learning. The study followed a qualitative approach, resorting to, through semi structured guidelines, six focus groups, in four different private schools. In total, 45 students participated in this study, spanning from 5th grade to senior year (20 males and 25 females), aged between 10 and 18 years old. The analysis of the resulting data followed a semi inductive approach to its coding and categorization through NVIVO (a qualitative data analysis software package). The results suggest, that according to students’ perception, both motivation and demotivation are centralized in three main dimensions: student, teacher and study contents. The teacher dimension is the more prevalent, reinforcing the fundamental role teachers have in motivating the student to learn. Both in motivation and demotivation, pedagogical practices standout in the teacher dimension, namely the way the teacher teaches (motivation) and the reduced teacher-student interaction (demotivation). The implications for the educational practice are discussed and suggestions for future research are presented.Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRibeiro, Inês Alexandra da Silva2021-04-20T09:45:51Z2020-07-1320202020-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32701TID:202646521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:22.704297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que motiva e desmotiva os alunos na aprendizagem? : análise das perceções de alunos do ensino básico e secundário
title O que motiva e desmotiva os alunos na aprendizagem? : análise das perceções de alunos do ensino básico e secundário
spellingShingle O que motiva e desmotiva os alunos na aprendizagem? : análise das perceções de alunos do ensino básico e secundário
Ribeiro, Inês Alexandra da Silva
Perceções de alunos
Motivação
Desmotivação
Aprendizagem
Grupos de discussão focalizada.
Perceptions
Students
Motivation
Demotivation
Learning
Focus group
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short O que motiva e desmotiva os alunos na aprendizagem? : análise das perceções de alunos do ensino básico e secundário
title_full O que motiva e desmotiva os alunos na aprendizagem? : análise das perceções de alunos do ensino básico e secundário
title_fullStr O que motiva e desmotiva os alunos na aprendizagem? : análise das perceções de alunos do ensino básico e secundário
title_full_unstemmed O que motiva e desmotiva os alunos na aprendizagem? : análise das perceções de alunos do ensino básico e secundário
title_sort O que motiva e desmotiva os alunos na aprendizagem? : análise das perceções de alunos do ensino básico e secundário
author Ribeiro, Inês Alexandra da Silva
author_facet Ribeiro, Inês Alexandra da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria Luísa da Mota Teixeira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Inês Alexandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Perceções de alunos
Motivação
Desmotivação
Aprendizagem
Grupos de discussão focalizada.
Perceptions
Students
Motivation
Demotivation
Learning
Focus group
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Perceções de alunos
Motivação
Desmotivação
Aprendizagem
Grupos de discussão focalizada.
Perceptions
Students
Motivation
Demotivation
Learning
Focus group
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description A presente investigação teve como objetivo analisar as perceções de alunos do ensino básico e secundário sobre o que os motiva e desmotiva na aprendizagem. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, recorrendo, através de um guião semiestruturado, a seis grupos de discussão focalizada, realizados em quatro escolas privadas. No total, participaram 45 alunos do 5º ao 12º ano (20 do sexo masculino e 25 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. A análise dos dados seguiu uma abordagem semi-indutiva de codificação e categorização através do software de análise qualitativa NVIVO. Os resultados sugerem que, segundo as perceções dos alunos, tanto os fatores de motivação como os de desmotivação se organizam em três grandes dimensões: professor, aluno e conteúdos. A dimensão professor surge como a mais prevalente, reforçando o papel fundamental que este assume na motivação do aluno na aprendizagem. Tanto na motivação como na desmotivação, destacam-se na dimensão do professor as práticas pedagógicas, nomeadamente a forma como o professor leciona (no caso da motivação) e a reduzida interação professor-aluno (no caso da desmotivação). São discutidas as implicações para a prática educativa e apresentadas sugestões para futuras investigações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13
2020
2020-07-13T00:00:00Z
2021-04-20T09:45:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/32701
TID:202646521
url http://hdl.handle.net/10400.14/32701
identifier_str_mv TID:202646521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131979680055296