O conceito de modelo de negócio aplicado a uma instituição do sector social: o caso do banco alimentar contra a fome
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6229 |
Resumo: | Qualquer organização, com ou sem fins lucrativos, para ser eficaz e eficiente, deve ter um modelo de negócio claro e robusto, com as componentes principais bem definidas, que sirva de orientação para a tomada de decisões e de base para a estruturação da sua configuração organizacional e do seu modo de funcionamento. O tema modelo de negócio social tem ganho importância nos últimos anos e vindo a ser alvo de estudos, devido à necessidade sentida pelas organizações sociais em ter um modelo de referência que enfatize a criação de valor social e não a criação de valor financeiro. O objectivo do presente trabalho é avaliar a possibilidade de aplicação do conceito de modelo de negócio a uma instituição social, mediante realização de um estudo de caso no Banco Alimentar Contra a Fome. Escolheu-se esta instituição pela sua notoriedade e prestígio, por se considerar que sendo uma instituição de sucesso seria interessante estudar o seu modelo de negócio e pelo papel dos Bancos Alimentares Contra a Fome no mundo paradoxal em que vivemos: um mundo que gera excedentes alimentares e onde, simultaneamente, existem pessoas com carências alimentares. Da análise realizada extraíram-se quatro conclusões principais: (1) é possível aplicar o conceito de modelo de negócio a uma instituição de carácter social, com as devidas adaptações às suas características particulares; (2) o Banco Alimentar Contra a Fome não é um negócio social; (3) a inovação é uma fonte de diferenciação, imprescindível ao sucesso, tal como nas organizações com fins lucrativos e (4) a transparência é um factor determinante para o estabelecimento de parcerias e a captação de apoios da comunidade. |
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O conceito de modelo de negócio aplicado a uma instituição do sector social: o caso do banco alimentar contra a fomeModelo de negócioModelo de negócio socialOrganização sem fins lucrativos -- Non profit organizationBanco Alimentar Contra a FomeBusiness modelSocial business modelFood bankQualquer organização, com ou sem fins lucrativos, para ser eficaz e eficiente, deve ter um modelo de negócio claro e robusto, com as componentes principais bem definidas, que sirva de orientação para a tomada de decisões e de base para a estruturação da sua configuração organizacional e do seu modo de funcionamento. O tema modelo de negócio social tem ganho importância nos últimos anos e vindo a ser alvo de estudos, devido à necessidade sentida pelas organizações sociais em ter um modelo de referência que enfatize a criação de valor social e não a criação de valor financeiro. O objectivo do presente trabalho é avaliar a possibilidade de aplicação do conceito de modelo de negócio a uma instituição social, mediante realização de um estudo de caso no Banco Alimentar Contra a Fome. Escolheu-se esta instituição pela sua notoriedade e prestígio, por se considerar que sendo uma instituição de sucesso seria interessante estudar o seu modelo de negócio e pelo papel dos Bancos Alimentares Contra a Fome no mundo paradoxal em que vivemos: um mundo que gera excedentes alimentares e onde, simultaneamente, existem pessoas com carências alimentares. Da análise realizada extraíram-se quatro conclusões principais: (1) é possível aplicar o conceito de modelo de negócio a uma instituição de carácter social, com as devidas adaptações às suas características particulares; (2) o Banco Alimentar Contra a Fome não é um negócio social; (3) a inovação é uma fonte de diferenciação, imprescindível ao sucesso, tal como nas organizações com fins lucrativos e (4) a transparência é um factor determinante para o estabelecimento de parcerias e a captação de apoios da comunidade.Any organization or nonprofit must have a clear business model and robust business model so it can be effective and effective, with well-defined core components, which serve as an orientation for decision making and as a basis for structuring its organizational configuration organization and operation. The theme of social business model has gained relevance in recent years and has been the subject of studies, due to the need felt by social organizations in having a reference model that emphasizes the creation of social value and not the financial value creation. The aim of this study is to evaluate the possibility of applying the concept of business model to a social institution by development of a case study in the Food Bank. This institution was chosen for it is reputation and prestige and, because it is considered to be an institution of success it would be interesting to study it is business model and the of Food Bank in the paradoxical world we live: a world that produces food surpluses and where, simultaneously, there are people with food shortages. From the analysis were extracted four main conclusions: (1) it is possible to apply the concept of business model to a social institution, with appropriate adjustments to it is particular characteristics, (2) the Food Bank is not a social business, (3) innovation is a source of differentiation, essential to success, as in for-profit organizations and (4) transparency is a key in the establishment of partnerships and attracting support from the community.2014-01-20T09:40:19Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6229porRevez, Inês Filipa Marinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:38:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:33.694475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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